sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Com Lars Grael, Presidente Prudente (SP) tem programação especial sobre PcD


Lars Grael particida de evento sobre PcD em Presidente Prudente (Foto: ZDL/Divulgação)


Evento, organizado pelo Sesc Thermas, Unesp e Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada, já está com inscrições abertas

A participação de Pessoas com Deficiência (PcD) nas atividades esportivas vem ganhando espaço, principalmente na última década. Assim, o Seminário de Esportes Inclusivos, Participativos e de Lazer, de Presidente Prudente, tem como finalidade fornecer subsídios práticos e teóricos que ampliem o universo de conhecimento dos envolvidos com a atuação junto às pessoas com deficiência.
O evento, organizado pelo Sesc Thermas, Unesp e da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada, já está com inscrições abertas. No site, o interessado deve selecionar as atividades em que deseja participar. As atividades começam a partir do dia 22 deste mês.

A palestra de abertura será com o velejador Lars Grael. Além de ter todos os ingredientes que envolvem e marcam as carreiras vitoriosas dos grandes campeões olímpicos, um novo desafio foi imposto para ele: um acidente que quase lhe tirou a vida e o deixou sem uma perna. Sua fala abordará toda esta trajetória de superação, bem como a sua volta nas competições de vela.Veja a programação abaixo:

Intervenção -  Multiverso – Grupo Sensus Dia 22, das 19h às 20h, no Sesc Thermas.
Retirada de senha no local 30 minutos antes da atividade. Vagas limitadas.

O público é convidado a entrar em uma instalação e percorrer um trajeto conduzido pelos atores que, além de guiá-los, interpretam textos e os estimulam nos diversos sentidos como tato, olfato e audição.
 
--------------------------
Palestra de abertura -  Lars Grael
Dia 22, quarta, às 20h, na Área de Convivência do Sesc Thermas.
-----------------

A vida de um esportista é sempre marcada pelo desafio. Para Lars Grael não foi diferente.
Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência
Dia 23, das 8h às 12h no auditório da OAB Presidente Prudente.

Palestra Turismo adaptado – Fazendo a diferença na busca pela igualdade
Dia 23, quinta, das 9h às 10h30, no auditório da OAB Presidente Prudente.

As possibilidades do turismo adaptado e como essa prática pode acontecer de maneira mais intensa e organizada no oeste paulista. Com Ricardo Shimosakai, Bacharel em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi/ Laureate International Universities e atua desde 2004 no segmento de Turismo Acessível.

A Inserção da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho
Dia 23, quinta, das 10h30 às 12h00, no auditório da OAB Presidente Prudente.

Dificuldades e perspectivas em relação à inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Com Sebastião Estevam dos Santos, Auditor Fiscal do Trabalho e Diretor de Comunicação do SINAIT - Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho.

Apresentação Esportiva – Tênis de mesa com Luiz Henrique Medina
Dias 23, quinta, das 8h às 9h, nas atividades do Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência e das 16h30 as 17h30, no Boulevard da Unesp.

Luiz Henrique Medina, que já conquistou medalhas em diversas competições
nacionais e internacionais, superou diversas deficiências congênitas para se tornar um grande representante brasileiro na modalidade. O atleta faz uma apresentação interativa de tênis de mesa com o público participante.

Minicurso - Lutas Adaptadas
Dias 23 e 24, quinta e sexta, das 8h às 10h30, no Ginásio da Unesp.
Atividade teórico e prático com ênfase no boxe e jiu-jitsu brasileiro para cadeirantes, numa abordagem que possibilita a inclusão nas modalidades de lutas, passando pelo lazer até a competição.

Minicurso - Esportes Inclusivos
Dias 23 e 24, quinta e sexta, das 8h às 10h30, na Quadra Externa da Unesp.
Busca ampliar, de forma lúdica e participativa, o repertório de atividades, jogos e modalidades esportivas adaptadas para os diversos tipos de deficiência.

Minicurso - Mergulho Autônomo Adaptado
Dias 23 e 24, quinta e sexta, das 14h às 16h30, no Parque Aquático do Sesc Thermas. É preciso estar de traje de banho adequado: sunga, maiô ou biquíni.

O mergulho autônomo adaptado é uma prática esportiva que promove lazer e a descoberta de novas possibilidades para pessoas com deficiências severas. A atividade pode proporcionar noções básicas de como usar o equipamento de mergulho e momentos práticos na piscina.

Minicurso - Tênis em Cadeira de Rodas
Dias 23 e 24, quinta e sexta, das 14h às 16h30, no Ginásio da Unesp.
Atividade teórico e prático da modalidade paraolímpica, os participantes podem vivenciar o jogo e conhecer seus aspectos conceituais.

Lançamento de Livro -  Avaliação Motora em Educação Física Adaptada – 3ª Edição
Dia 23, quinta, às 12h, na Unesp.

Autores: José Irineu Gorla, José Luiz Rodrigues e Paulo Ferreira de Araujo
Palestra - Pesquisas em Avaliação no Esporte Adaptado
Dia 23, quinta, das 10h45 às 12h, na Unesp.

Panorama das pesquisas brasileiras em avaliação física na área da atividade motora adaptada. Com José Irineu Gorla, Professor Doutor da Faculdade de Educação Física da Unicamp/Campinas e Gerson dos Santos Leite, Professor Doutor da Faculdade de Educação Física da Uninove/São Paulo.

Palestra -Educação Física e Inclusão
Dia 23, quinta, das 16h45 às 18h, na Unesp.

Compreender os desafios da inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física Escolar. Com Mey de Abreu Van Munster, Professora Doutora do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana e Programa de Pós graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos e Joslei Viana de Souza, Professora Doutora do Curso de Educação Física da Universidade Estadual de Santa Cruz /Ilhéus.

Assembleia da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada- Sobama.
Dia 23, quinta, das 18h às 19h30. na Unesp.

Palestra - Valores no esporte
Dia 24, sexta, das 10h45 às 12h, na Unesp.

O intuito é debater sobre os principais valores transmitidos pelo esporte e suas relações com o esporte adaptado. Com Verena Junghahnel Pedrinelli, Professora Doutora do Curso de Educação Física da Universidade São Judas Tadeu/SP e Ruth Eugênia Cidade, Professora Doutora da Faculdade de Educação Física - Universidade Federal do Paraná/PR.

Palestra - Esportes Adaptados
Dia 24, sexta, das 16h45 às 18h, na Unesp.
Estrutura e organização brasileira dos esportes adaptados para as pessoas com deficiências. Com Maria Teresa Krahenbuhl Leitão, da Special Olympics e Ivaldo Brandão Vieira, vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro – DF.

Sessão Científica Filmes
Dia 24, sexta, das 18h às 19h, na Unesp.
Dança sobre Rodas - Cia. de Dança Viviane Macedo | São Paulo | 20 min. | Livre
Dia 24, sexta, às 19h, no Boulevard da Unesp. 

Viviane Macedo é penta campeã Brasileira de Dança Esportiva de Cadeira de Rodas (2007/11), 20ª Colocada no Campeonato Mundial 2010 (Alemanha) e 26ª  Colocada no Campeonato Mundial de 2008 (Bielorrússia). Nesta apresentação, a Cia. apresenta ações bem intimistas nos ritmos rumba, passo double e samba.

Palestra - Publicações em Educação Física e Educação Especial - SOBAMA
Dia 25, sábado, das 9h às 10h, na Unesp.
Qualificação das Revistas da SOBAMA no cenário nacional frente à avaliação Capes. SOBAMA - perspectivas para futuro. Com Eduardo Manzini, Professor Doutor da Faculdade de Educação da Unesp/Marília e Marli Nabeiro, Professora Doutora do Departamento de Educação Física Unesp/Bauru.

Sessão Científica – Pôster e encerramento
Dia 25, sábado, das 11h às 12h, na Unesp.


Fonte: Globo Esporte






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael.