terça-feira, 14 de outubro de 2014

Semana Nacional de Tecnologia é celebrada com grande evento gratuito


Luiz Andrade, subsecretário municipal de Ciência e Tecnologia, diz que objetivo é a socialização do conhecimento. Foto: Douglas Macedo


Mais de 60 escolas de Niterói, entre públicas e privadas, e um público estimado em duas mil pessoas participam de evento com atividades, mostras e projetos científicos

A Semana Nacional de Tecnologia começou ontem em todo o país e em Niterói não foi diferente. Com mais de 60 escolas municipais, estaduais e particulares participantes e um público estimado em duas mil pessoas ao longo da semana, a cidade receberá atividades até o próximo sábado.

O objetivo do evento, gratuito, é mobilizar a população acerca de temas e atividades científicas. Neste ano, o tema abordado será ‘Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social’. Alunos niteroienses do Ensino Infantil até o Jovens e Adultos (EJA) que apresentarem o melhor trabalho, concorrerão a uma viagem dentro do estado para qualquer espaço cultural.

O subsecretário municipal de Ciência e Tecnologia de Niterói, Luiz Andrade, disse que o município participa da Semana desde o início, em 2004, quando então foram instituídas as atividades em todo o país pelo Ministério de Ciência e Tecnologia. Além disso, o tema deste ano vai ao encontro das propostas de inclusão que vêm sendo trabalhadas no município.

“As atividades deste ano acontecerão no Centro, Zonas Sul e Norte e na Região Oceânica da cidade e isso é muito bacana, porque o próprio prefeito Rodrigo Neves se mostrou muito empolgado com o tema e nos indicou locais que poderiam receber as atividades. Além disso, cerca de 200 pessoas, entre funcionários da subsecretaria, voluntários e colaboradores, estarão ajudando na engrenagem da Semana”, disse Luiz Andrade.

Ontem à tarde, alunos da Rede Municipal de Educação de Niterói assistiram, em suas unidades, ao Fórum Virtual com o tema “A Escola que queremos”, que acontecerá diariamente até o dia 17 de outubro. Além disso, no Instituto Vital Brazil, houve apresentação de trabalhos de Iniciação Científica dos estagiários e bolsistas conhecidos como ‘Jovens Cientistas’, mas a abertura oficial da programação começou com o Espetáculo “Matéria” com a Cia de Dança Lúmini, no Teatro Municipal de Niterói.

“Se pararmos para analisar, o marco dessas atividades começou com Charles Darwin, que em 1832 passou em Niterói, e a sua curiosidade o levou para caminhos e experimentos maravilhosos. Tudo começa com a curiosidade e é isso que move os alunos. Teremos a oportunidade de fazer o mesmo caminho que ele fez, desde o Engenho do Mato, na Região Oceânica, até Maricá”, disse o subsecretário.

As escolas que se inscreverem para a apresentação dos trabalhos terão os projetos selecionados e analisados pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Os vencedores receberão como premiação uma excursão a um espaço cultural, de livre escolha, para toda turma que elaborou o projeto.

Além disso, as turmas selecionadas receberão um vídeo do passeio, produzido pelo Núcleo de Produção Digital do Rio de Janeiro – NPD-RJ. As escolas premiadas receberão ainda uma placa em reconhecimento pela participação no evento, no intuito de incentivar e promover atividades culturais e científicas aos grupos premiados.

“O objetivo dessa Semana é muito mais do que estimular a competitividade entre os alunos, mas ter como marca a socialização do conhecimento. Mostrar para esses alunos que eles podem e devem aprender coisas que jamais imaginariam, de maneira lúdica e inteligente. É esse legado que queremos deixar”, desejou o subsecretário.



TERÇA-FEIRA - 14/10/2014

Caminhos de Darwin: Caminhada entre a Praça do Engenho do Mato (Niterói, RJ) até a Fazenda Itaocaia (Maricá, RJ).
Local de encontro: UMEI Olga Benário, Praça do Engenho do Mato. Horário: 8h

Seminário de Educação Infantil:
Local: Auditório Prof. Amaury Pereira Muniz (FME).

Palestra: Tecnologia na Educação. Profa Dra. Andrea Serpa (UFF).
Relato de Experiência: Profa Roberta e Joana (UMEI Hermógenes Reis). Horário: 8h30 às 12h
Palestra: Afetividade na Educação. Profa Mônica Picanço (UFF).Horário: 13h30 às 17h

Oficinas de Animação (Assessoria de Mídias e Novas Tecnologias/FME).
Local: Escolas Municipais, por Polo. Horário: 14h e 19h


QUARTA-FEIRA - 15/10/2014

Atividades na Plataforma Urbana Digital da Educação – Macquinho.

Posse do Conselho Gestor da Plataforma Urbana Digital do Macquinho. Atividades com tecnologias digitais, oficinas, edição de vídeo e animação digital.
Local: Plataforma Urbana Digital da Educação – Macquinho. Horário: 9 às 18 h


QUINTA-FEIRA - 16/10/2014

Seminário de Educação Infantil
Local: Auditório Prof. Amaury Pereira Muniz (FME).

Palestra: Documentação Pedagógica na Ed. Infantil. Profa Luciana Ostetto (UFF) Horário: 8h30 às 12h
Palestra: Desenvolvimento de Bebês. Profa Rosana Santos (UFRJ) Horário: 13h30 às 17h

Atividades de Inclusão Digital
Local: Telecentro Presidente João Goulart, Terminal Rodoviário, próximo à Estação das Barcas, Centro. Horário: 9 às 12 horas

Oficinas de Animação (Assessoria de Mídias e Novas Tecnologias/FME)
Local: Escolas Municipais, por Polo. Horários: 9h e 14h

Extração de veneno de cobras (aberto ao público).
Exposição permanente do Jardim da Instituição.
Local: Instituto Vital Brazil. Horário: 14h

Certificação dos cursos de informática e cidadania digital dos Telecentros e anúncio de novos cursos, com a presença do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação Sr. Clélio Campolina.

Conferência: Inclusão Digital e Políticas Públicas.
Conferencista: Dr. Marcos Mazoni – Diretor-Presidente do SERPRO.
Local: Memorial Roberto Silveira (Caminho Niemeyer - Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n°, Centro, Niterói. Horário: 15 às 17h


SEXTA-FEIRA - 17/10/2014

I Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Niterói – escolas municipais, estaduais, privadas e instituições parceiras.
Local: Cantareira, São Domingos, Niterói (Museu do Cinema). Horário: 9 às 19h


SÁBADO - 18/10/2014

Encerramento da Semana Nacional de C&T

Conferência: Ciência e Tecnologia como fatores para desenvolvimento nacional.
Conferencista: Representante do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação
Local: Auditório do Museu de Arte Contemporânea - MAC, 10h.

Feira Plínio Leitense
Local: Colégio Plínio Leite - Rua Visconde do Rio Branco, 137 - Centro, Niterói. A partir de 9h.


Fonte: O Fluminense




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.