sexta-feira, 17 de outubro de 2014

SG recebe 20 pluviômetros contra enchentes e desabamentos


Equipamentos foram doados ontem pelo Cemaden ao município.Foto: Divulgação


Os equipamentos vão alertar os moradores sobre os riscos de tragédias. O projeto faz parte do programa de Proteção e Preparação de Comunidades contra Desastres Naturais

São Gonçalo passa a contar com mais 20 pluviômetros no trabalho preventivo realizado pela Defesa Civil do município. Os equipamentos, que medem a quantidade de chuva, foram doados na manhã de ontem pelo Centro Nacional de Desastres Naturais (Cemaden). O projeto faz parte do programa de Proteção e Preparação de Comunidades contra Desastres Naturais no Estado do Rio de Janeiro, que contempla municípios mapeados com o aval do Departamento de Recursos Minerais (DRM).

Segundo o subsecretário e comandante da Defesa Civil de São Gonçalo, coronel Adilson Alves de Souza, os pluviômetros auxiliarão no trabalho de prevenção de transtornos causados por fortes chuvas.

“Esses novos equipamentos vêm para somar com os que já estão instalados no município. Estamos trabalhando para diminuir as consequências de problemas com enchentes e deslizamentos de terra”, declarou.

A leitura do equipamento é feita online pelo Cemaden e em caso de alerta de chuva forte, o boletim com mapeamento das áreas de risco é informado com cerca de 24 horas de antecedência ao município. Os dados servirão para traçar um histórico do volume de chuvas e embasar ações para a prevenção de desastres.

O município já conta com 20 pluviômetros automáticos instalados nos bairros Arsenal, Boa Vista, Engenho Pequeno, Gradim, Mutuaguaçu, Venda da Cruz, Santa Izabel, Vista Alegre, Rocha, Itaoca, Itaúna e Guaxindiba. Além desses serviços, a subsecretaria vem realizando trabalhos de prevenção como: treinamento nas escolas, implantação de núcleos nas comunidades, mapeamento detalhado dos riscos geológicos e hidrológicos do município e finalização do Plano de Contingência para as múltiplas ameaças.

Fonte: O Fluminense

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael.