sexta-feira, 21 de novembro de 2014

A NITERÓI QUE QUEREMOS: Prefeitura lança plano estratégico para os próximos 20 anos


 
Teatro Municipal de Niterói lotado para a cerimônia de apresentação do programa Niterói Que Queremos


Pronunciamento do prefeito Rodrigo Neves.


Parceria da Prefeitura com a sociedade civil e empresas da cidade. 


Publicação com os resultados do Niterói Que Queremos.
 

Prefeito Rodrigo Neves mostra a publicação para o empresário Robson Gouveia, da ACEC, e Patrícia Audi, secretária da SEPLAG.


Com o prefeito Rodrigo Neves, a secretária de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle Patrícia Audi, autografando a publicação.
 

21/11/2014 - A Prefeitura de Niterói lançou na manhã desta sexta-feira (21/11) o Plano Estratégico da cidade (Niterói que Queremos) para os próximos 20 anos em cerimônia realizada no Teatro Municipal, no centro da cidade.
 
O Plano Niterói que Queremos apresenta os indicadores, os projetos e as metas de curto, médio e longo prazo, através dos estudos concretizados por meio da escuta pública realizada desde 2013, em um longo livro todo mapeado, com uma linguagem explicativa e ilustrações da cidade.
 
Para o desenvolvimento do "Niterói que Queremos", foram realizadas entrevistas com 40 personalidades da cidade, 5.700 pessoas participaram da pesquisa web na Internet e 5300 crianças da rede pública municipal de educação foram envolvidas no Concurso "Criando a Niterói do Amanhã, para ajudar a traçar um diagnóstico preciso sobre os desafios e problemas de cada região de Niterói, através de redações, desenhos e redações ilustradas.

"... foram realizadas entrevistas com 40 personalidades da cidade, 5.700 pessoas participaram da pesquisa web na Internet e 5300 crianças da rede pública municipal de educação foram envolvidas no Concurso "Criando a Niterói do Amanhã,..."

 
As metas transformadoras do Plano Estratégico foram divididas em sete grandes áreas de resultado:
  • Niterói Mais Organizada e Segura (mobilidade, desenvolvimento e ordenamento urbano e segurança),
  • Saudável (saúde, saneamento básico e gestão de resíduos),
  • Escolarizada e Inovadora (educação e ciência e tecnologia),
  • Próspera e Dinâmica (desenvolvimento econômico e inserção produtiva),
  • Vibrante e Atraente (meio-ambiente, cultura, esporte, lazer e entretenimento),
  • Inclusiva (igualdade de oportunidades) e
  • Eficiente e Comprometida (gestão pública, integração regional).
 
Os objetivos a curto prazo foram incluídos em 32 projetos estruturadores que deverão ser concluídos até 2016, diretamente vinculados às sete áreas de resultado. Entre eles, tornar Niterói a primeira cidade do Brasil com mais de 500 mil habitantes a ter todas as crianças na educação infantil em horário integral, 100% da população mais vulnerável economicamente coberta pelo programa Médico de Família e possuir 100% de todas as regiões e bairros da cidade com água tratada e esgoto tratado e coletado.
 
O prefeito afirmou que esse é o primeiro plano estratégico desenvolvido e estruturado da história da cidade e que será um legado para as futuras administrações municipais e gerações.

"Esse plano é uma grande carta de navegação. Ele orientou as ações da Prefeitura e é a garantia para todos nós de que é possível atingir a nossa meta, o nosso sonho e o nosso desejo de transformarmos Niterói na melhor cidade do Brasil para se viver e ser feliz. Importante destacar que o plano foi construído com a participação da sociedade civil, dos diversos segmentos da sociedade. Tenho certeza de que o plano estratégico vai deixar um legado extraordinário para as futuras administrações e para as próximas gerações de niteroienses. Ele é fio condutor para que Niterói possa superar seus desafios e encontre o caminho seguro de prosperidade", opinou.
 
A secretária municipal de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle, Patrícia Audi, afirmou que o plano é a realização de um sonho e pediu que a sociedade acompanhe e cobre os resultados.
 
"Estamos lançando uma estratégia para questões que não poderiam ser resolvidas em um governo e sim serem pensadas em longo prazo. É para a cidade que construímos esse plano e é importante que todos se apropriem dele e nos cobrem os resultados", afirmou Audi, que destacou que o trabalho foi financiado pelo setor privado da cidade.
 
A elaboração do Plano Estratégico 2013/2033 contou com a participação do MBC (Movimento Brasil Competitivo) e também da empresa de consultoria Macroplan.
 

Fonte: Prefeitura de Niterói

Para download, acesse aqui o PLANO NITERÓI QUE QUEREMOS: Plano Estratégico 2013-2033.


------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

NITERÓI QUE QUEREMOS: Prefeitura promove encontro de alinhamento com gerentes do Programa Niterói Metas e Resultados







3 comentários:

  1. Axel, não encontrei em lugar nenhum (site da prefeitura, seu blog ou jornais) um link para o documento do plano. Seria interessante dar ampla divulgação à população.

    ResponderExcluir
  2. O Plano foi publicado em livro e estará disponível em um site específico nos próximos dias.

    ResponderExcluir
  3. Axel, muito obrigado pela resposta.

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.