terça-feira, 18 de novembro de 2014

Prefeitura de Niterói inaugura Centro de Artes e Esportes Ismael Silva, em Jurujuba


Prefeito Rodrigo Neves inspeciona as obras dias antes da inauguração.

CEU Jurujuba. Ao fundo, quadra poliesportiva.

No prédio ao fundo, salas de aulas e CRAS - Centro de Referência de Assistência Social.

Cine/Teatro. Espaço versátil para eventos e apresentações artísticas.

Biblioteca.

Skate.

Prefeito Rodrigo Neves discursa no evento de inauguração.

Show do sambista Monarco e do grupo Mulato Velho encerrou a noite de festa.

Fotos de Marcelo Cortez


18/11/2014 - No ritmo das comemorações pelos 441 anos da cidade, a Prefeitura de Niterói inaugurou o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Ismael Silva, em Jurujuba, na noite da última segunda-feira (17.11). 

A cerimônia contou com a participação do prefeito da cidade, do vice-prefeito, do secretário de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Marcos André de Carvalho, e do chefe da representação do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro e Espírito Santo, Fábio Lima.

Ao lado de diversos secretários e lideranças comunitárias, o prefeito agradeceu a dedicação de todos os operários e servidores envolvidos na construção do CEU de Niterói e destacou alguns dos investimentos que a prefeitura vem realizando no bairro de Jurujuba e seu entorno, como o programa de recuperação do asfalto, a nova adutora para a região com o aumento da vazão d’água e a grande obra de macrodrenagem no terreno do CEU, que permitiu levantar as fundações da estrutura, que estava parada desde 2010.

“O dinheiro para o CEU foi liberado em 2010. Faltou compromisso com os moradores de Jurujuba nos últimos anos. Nossa gestão, com muita vontade, diálogo, transparência e trabalho, além do apoio do governo federal, está colocando a cidade no rumo certo e inaugurando obras importantes como o CEU Ismael Silva”, ressaltou o prefeito, que anunciou ainda que projeto para a construção de uma creche no bairro.

O secretário de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Marcos André de Carvalho, agradeceu o grande mutirão formado em Niterói para entregar a obra do CEU Ismael Silva, e destacou algumas das atividades que o governo federal vai promover no local, como o Programa Agente de Leitura, laboratórios multimídias, cursos de formação de bibliotecários e oficinas de formação de artistas.

Para o vice-prefeito Axel Grael, os jovens e crianças devem ser estimulados a usufruir das atividades e estrutura oferecidas pelo CEU, local que pode transformar toda uma geração, trazendo bons frutos para a comunidade e para a cidade.

O secretário municipal de Cultura, Arthur Maia, ressaltou que do CEU podem sair bons frutos para o país e para o mundo, como foi o exemplo de Ismael Silva. “A combinação do astral e vontade dessa comunidade com a arte, o esporte e diversos cursos, como de artesanato, dança, capoeira entre tantos outros, nos traz total esperança. Aqui é o lugar certo para se plantar”, afirmou Maia.

O presidente da Fundação de Arte de Niterói (FAN), André Diniz, falou sobre a importância do complexo para o bairro de Jurujuba. “Este belo espaço de atividades integradas vai atender em cidadania plena essa região”, disse.

A representante eleita do grupo de gestores da comunidade de Jurujuba, Simone Costa, lembrou que o bairro de Jurujuba passou anos esquecido, mas vive uma nova realidade neste governo, com investimentos e reestruturação.

Resultado de uma parceria entre o governo federal, através do Ministério da Cultura, e a Prefeitura de Niterói, o CEU de Niterói foi construído em uma área de 3 mil m², e teve investimento de R$ 3,3 milhões, com recursos do governo federal e da prefeitura, que aplicou cerca de R$ 1,2 milhão em intervenções de macrodrenagem e serviços complementares.

O complexo esportivo, social e cultural abriga um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), biblioteca, telecentro, cineteatro, salas multiuso e um grande espaço de lazer e de esporte com equipamentos de ginástica, pistas de caminhada e de skate, além de uma quadra poliesportiva. O local contará também com núcleos avançados do Programa Aprendiz e do projeto Semente, promovidos pela Prefeitura.

Segunda unidade a ser inaugurada no Estado do Rio de Janeiro e quadragésima do país, o CEU de Niterói foi batizado com o nome do sambista Ismael Silva, numa homenagem ao compositor, nascido em Jurujuba, que foi o fundador da “pioneira” escola de samba Deixa Falar, no morro de São Carlos, no bairro do Estácio de Sá, em 1928.

Após a cerimônia de inauguração, os moradores do bairro assistiram ao show gratuito do grupo Mulato Velho e do sambista Monarco.

O CEU de Niterói fica na Avenida Carlos Ermelindo Marins, nº 34, em Jurujuba (ao lado da Escola Municipal Professora Lúcia Maria Silveira Rocha) e terá atividades de segunda a sexta, das 9h às 17h; e aos sábados, das 9h às 13h. Já a Praça ficará aberta ao público de domingo a domingo, das 9h às 19h.

Fonte: Prefeitura de Niterói


--------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

CEU de Jurujuba será inaugurado nesta segunda-feira (17) 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.