quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Prefeitura inaugura obras de reforma e ampliação da Biblioteca Anísio Teixeira, no Campo de São Bento




13/11/2014 - A Prefeitura de Niterói inaugurou na tarde desta quinta-feira (13.11) as obras de reforma e ampliação da Biblioteca Popular Municipal Anísio Teixeira, localizada o Campo de São Bento, em Icaraí, Zona Sul da cidade. O espaço passa agora a integrar o Sistema de Bibliotecas Populares da rede municipal de Niterói, após o Estado ter transferido a gestão da unidade para o município, em 2013.

A biblioteca possui acervo com mais de 10 mil volumes, entre livros infantis, obras de ficção, periódicos e materiais para atividades recreativas. O casarão de dois andares é todo climatizado e conta com espaço voltado para o público infantil, com os tradicionais livros de fábulas, poesia e folclore, além de sala de estudos, de pesquisa informatizada e de vídeo. A biblioteca tem ainda um elevador para garantir o acesso de deficientes físicos e de pessoas com mobilidade reduzida.

O prefeito da cidade lembrou da ocasião em que procurou a Secretaria Estadual de Cultura para solicitar a municipalização da biblioteca, depois que foi verificado o estado precário do espaço.




“A biblioteca estava numa situação muito difícil. O governo do Estado teve a sensibilidade de fazer essa parceria importante com a prefeitura, e eu agradeço muito. Essa biblioteca com certeza agora é a joia de todas as unidades da nossa rede, localizada num ambiente extraordinário, que é ponto de encontro das famílias de Niterói e passou por um amplo processo de recuperação na nossa gestão. E agora o Campo de São Bento ganha um espaço de cultura. É um equipamento singelo, mas carregado de significado. A leitura é o que possibilita o ser humano a construir sua história, a dar um passo adiante e nos dá a possibilidade de reduzir as desigualdades”, afirmou.

A secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros, destacou a importância da iniciativa para a cidade.

"Com a reforma e reinauguração da biblioteca Anísio Teixeira, a prefeitura colocará à disposição da cidade mais um equipamento que contribuirá para difusão da cultura e da educação, atendendo principalmente os alunos das escolas públicas de seu entorno. Assim, estamos restituindo ao bairro um espaço importante e tradicional que contará com atividades para crianças e estrutura acessível", disse Flávia.

A cerimônia de inauguração contou com uma apresentação do jovens músicos do Projeto Aprendiz. Também participaram da solenidade o presidente da Fundação Municipal de Educação, José Henrique Antunes; a subsecretária de Projetos Especiais, Eliani Pacheco; o subsecretário de Ciência e Tecnologia, Luiz Andrade; os secretários municipais de Obras, Domício Mascarenhas; de Governo, Rivo Gianini; de Assistência Social e Direitos Humanos, Bira Marques; do vereador e deputado estadual eleito Waldeck Carneiro, além de diretores e servidores da rede de bibliotecas do município.
 
O Programa Bibliotecas Populares de Niterói

O Programa Bibliotecas Populares de Niterói nasceu de uma proposta da Professora Maria Felisberta Baptista da Trindade de criar bibliotecas para os professores da rede municipal de ensino.

Com o objetivo de estabelecer centros de socialização do conhecimento e democratização do acesso ao livro e à leitura, entre os anos de 2005 e 2007 foram criadas cinco unidades: Biblioteca Popular Municipal Cora Coralina, no Centro; Biblioteca Popular Municipal Aguinaldo Pereira de Macedo, no Fonseca; Biblioteca Popular Municipal Albertina Fortuna Barros, no Badu; Biblioteca Popular Municipal Lídice Fróes Rodrigues, em Jurujuba; Biblioteca Popular Municipal Silvestre Mônaco, inicialmente, em Itaipu e hoje se encontra situada no bairro da Ilha da Conceição.

De 2009 a 2012, o programa se expandiu e, em 2013, foi iniciada uma nova fase, por meio do Decreto nº 11.368, de 14 de março de 2013, possibilitando que as bibliotecas passassem a integrar o sistema de Bibliotecas Populares Municipais de Niterói legalmente instituídas. A partir daí, cada unidade passou a ser coordenada por bibliotecários.
Fonte: Prefeitura de Niterói




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.