segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Com apenas 23 anos, a timoneira Martine Grael chega ao topo do mundo


Divulgação/Gaspar Nóbrega//COB


Beneficiada com o Bolsa Pódio, velejadora defende que o investimento no esporte vem se refletindo em bons resultados dos brasileiros

Martine Grael é a timoneira do barco 49er no qual compete com a proeira Kahena Kunze. As duas têm apenas 23 anos e foram eleitas melhores velejadoras do mundo em 2014, pela Federação Internacional da modalidade (ISAF, na sigla em inglês).

Para se ter ideia, o pai de Martine, Torben Grael, um dos maiores nomes da história do esporte chegou a esse título de melhor do mundo quando já estava com 49 anos, em 2009. Robert Scheidt tinha os outros dois títulos pelo Brasil – de 2001 e 2004.

Martine, 1,68 m e 62 kg, recebe o apoio do programa Bolsa Pódio do Ministério do Esporte, assim como Kahena, e defende que o investimento no esporte vem se refletindo em bons resultados dos brasileiros.

“Houve um salto, porque antes não havia estrutura, condições de treinar. O investimento faz toda a diferença – com a possibilidade de se montar toda uma equipe, com técnico, preparador físico e etc”.

Em 2009, Martine e Kahena tinham sido campeãs mundiais de 420 em Búzios, no litoral do Rio de Janeiro, aos 18 anos (as duas se conheciam desde criança, competindo pela Optmist – o barco-escola da vela – em Niteroi-RJ).

A dupla se desfez, Martine foi velejar na classe 470 com Isabel Swan, mas em novembro de 2012 retomou a parceria com Kahena, logo que a classe 49er foi oficializada no programa olímpico para os Jogos do Rio 2016.

Em 2013, a dupla já mostrou sua força, com excelentes resultados na temporada, até chegarem a vice-campeãs do primeiro Mundial da nova classe, em Marselha, na França, perdendo apenas para as neozelandesas Alexandra Maloney e Molly Meech, em meio a 53 duplas inscritas. Na sequência, assumiram a liderança do ranking mundial da classe.

Sobre a parceria com Kahena, Martine diz que a convivência 24 horas por dia não é fácil, “mas vamos aprendendo uma com a outra, evoluindo juntas”.

Bom começo e final melhor ainda

O ano de 2014 começou firme, como lembra Martine, somando títulos um atrás do outro. “Campeonato Americano, as Copas do Mundo de Miami, Plama de Mallorca, na Espanha, e de Hyèrs, na França, a Semana Olímpica de Garda Trentino (lago da Itália)”, disse. Assim, antes da metade do ano, seguiam comandando o ranking mundial.

Depois do Europeu, do qual tinha o título, a dupla teve uma ligeira baixa, segundo Martine. Mas veio o evento-teste “Aquece Rio”, em agosto, quando a dupla levou o título.

“Depois, veio o Mundial e a gente ganhou”, simplifica Martine, sobre o título da 49er no chamado Mundial de Todas as Classes (da ISAF, que é disputado de quatro em quatro anos e serve como seletiva olímpica), em setembro, em Santander, na Espanha.

Sobre o grande momento do ano – o título no mar da Espanha - lembra que as vitórias nas regatas foram “sofridas” – e "mostraram um bom preparo contra ataque cardíaco de quem estavam assistindo", brincou a atleta.

Para 2015, o plano – traçado juntamente com o técnico espanhol Javier Torres – é tentar seguir com os bons resultados, mas principalmente mantendo a regularidade. “Temos alguns campeonatos-alvo para o ano pré-olímpico”, resume.

Fonte original:  Ministério do Esporte
Fonte: Portal Brasil


---------------------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

Melhor do mundo, Kahena Kunze diz que ainda tem muito a aprender
Matéria no Esporte Espetacular sobre a tradição da família Grael na Vela
Após mais um prêmio, Martine e Kahena comemoram química perfeita
MARTINE GRAEL / KAHENA KUNZE E ARTHUR ZANETTI VENCEM O PRÊMIO BRASIL OLÍMPICO
JORNAL NACIONAL: Velejadoras Martine Grael e Kahena Kunze são eleitas melhores do mundo
Torcida: Martine Grael e Kahena Kunze concorrem amanhã ao Prêmio de Melhores do Ano
Com a medalha de ouro do Mundial, Martine e Kahena desembarcam no Rio sob aplausos
CAMPEÃS MUNDIAIS! FOTOS DA VITÓRIA DE MARTINE GRAEL E KAHENA KUNZE
É OURO!!! MARTINE GRAEL E KAHENA KUNZE SÃO CAMPEÃS MUNDIAIS
Assista ao vídeo com Torben, Martine e Kahena no Esporte Espetacular
MARTINE GRAEL E KAHENA KUNZE SÃO OURO NO AQUECE RIO
VITÓRIA! Aquece Rio: Martine e Kahena faturam o título na 49erFX
Martine Grael e Kahena Kunze assumem a liderança na Classe 49erFX, no Aquece Rio
Niterói recebe Delegação Brasileira de Vela
Rio Yacht Club é avaliado esta semana pelo COB como base da seleção para os Jogos de 2016
Espírito de grupo: velejadoras se unem por nova medalha feminina nos Jogos
Rio Yacht Club, de Niterói, um dos mais tradicionais clubes náuticos do país, será a base principal da Equipe Brasileira de Vela
Assista à matéria do Bom Dia Brasil com Torben e Martine Grael
Torben Grael admite que lixo em raia olímpica pode definir medalha nos Jogos de 2016
Seleção Brasileira de Vela é apresentada em Niterói
CBVela e COB apresentam nesta terça a equipe que disputa o Evento Teste





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.