terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Prefeitura assina contrato de concessão para salas de cinema do Centro Petrobras





A Prefeitura de Niterói assinou na tarde desta terça-feira (16/12) o contrato de concessão de salas de cinema e lojas do Centro Petrobras de Cinema, no Gragoatá, que integra o Caminho Niemeyer.

O espaço será explorado pela empresa Reserva Cultural, especializada em cinema latino-americano e europeu, que venceu a licitação.

As obras terão um prazo de dez meses para conclusão e a previsão é que o Centro Petrobras esteja funcionando no segundo semestre do ano que vem. O investimento é de R$ 12 milhões.

Pelo contrato de concessão, a empresa ficará responsável pela implantação de cinco salas de cinema e sete lojas que tenham temática cultural, como artes, café, CDs, livrarias ou bistrôs, além de gerir o espaço por 25 anos.

O prefeito destacou a importância do projeto para a cidade:

"Esse projeto é esperado pela população há alguns anos. O prédio está pronto há mais de dez anos e infelizmente a cidade neste período, por uma sucessão de problemas, não contou com ele. Assinamos com um grupo extremamente bem sucedido e teremos um equipamento cultural de muita qualidade tendo em vista a experiência do Reserva Cultural. A empresa possui um êxito muito grande com o cinema de perfil mais cultural diferente do cinema comercial e isso tem muito a ver com o perfil da cidade e da população. Tudo isso também tem a ver com o novo momento de Niterói, com o resgate do orgulho e autoestima e a retomada da qualidade dos serviços prestados ao cidadão", afirmou.




O presidente do Grupo Executivo do Caminho Niemeyer, Marcos Gomes, explicou que, além do contrato de concessão com o Reserva Cultural, a Prefeitura também fará investimentos no espaço na parte que se assemelha a um rolo de filme. Há projetos para a construção de um auditório multiuso com capacidade onde serão realizados os futuros festivais de cinema; o Museu do Cinema, focado para a rica produção do cinema documental brasileira; e um Núcleo de Produção Digital/ audiovisual, em parceria com a UFF.

"É um momento emocionante. Vamos entregar para a cidade um espaço que estava fechado que será gerido por um dos melhores grupos de cinema do país. A curadoria de filmes do Reserva Cultural é algo extremamente qualificado", observou.

Responsável pelo Reserva Cultural, Jean Thomas Bernardini, disse estar entusiasmado com o projeto.

"O projeto é maravilhoso. Ele se conjuga com nossa filosofia de juntar a cultura e o entretenimento. O público vem para ver filmes, mas também para encontrar amigos, comer, tomar um café, comprar um livro diferente. Esperamos atrair pessoas do Rio de Janeiro e de outras cidades", resumiu.

Participaram da reunião também o secretário municipal de Cultura, Arthur Maia, o presidente da Fundação de Artes de Niterói (FAN), André Diniz e o presidente da Fundação Municipal de Educação (FME), José Henrique Antunes.

Fonte: Prefeitura de Niterói




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.