quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Prefeitura de Niterói traça 168 diretrizes para serem realizadas em 2015



Novas escolas, moradias e unidades de saúde devem ser entregues à população

por

NITERÓI - Em reunião com o secretariado na sexta-feira, o prefeito Rodrigo Neves estabeleceu 168 diretrizes para serem cumpridas no ano que vem. Segundo o prefeito, as metas vão nortear as políticas públicas do governo no próximo ano. Rodrigo não informou a relação completa delas, mas antecipou ao GLOBO-Niterói as prioridades para áreas como Educação, Saúde, Habitação, Mobilidade Urbana e Cultura.

Promessa de campanha do prefeito, a meta de construir 20 Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) chegou à metade: foram inauguradas dez dessas escolas nos dois primeiros anos da atual gestão. Em 2015, Rodrigo planeja inaugurar mais três unidades em Piratininga, Maria Paula e Engenho do Mato/Vale Feliz. O município também começará a construção de outras cinco dessas pré-escolas nas comunidades de Preventório e Coronel Leôncio e nos bairros de Cantagalo e Jurujuba.

— Essas metas serão seguidas ao longo do próximo ano e nortearão nossas políticas públicas — diz o prefeito.

CLIMATIZAÇÃO EM 60% DOS COLÉGIOS

Ainda na área de Educação, o prefeito promete inaugurar uma escola de ensino fundamental em Itaipu e instituir um programa de aulas de reforço escolar para atender 20% dos alunos com maior déficit de aprendizagem.

Antiga reivindicação do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe), a climatização de escolas também entrou na lista das metas. O município quer instalar aparelhos de ar-condicionado em 60% das escolas.

Uma das primeiras realizações da prefeitura no ano que vem deve ser a inauguração do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), que deve ter 500 câmeras para monitorar as principais ruas da cidade.

Na tentativa de desafogar os serviços de emergência de saúde, a prefeitura pretende concluir no ano que vem a reforma da unidade municipal de urgência Mário Monteiro, no Cafubá, além de iniciar as obras de recuperação da Policlínica de Itaipu. O prefeito estabeleceu como prioridade ainda expandir a cobertura do Programa de Saúde da Família para os bairros de Sapê, Martins Torres e Jacaré.

Na cultura, o município quer inaugurar o Centro Petrobras de Cinema, no Caminho Niemeyer. As obras começaram em 2004.

Mais de quatro anos após a tragédia das chuvas de 2010, a cidade ainda tem 2.800 famílias que perderam suas casas e recebem aluguel social. Para reduzir esse número, a prefeitura pretende entregar 1.200 moradias por meio do programa federal Minha Casa Minha Vida. As casas devem atender vítimas das chuvas e moradores de áreas de risco. Serão contratadas ainda no ano que vem mais 2.100 unidades habitacionais voltadas para a população de baixa renda.

O início das obras do Túnel Charitas-Cafubá foi adiado para 2015 e faz parte do rol de prioridades - Felipe Hanower
Inicialmente previsto para o aniversário da cidade, em 22 de novembro, a perfuração do Túnel Charitas-Cafubá também entrou no rol de prioridades de 2015. Para complementar as intervenções no entorno do túnel, o município deve fazer obras de pavimentação e drenagem em cem ruas da Região Oceânica.

O planejamento urbano ganhou destaque nas diretrizes da prefeitura. A expectativa é aprovar o Plano Urbanístico Regional (PUR) de Pendotiba e concluir o estudo de revisão do Plano Diretor. O prefeito também quer tirar do papel a polêmica Operação Urbana Consorciada (OUC), que deve revitalizar a área central da cidade. O estudo de impacto ambiental da operação deve ser concluído ainda no primeiro semestre, e as obras de infraestrutura do Centro devem ser licitadas até o final do ano.

Conheça algumas das metas da Prefeitura para 2015 


Fonte: O Globo

 
------------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

Autoridades de Niterói fazem balanço de 2014 e contam o que virá no ano que vem
12º Encontro de Gestores: Prefeitura de Niterói atinge 82% das metas traçadas para 2014 
A NITERÓI QUE QUEREMOS: Prefeitura lança plano estratégico para os próximos 20 anos
Plano estratégico da Prefeitura de Niterói recebe o reconhecimento do Programa Cidades Sustentáveis


Acesse aqui para o download do PLANO NITERÓI QUE QUEREMOS: Plano Estratégico 2013-2033.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.