quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Vistoria antes de inauguração de Unidade do Médico de Família e Unidade de Educação Infantil



Vistoria na nova unidade do Médico de Família foi realizada nesta quinta-feira. Foto: Divulgação

Nova unidade de atendimento será inaugurada no dia 8 de janeiro, no Morro do Preventório, em Charitas, Niterói. Uma vistoria foi realizada no local pela secretária municipal de Saúde

A secretária municipal de Saúde, Solange de Oliveira, visitou na tarde desta quinta-feira (11) as obras da Unidade do Médico de Família Abel Santamaria, no Morro do Preventório, em Charitas, que será inaugurada no dia 8 de janeiro. Solange fez uma vistoria nas instalações acompanhada de representantes da Secretaria Municipal de Obras e da Emusa.

A unidade, que foi o primeiro módulo do Programa Médico de Família (PMF) da cidade, está passando por obras de reforma, ampliação e readequação dos serviços. Funcionará com duas equipes compostas por médicos, técnicos de enfermagem, agentes comunitários e enfermeiros. Cerca de 4 mil pessoas serão atendidas no local.

A secretária destacou a importância da unidade para o município e falou das melhorias que estão sendo realizadas. “Essa é a primeira unidade do Programa Médico de Família instituída no município, e por isso tem um significado histórico muito grande e um simbolismo na renovação e consolidação dessa política pública da estratégia do PMF. Além disso, também foi a primeira unidade do Brasil a adotar essa metodologia de acolhimento e atendimento à população. A obra cria novos espaços anteriormente inexistentes e contempla todas as exigências de normatização dos serviços”, afirmou Solange.

O módulo foi adequado para acessibilidade e contará com dois consultórios médicos, sendo um ginecológico com banheiro, um consultório odontológico com equipe de saúde bucal, sala de enfermagem, farmácia, arquivo, salas de nebulização, de vacina, de curativo, sala de agentes comunitários de saúde, copa e sala de acolhimento para os pacientes que anteriormente aguardavam na varanda externa.


UMEI Nina Rita Torres, Piratininga, que será inaugurada no dia 15 de janeiro.


UMEI de Piratininga será inaugurada no dia 15 de janeiro

Após a vistoria no Morro do Preventório, as equipes da Secretaria de Obras e da Emusa seguiram para Piratininga, para acompanhar a secretária municipal de Educação, Flávia Monteiro de Barros, na visita às futuras instalações da Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Nina Rita Torres. A creche será inaugurada em 15 de janeiro.

A unidade irá atender a 140 crianças entre 2 anos e 5 anos e 11 meses, em horário integral. O espaço contará com sete salas de aula climatizadas, sala de multimeios e um pátio coberto, além de condições de acessibilidade para os alunos com necessidades especiais (elevador, piso tátil e placas em Braille), além de sistemas de reaproveitamento de água da chuva e energia solar. O custo da obra é de R$ 2.616.827,45.

Segundo a secretária, a nova escola irá atender a um antigo pleito da população local por vagas na educação infantil. "Estamos trabalhando para ampliar o acesso da população à educação. Em apenas um ano e dez meses da atual gestão, já foram inauguradas 14 escolas, sendo dez UMEIs. A unidade de Piratininga será a décima quinta”, disse Flávia.

A iniciativa faz parte do Programa Mais Infância, lançado pelo prefeito em 2013, que tem por finalidade a expansão em 80% do número de vagas e qualificação da educação infantil em Niterói.

As UMEIs que já foram inauguradas são Marilza da Conceição Rocha Medina (Vila Ipiranga), Maria José Mansur (Magnólia Brazil), Rosalda Paim (Centro), Geraldo Montedônio Bezerra de Menezes (Santa Rosa), Zilda Arns (Caramujo), Almir Garcia da Silva (Maceió), Áurea Menezes (Itaipu), Lizete Fernandes Maciel (Jacaré), Vinicius de Moraes (Sapê) e Jacy Pacheco (Buraco do Boi). Também foram entregues duas escolas de Ensino Fundamental, no Caramujo e em São Domingos, e dois Núcleos Avançados de Educação Infantil (NAEIs), no Cafubá e na Ititioca.

Fonte: O Fluminense





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.