domingo, 25 de janeiro de 2015

PRO-SUSTENTÁVEL - PREFEITURA DE NITERÓI ASSINARÁ ACORDO PARA AS PRIMEIRAS AÇÕES


Projeto Região Oceânica Sustentável começa a sair do papel

Axel disse que o Projeto RO Sustentável e a parceria com o CAF se tornarão referência. Foto: André Redlich

Vinicius Rodrigues

Prefeito assinará primeira parte do convênio de U$ 100 milhões na próxima sexta-feira. Projeto contempla ações para a melhorias de infraestrutura e desenvolvimento sustentável
 
Está marcada para a próxima sexta-feira (30), a assinatura do convênio de U$ 100 milhões referentes ao programa Região Oceânica Sustentável. O prefeito Rodrigo Neves vai firmar o acordo com a Cooperação Andina de Fomento (CAF) para realizar o projeto que contempla ações para a melhoria da infraestrutura urbana, o desenvolvimento sustentável e recuperação ambiental da região. Também durante o encontro, o banco fará a primeira liberação de US$ 300 mil para serem implantados, daqui a três meses, em três projetos: Gestão do Parnit; Mobilidade Urbana e renaturalização do Rio Jacaré, que receberão US$ 100 mil cada.
 
O vice-prefeito Axel Grael disse que a parceria com o CAF deverá se tornar uma referência para outras cidades do Brasil, por se tratar de um conteúdo sustentável e por ter uma política de inovação, já que não há experiências do tipo no país.
 
“O programa com o CAF é interessante porque o banco tem a capacidade de repercutir essa experiência de Niterói na América Latina. O projeto vai elevar a Região Oceânica para outro patamar, não só em termos de infraestrutura e sustentabilidade, mas também em qualidade de vida, qualidade urbana. Será uma marca importante”, explicou.
 
Os recursos serão liberados em até três meses.
 
Axel contou que será possível realizar novas ações com o Parnit, que consiste em levar a gestão pública para o alto dos morros da cidade, criando áreas de parqueamento, que receberão ações de reflorestamento e manutenção, além da renaturalização dos rios e mobilidade urbana sustentável.
 
“Faremos planos para estabelecermos trilhas, equipamentos para fiscalização e outras ações, conforme elaboramos no Plano Diretor. É a primeira vez que um parque é criado com planejamento e isso possibilitará a busca de recursos por conta própria. Além disso, a renaturalização do Rio Jacaré vai além do saneamento. Faremos a recuperação do ecossistema do local. Lá, há condições para isso. Por último, e não menos importante, trabalharemos com a mobilidade urbana, que consiste na macrodrenagem de algumas vias que ainda estão sendo estudadas”, disse Axel.
 
Componentes do Projeto RO Sustentável
 
1 - Requalificação da área de influência da TransOceânica
2 - Pavimentação e requalificação de vias (complementação do programa Bairro Novo)
3 - Macrodrenagem
4 - Implantação de 57 km de ciclovias
5 - Implantação do Parnit (Morro da Viração, Parque Orla da Lagoa de Piratininga e Praia do Sossego
6 - Construção de um Centro de Referência em Sustentabilidade Urbana
7 - Renaturalização de rios
8 - Projetos de ecoturismo e gestão das praias
9 - Plano de gestão ambiental
 
 
Fonte: O Fluminense 


------------------------------------------------


SAIBA MAIS SOBRE O PRO-SUSTENTÁVEL:

SAIBA MAIS SOBRE OUTRAS INICIATIVAS DA PREFEITURA PARA A REGIÃO OCEÂNICA:
 
NITERÓI MAIS VERDE E PARNIT

TRANSOCEÂNICA:
VLT
PAVIMENTAÇÃO DE RUAS E MICRODRENAGEM:
CISP




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.