quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Escola de Ensino Fundamental é inaugurada na Região Oceânica


Roberto Salles, Waldeck Carneiro, Rodrigo Neves, Axel Grael, Flávia Monteiro e José Henrique Antunes no evento. Foto: Evelen Gouvêa


Milena Bouças

Unidade vai atender cerca de 280 crianças de 6 a 10 anos. Além das salas de aula, a escola também conta com auditório, biblioteca, laboratórios de ciência e informática

Foi inaugurada na manhã desta quarta-feira (25) mais uma escola de ensino fundamental da rede municipal de Niterói. A Escola Municipal Professor Dario de Souza Castello – localizada em Itaipu, na Região Oceânica – é o terceiro colégio destinado ao primeiro segmento (Ensino Fundamental) entregue pela Prefeitura em dois anos e possui cerca de 250 alunos matriculados. Segundo o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, a educação é a política pública mais importante para a redução da desigualdade e da pobreza e para prevenir a violência.

“Hoje é um dia muito especial para toda a Região Oceânica de uma maneira geral. Dezesseis escolas em apenas dois anos de gestão reflete em boa medida o compromisso que nós assumimos com a sociedade de investir naquilo que é importante. E não há outro caminho para o país que não seja na base, na educação. Niterói será a primeira cidade do Rio de Janeiro a ter todas as crianças na pré-escola até 2016”, afirma Rodrigo.

O prédio conta com sala de recursos, laboratório de informática, laboratório de ciências, biblioteca, ginásio poliesportivo, dez salas de aula climatizadas, secretaria, diretoria, refeitório, auditório com capacidade para 100 lugares, cozinha, refeitório, vestiários. A unidade atende às condições de acessibilidade para os alunos com necessidades especiais.

De acordo com o vice-prefeito, Axel Grael, a região possui uma carência muito grande de vagas nas escolas públicas.

“Assim que abrimos as vagas, a escola lotou imediatamente. Além disso, estamos construindo uma outra unidade no Engenho do Mato e com isso a gente atende a toda a demanda que faltava de escolas na Região Oceânica. Esse colégio está muito bem instalado, não é só a estrutura em si, mas toda uma forma de atender os alunos de forma adequada”, afirma Axel.

A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros, ressaltou que essa inauguração integra uma expansão na educação pública de Niterói e tem como objetivo democratizar o acesso e garantir uma boa qualidade de ensino para a população.

“O Programa Aprendiz - Música na Escola é uma das iniciativas que traremos para cá. Ele dá acesso a musicalização, que são conteúdos obrigatórios no ensino fundamental I e favorecem a inclusão social e a criatividade”, acrescenta.

Também participaram da inauguração o deputado estadual Waldeck Carneiro; a primeira-dama do município, Fernanda Sixel; os ex-reitores da UFF, Roberto Salles e Cícero Fialho; o presidente da Fundação Municipal de Educação, José Henrique Antunes; a diretora-geral da unidade, Vivian Merlin; a diretora adjunta, Rejane Tinoco; os secretários municipais Domício Mascarenhas (Obras), Bira Marques (Assistência Social e Direitos Humanos), Solange Oliveira (Saúde), Cesar Barbiero (Fazenda), Anderson Rodrigues Pipico (Participação Social); o presidente da Associação de Moradores da Orla de Itaipu (Amoli), Duti Sorrentino, e representantes da Câmara.

Homenagem – O professor Dario Castello, que dá nome à unidade de ensino, lecionou na Universidade Federal Fluminense (UFF) e foi homenageado durante a cerimônia. A filha, Maria Isabel Castello, esteve presente e agradeceu ao prefeito Rodrigo Neves.

Fonte: O Fluminense


-----------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

Prefeitura inaugura escola de ensino fundamental na Região Oceânica
Prefeitura inaugura na próxima quarta-feira 16ª escola em dois anos
Região Oceânica ganhará escola de ensino fundamental e unidade de educação infantil em fevereiro

AÇÕES DA PREFEITURA DE NITERÓI NA ÁREA DE EDUCAÇÃO:
ESCOLAS
 
CRECHES
 
BIBLIOTECAS
 
TELECENTROS E PLATAFORMAS DIGITAIS

PROGRAMAS REALACIONADOS À EDUCAÇÃO





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.