segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

PARCERIA DE MAIS DE 50 ANOS ENTRE O RIO DE JANEIRO E MARYLAND PROMOVE VIAGEM DE PROFESSORAS DE NILÓPOLIS AOS EUA



Rio-Maryland: uma parceria de 50 anos.

Uma de minhas atividades é ser o presidente do Comitê Rio de Janeiro-Maryland da organização Companheiros das Américas (Partners of the Americas). Trata-se de uma iniciativa privada, baseada no trabalho voluntário dos seus membros, que já existe há mais de 50 anos e que integra cidadãos e iniciativas entre os estados do Rio de Janeiro e Maryland.

A parceria Rio de Janeiro/Maryland foi a primeira a ser constituída e serviu de modelo para outros estados. Curiosamente, o almoço que selou o acordo pioneiro entre os dois estados foi realizado, em 1963, no restaurante Samanguaiá, em Jurujuba, Niterói, local que hoje é a sede do Projeto Grael.

Ao longo de todo este tempo, muitas parcerias foram desenvolvidas com sucesso, envolvendo intercâmbio cultural e cooperação técnica na área de educação, esportes, arte e cultura, meio ambiente, etc.

Na área ambiental, destaca-se a parceria que tem sido desenvolvida para o intercâmbio entre as experiências de despoluição das baías de Guanabara e Chesapeake. Para este fim, foi assinado um Acordo de Cooperação entre os então governadores dos estados, Sérgio Cabral e Martin O´Malley.

Outra importante área de cooperação tem sido na gestão de parques e outras áreas protegidas. Como exemplo, citamos a visita que tivemos do especialista em parques Richard Dolesh que esteve em Niterói no momento mais importante em que planejávamos a criação do Parque Municipal de Niterói - Parnit. O Sr. Dolesh visitou as áreas em estudo para a criação do parque e esteve com técnicos da Vice-Prefeitura, da Secretaria de Urbanismo e da Secretaria de Meio Ambiente, que estavam debruçados sobre o planejamento.


Morro da Viração, protegido pela criação do PARNIT. Experiência de Niterói foi citada em publicação especializada.


Suas dicas foram muito importantes e acabaram resultando numa publicação de autoria do especialista de Maryland, numa revista especializada em parques, sob o título: Brazil´s park challenge.

Educação: intercâmbio de universitários

Uma das mais antigas parcerias desenvolvidas entre os dois estados é na área de educação. A mais duradoura é o intercâmbio universitário entre instituições acadêmicas dos dois estados, principalmente entre a Universidade de Maryland, a Universidade Federal Fluminense e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

A cada ano, de forma alternada, um grupo de estudantes destas universidades viaja para participar de um programa ambiental organizado pelo estado anfitrião. Em 2014, um grupo de estudantes do Rio de Janeiro visitou Maryland. Em 2015, será a vez do Rio de Janeiro receber os estudantes de Maryland.

Educação: Escola Municipal Companheiros de Maryland, Nilópolis, RJ.

Já nos primeiros tempos da parceria entre os dois estados, foi obtido o promeiro resultado: a construção de uma escola na comunidade da Chatuba, no Município de Nilópolis, há 50 anos atrás. Na época, o local ainda tinha características rurais e não havia escolas para receber as crianças da região.


Há 50 anos: Evento de entrega dos recursos de doação para a construção da Escola Companheiros de Maryland. Foto acervo do Comitê Rio de Janeiro Maryland da organização Companheiros das Américas.

Para levantar os fundos para a construção da escola, estudantes de escolas (high schools) de Maryland fizeram rifas, venderam produtos e fizeram eventos de arrecadação de recursos para viabilizar a obra.

A solidariedade dos voluntários de Maryland manteve um forte vínculo entre a comunidade da Chatuba, em Nilópolis, e aquele estado. Tanto, que a escola adotou a bandeira de Maryland como a sua própria bandeira.

Aluna da Escola Municipal Companheiros de Maryland desfila no Sete de Setembro com a bandeira oficial do estado de Maryland, também adotada pela escola. Foto acervo do Comitê Rio de Janeiro Maryland da organização Companheiros das Américas.

Passados tantos anos desde a construção da escola, a região urbanizou-se, a escola foi ampliada, mas a parceria ainda se mantém. Recentemente, mais uma doação de Maryland chegou na forma de computadores para equipar o laboratório de informática da escola.

Agora, os voluntários dos comitês do Rio de Janeiro e de Maryland, em parceria com a Prefeitura de Nilópolis e o Rotary Club local, estão trabalhando para viabilizar uma viagem de estudos de duas professoras da Escola Companheiros de Maryland para aquele estado, em março de 2015. A diretora da escola, Prof. Roberta Capetine da Silva indicou as professoras Elizabeth Maria Teixeira Nunes e Angela Colaço da Silva para fazerem a viagem.

Axel Grael e Ronald Hees, dos Companheiros das Américas - Rio-Maryland com o prefeito de Nilópolis Alessandro Calazans, com a diretora da Escola Companheiros de Maryland, Roberta Capetine da Silva, as professoras Elizabeth e Angela e membros do Rotary Clube de Nilópolis. 

Na última sexta-feira, 06 de fevereiro, estive com Ronald Hees, diretor executivo do Comitê Rio de Janeiro Maryland, em visita ao prefeito de Nilópolis Alessandro Calazans, para apresenta-lo a iniciativa e solicitar o seu apoio.

O prefeito não apenas apoiou a iniciativa, como determinou que sua equipe trabalhasse para promover uma aproximação ainda maior entre a sua cidade e o estado de Maryland, através do nosso Comitê.

O nosso agradecimento a todos que estão trabalhando para viabilizar a viagem das professoras, bem como as novas parcerias que se aproximam entre os dois estados irmãos.

Axel Grael
Presidente
Companheiros das Américas Rio de Janeiro-Maryland



-------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

NITERÓI MAIS VERDE - PARNIT ganhou reconhecimento e destaque em revista especializada dos EUA
Rio assina acordo com norte-americanos para despoluir a Baía de Guanabara
Governador de Maryland, Martin O'Malley, visita o Projeto Grael
Revista Pollution Engineering: Entrevista com Axel Grael - Despoluindo a Baía da Guanabara
Estados do Rio e Maryland se unem para despoluir Baía de Guanabara
RJ e Maryland debatem, em Niterói, cooperação para a despoluição da Baía de Guanabara
Rio assina acordos de cooperação com Estado de Maryland
Governador de Maryland, Martin O'Malley, estará em Niterói na quinta
RJ e Maryland debatem, em Niterói, cooperação para a despoluição da Baía de Guanabara
Rio assina acordos de cooperação com Estado de Maryland
Governador de Maryland, Martin O'Malley, estará em Niterói na quinta
Maryland - estado irmão do Rio de Janeiro - avança em políticas públicas para a sustentabilidade
Em recepção para o governador Sérgio Cabral, o governador de Maryland cita o Projeto Grael em seu discurso
Direção do Comitê Rio de Janeiro-Maryland divulga release
Rio de Janeiro e Maryland assinam acordo que inclui cooperação em esportes náuticos
Governador Sérgio Cabral discursou ontem para empresários americanos convidando-os a investir no RJ
Projeto Grael recebe a delegação do secretário de Estado John McDounagh, de Maryland (EUA)
Governador de Maryland se solidariza com o Rio de Janeiro. (da época dos desastres naturais causados pelas chuvas de 2010.)
Filha de Kevin Costner visita o Projeto Grael
Em 2007, Niterói e Annapolis - Capital da Vela nos EUA - tornaram-se cidades-irmãs.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.