quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Terceira Base Integrada da Guarda Municipal e Polícia Militar começa a funcionar em Santa Rosa





Começou a funcionar nesta quarta-feira (10.2), no Largo do Marrão, em Santa Rosa, Zona Sul de  Niterói, a terceira Base Integrada da Guarda Municipal e Polícia Militar, que foi instalada em uma antiga cabine da PM reformada pela prefeitura. A parceria com a PM integra um conjunto de ações desenvolvidas pela atual gestão para dar apoio às estratégias de segurança que o governo do estado está implantando no município, em comum acordo com a administração municipal.

As outras duas unidades  já  funcionam em Icaraí e no bairro de São Francisco. A exemplo dos outros locais, a base de Santa Rosa funcionará em plantão de 24 horas, com esquema de revezamento entre a Guarda Municipal e Polícia Militar .  
   
O secretário municipal de Ordem Pública, Marcus Jardim, esteve no local para acertar os últimos detalhes e passar o comando da cabine aos Policiais Militares e Guardas Municipais.

“O município está avançando casa vez mais no apoio que vem dando ao governo do Estado para ajudar a combater a criminalidade em nossa cidade.Esse revezamento entre os guardas e policias conta com a aprovação da população, que sabe que pode contar com o agente público de segurança do seu lado coibindo esses pequenos delitos. Somado a isso, a prefeitura fez concurso de Guarda e amplia a cada vez mais o seu leque e no final a população é  que sai ganhando com essa parceria", disse Jardim.
 
Para a secretária Executiva da Prefeitura, Maria Célia Vasconcellos, a base integrada é o reconhecimento de um projeto de polícia de proximidade, que representa uma modelo diferenciado em relação à gestão do governo na área de segurança.

"Este é um trabalho efetivamente integrado. Essa é uma experiência que está dando muito certo. Santa Rosa é um bairro muito tradicional, temos a expectativa de que essa iniciativa será muito benéfico para o bairro. O objetivo desse trabalho é manter uma relação de cidadania da segurança com a população, para garantir a paz e a tranquilidade para os moradores", destacou a secretária.

Ainda neste semestre a Prefeitura de Niterói irá convocar mais 75 guardas municipais, fazendo com que em dois anos o efetivo aumente em 50 %. Dos 350 aprovados no concurso, 75 já estão em curso preparatório.

O comandante do 12º PBM, coronel Gilson Chagas, também destacou a parceria com a Prefeitura. “É uma parceria que está funcionando. Enquanto uma equipe fica na cabine outras percorrem o bairro com apoio das viaturas municipais e da Polícia Militar. Sem essa ajuda da Prefeitura seria difícil realizar um trabalho desta forma", disse o coronel.

Comerciante há 30 anos em Santa Rosa, Fernando Alves Cabral disse acreditar que a parceria será muito importante para o bairro. “Já notamos uma mudança de comportamento neste período em que a Guarda Municipal estava vindo aqui acompanhando os trabalhos de reforma que a prefeitura fez na cabine da PM. Estamos apostando que vai dar certo", afirmou.
 
Fonte: Prefeitura de Niterói/ASCOM
 
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.