segunda-feira, 2 de março de 2015

MAC inicia reforma inédita mirando seus 20 anos




Atividades externas ganharão impulso durante o período de reforma

02/03/2015 - Símbolo da cidade e considerado uma das maravilhas arquitetônicas do mundo, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói – MAC vai passar por uma inédita reforma, que vai incluir além de um novo sistema de ar condicionado, várias outras melhorias, seguindo padrões internacionais, como a troca do piso, acessibilidade, iluminação de led, retirada das grades, a construção de uma nova reserva técnica etc. Todo o programa de trabalho faz parte do Plano de Governo 2015 para a celebração dos 20 anos do MAC, que será comemorado em 2016.

A Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Cultura/FAN, informa que durante o período das reformas, o MAC fica fechado, porém o pátio, o Centro de Atendimento ao Turista e a loja do Museu estão abertos ao público e recebendo atividades culturais, educativas e de lazer, normalmente. Já estão programadas várias iniciativas para o local, com música, teatro, oficinas, cinema etc.

O MAC vai manter também agentes turísticos e ativadores, no espaço, para atender aos visitantes, e apresentar a história, a importância e curiosidades do Museu e da Boa Viagem. O fechamento dos espaços internos do museu será, também, intensamente compensado através fóruns, debates e performances e ações integradas na Boa Viagem, que estarão sendo estimuladas a partir do pátio do MAC para os caminhos dos museus e espaços expositivos do bairro.

A Fundação de Arte de Niterói (FAN) ressalta que o MAC, nesses últimos 18 anos, jamais recebeu a reforma e a manutenção que estão previstas para este ano (2015), que preveem, inclusive, tornar o subsolo do museu totalmente acessível, com elevador, além da impermeabilização do teto, ambos com recursos federais já em processo de liberação.

De acordo com a FAN, o Museu terá ainda a troca do piso; vai ganhar novo sistema de iluminação de led, com projeto de Peter Gasper, tanto do prédio-monumento, quanto das áreas internas expositivas, contribuindo com uma volumosa economia de energia; e terá as grades substituídas por vidro, deixando ainda mais bela a fachada do prédio, que poderá ser admirada, livremente, pelos pedestres e transeuntes das vias do Mirante da Boa Viagem.

"Nunca antes um prefeito assumiu, como programa de governo, a renovação do MAC, seu prédio, assim como a construção da reserva técnica, estamos vivendo mais um momento histórico para a cidade", ressalta o presidente da FAN, André Diniz.

O prazo para a reabertura do MAC está programado, inicialmente, para daqui a 3 meses, porém pode ser alterado, pois todos os projetos são submetidos e analisados pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Fonte: Prefeitura de Niterói 




3 comentários:

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.