quarta-feira, 18 de março de 2015

Niterói recebe cerca de 600 gestores da área de assistência social da Região Sudeste




Ministra Tereza Campello e o prefeito Rodrigo Neves participaram da abertura do Encontro Regional dos Colegiados Estaduais de Gestores da Assistência Social

Cerca de 600 gestores da área da Assistência Social da Região Sudeste do país estão em Niterói para participar do Encontro Regional dos Colegiados Estaduais de Gestores da Assistência Social, promovido pelo Colegiado Nacional de Gestores da Assistência Social (Congemas) e pelo Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social (Coegemas). O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, participaram na manhã desta segunda-feira (16.3), no Teatro Popular Oscar Niemeyer, da abertura do evento, que termina amanhã e tem como tema principal “A Implementação do SUAS na Prática Cotidiana da Gestão Pública”.

Este ano, o Sistema Único de Assistência Social (Suas) completa 10 anos de existência. Em seu pronunciamento, a ministra destacou os avanços da área assistencial no país nesta década, e também falou sobre os desafios que deverão ser enfrentados para que a população brasileira seja ainda mais beneficiada pela política nacional de assistência

“Em 2014, o investimento do governo federal em programas sociais foi de quase R$ 71 bilhões. Conseguimos universalizar os Centro de Referência da Assistência Social (Cras), que hoje já são 8 mil no país. Isso é uma vitória da nossa trajetória recente, começamos a construir Cras em 2004. É importante a gente olhar para aonde chegamos e para o que já conquistamos. Não queremos retroceder. Queremos continuar avançando, porque a população pobre precisa que o Suas não só se consolide, mas que avance”, afirmou Tereza Campello.

A ministra também ressaltou que há grandes desafios a enfrentar. “Considero o nosso maior desafio em 2015 a qualificação do atendimento à população. Precisamos capacitar cada vez mais os nossos profissionais. Também precisamos medir o quanto avançamos e o quanto ainda precisamos caminhar. Esse encontro é uma oportunidade de se fazer uma discussão profunda da assistência social”, disse Tereza, que garantiu que as políticas sociais do governo federal continuarão avançando e que, mesmo com o ajuste fiscal, o Bolsa Família está garantido.

O prefeito Rodrigo Neves saudou todos os participantes, que vieram de municípios dos estados de São Paulo, Minas Gerais e do Espírito Santo. Ele falou sobre a importância do encontro, que está movimentando a economia da cidade em função do grande número de participantes.

“Para nós é uma satisfação muito grande receber todos esses gestores, nessa frente suprapartidária pelo desenvolvimento social da Região Sudeste. Um país só se consolida como nação se tiver a ocupação do território, se houver desenvolvimento de todas as regiões, se tiver um estado moderno capaz de ouvir e responder as demandas da sociedade, e se tiver a inclusão de todos os 200 milhões de brasileiros. A assistência social tem cumprido um papel importante no sentido de olhar pela população menos favorecida, que merece ser apoiada para que haja sua inclusão produtiva. Tenho certeza que esse encontro será muito importante para esses gestores que representam administrações de todos os partidos, e que também vão levar uma boa imagem da acolhida do povo de Niterói nesses dias”, afirmou Neves.

O secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social (Coegemas), Bira Marques, explicou que um dos objetivos do encontro será fazer um balanço dos 10 anos da política pública de Assistência Social no cotidiano.

“Também vamos fazer um debate importantíssimo sobre judicialização e outro sobre o trabalho social com as famílias, discutindo de que maneira a gente se comporta nos territórios através dos Cras. Ainda estamos rompendo o paradigma do assistencialismo, cada vez mais a política pública é uma política de direitos. Por conta disso esse debate é fundamental. Também teremos oficinas para discutir financiamento, a rede privada do Suas, entre outros assuntos. Estamos muito felizes de receber esse evento aqui em Niterói. Esse encontro do Sudeste é preparatório para o encontro nacional, que será realizado no final de abril, em Fortaleza”, disse Bira.

Também participaram da solenidade de abertura o vice-prefeito Axel Grael, a secretária nacional de Assistência Social, Denise Colin; o presidente do Congemas, José Rodrigues Rocha Júnior; a secretária estadual de Assistência Social, Teresa Cosentino; o representante do Conselho Nacional de Assistência Social, José Cruz; o deputado estadual Waldeck Carneiro, entre outras autoridades.

Fonte: Prefeitura de Niterói




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.