sábado, 7 de março de 2015

Projeto para revitalização da arborização de bairros começa por Icaraí


Rearborização das ruas começou por Icaraí e será feita em outros bairros. Foto: André Redlich


Márcio Bulhões

Canteiros nas calçadas já começaram a ganhar mudas de espécies da Mata Atlântica. Espécies foram pré-selecionados para não comprometer postes e muros residenciais

A Secretaria do Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói iniciou nesta semana, por Icaraí, o projeto-piloto para revitalização dos bairros, que inclui a rearborização do bairro com espécies nativas da Mata Atlântica.

Os responsáveis pelo programa de replantio, a bióloga Fabiana Barros e o engenheiro florestal Bruno Torres, explicam o cuidado que as equipes estão tendo nas ruas.

Segundo eles, na hora em que as mudas são colocadas na terra é necessário verificar se a fiação da rede pública não ficará próximo à planta, se o calçamento e o canteiro se adequam ao plantio e se o muro das residências próximas não correm risco de serem atingidos por galhos ou raízes.

“Todas as mudas utilizadas são nativas da Mata Atlântica e todas crescem bastante, por isso estamos escolhendo as de pequeno e médio porte. Neste momento plantamos apenas ipê roxo, pau-brasil, quaresmeira e babosa branca”, comenta a bióloga.

A ação conta com a parceria da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) e da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin).

Fonte: O Fluminense





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.