segunda-feira, 2 de março de 2015

Um Horto do Fonseca totalmente novo para o lazer


Horto ganhará novas áreas de lazer, cultural, e de preservação ambiental além de reforma nos espaços existentes. Arquivo / André Redlich


Cícero Borges

Local está sendo completamente transformado para ser uma nova opção de lazer para o morador da Zona Norte de Niterói. Obras de revitalização avançam

As obras de revitalização do novo Horto Municipal do Fonseca seguem avançando, e aos poucos, o parque está tomando forma e se modificando para ser mais uma área de lazer para os moradores do bairro e da região de Niterói. O objetivo da Prefeitura é entregar o espaço de convivência totalmente renovado ainda este ano. O antigo Horto do Fonseca, onde funcionou a sede do Zoonit, está sendo completamente transformado para ser uma nova opção de lazer para o morador da Zona Norte de Niterói.

De acordo com o administrador regional do Fonseca, Leonardo Reis, as obras seguem dentro do cronograma previsto, no entanto, não há prazo definido para a finalização do projeto.

“Várias frentes da construção já estão adiantadas, e a população já pode ver isso de fora. A obra está indo bem e estamos trabalhando para agilizar da melhor forma possível. Era um sonho dos moradores a reativação e modernização, não só os que residem no Fonseca, mas para a população de Niterói”, declarou o administrador do bairro.

A área já está conhecida como o “Campo de São Bento da Zona Norte”, entre algumas pessoas, segundo Leonardo Reis. Dentro de oito mil metros quadrados, ele diz que parte dos banheiros, o anfiteatro, os quiosques e espaços equipados com mesas e cadeiras, além das duas academias, sendo uma para a terceira idade, estão em ritmo acelerado de construção.

Além disso, uma feira de artesanato com cerca de 40 profissionais ficará permanente no local. Um curso oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento já está em andamento para dar noções aos profissionais de como gerenciar os negócios.

O parque terá também rotas especiais para portadores de deficiência, além da sede do Parnit - programa da Prefeitura que prevê a criação de unidades de conservação municipais em encostas da cidade e outras áreas de interesse para a proteção de ecossistemas e monumentos naturais - e do ParCão, um espaço de lazer para animais.

Espaço centenário, o novo Horto ganhará novas áreas de lazer, cultural, e de preservação ambiental. O local também terá um Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCP), mais uma área para a prática de skate, reforma da quadra de esportes, da guarita ambiental e da sede do Grupo Escoteiro Professor João Brazil. O custo total da reforma será de R$ 6.865.362,22. A Prefeitura de Niterói também possui um acordo compartilhado com o Governo do Estado do Rio de Janeiro para cuidar da manutenção do parque, que abriga a sede da Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária.

Shows – A área destinada às atrações culturais será erguida em um espaço de 2,5 mil metros quadrados que contará com anfiteatro, quiosques de alimentação, banheiros e playground. Outra novidade do novo Horto do Fonseca será o espaço destinado a quem gosta de passear com os animais de estimação. Lá, o visitante irá encontrar gatis e canis de isolamento, grátis, além de três salas de cirurgia, salas pós-operatório, de banho e tosa e consultórios. O Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos ainda vai oferecer serviços de castração, doação de animais e de apoio à comunidade.

Fonte: O Fluminense




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.