sexta-feira, 24 de abril de 2015

Governo quer estabelecer norma nacional para água de reúso


Água: a ministra do Meio Ambiente diz que empresários têm apresentado demandas em relação às restrições legais de reuso do recurso nas indústrias (Foto: photofarmer/Flickr)



São Paulo - A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse hoje (23) que o governo federal busca uma forma de regulamentar a utilização de água de reúso. Segundo a ministra, essa normatização já está sendo debatida nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.

“É uma discussão no Brasil. Nós vamos pegar a experiência internacional e coordenar isso. Qual é o melhor caminho, se precisa de lei, decreto ou norma. Hoje, não há legislação definida”, ressaltou Izabella sobre a necessidade de uma norma nacional sobre o tema.

De acordo com a ministra, empresários têm apresentado demandas em relação às restrições legais nas indústrias.

“Temos que ser mais eficientes na gestão de água na questão de irrigação e industrial. Resolver a burocracia em relação ao reúso de água industrial. Se há entraves legais, é importante que a gente avance o debate na sociedade brasileira e modernize isso”, acrescentou, após a abertura do Seminário Internacional sobre Gestão da Água em Situações de Escassez.

Sobre a atual crise hídrica que atinge a Região Sudeste, Izabella disse que vai esperar o fim das chuvas para avaliar a situação. “Temos um fenômeno meteorológico acontecendo. É o quarto ano com menos chuvas do que o esperado”, ressaltou.

Lembrou que, no ano passado, São Paulo teve o pior período de chuvas da história. Em 2014, choveu 40% menos do que em 1953, considerado o ano com a pior estiagem até então.

A ministra disse, no entanto, que a expectativa é que o regime de chuvas se normalize em breve. “Ninguém espera que isso permaneça por muito tempo”, enfatizou.

Izabella contou ainda que o executivo federal está apoiando os governos estaduais com as obras para aumentar a capacidade de abastecimento. “Continuamos negociando com os governos estaduais do Sudeste as propostas de investimento que eles apresentam”.

Além disso, o governo está elaborando um plano para assegurar o abastecimento de água mesmo em situações climáticas extremas. “Estamos fazendo o Plano Nacional de Segurança Hídrica. Começamos no ano passado, com a Agência Nacional de Águas e o Ministério da Integração Nacional”.

As cidades que mais desperdiçam água no Brasil

Em São Paulo, que vive a pior crise hídrica de sua história, 36% da água tratada é perdida antes de chegar até o consumidor

Desperdício

São Paulo - De toda água tratada em 23% das grandes cidades do Brasil, mais da metade é perdida antes de chegar às torneiras das residências ou empresas. É o que mostra levantamento feito com base no Ranking do Saneamento, feito pela ONG Trata Brasil com base em números de 2012 divulgados pelo Ministério das Cidades.

Em São Paulo, que vive a pior crise hídrica de sua história, 36% da água tratada se perde pelo caminho.

“Dentro desse número, você tem vazamentos, que é a maior parte, ligações clandestinas e roubo de água”, afirma Edson Carlos, presidente da instituição.

Porto Velho (RO) lidera em índice de perdas. Por lá, 70% da água tratada não chega até o consumidor. “Índices acima de 50% sinalizam uma rede totalmente fora de controle. É um descaso total”, afirma o especialista.

Além da falta de água para a população, esta postura de má gestão influencia também o faturamento das empresas responsáveis pelo tratamento de água e esgoto. A Trata Brasil estima que a redução em 10% do volume de água perdido todos os anos renderia mais de 1,3 bilhão de reais para as 100 maiores cidades do Brasil.

A solução, segundo o especialista, vai desde o mapeamento de possíveis vazamentos no sistema de abastecimento até medidas simples como controle da vazão.
 
 


----------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

USO RACIONAL DA ÁGUA EM NITERÓI
NITERÓI NO JORNAL NACIONAL: bons resultados na prevenção ao desperdício de água
Nascentes de Niterói estão sendo mapeadas
CRISE DA ÁGUA - RJTV dá destaque à experiência de Niterói com políticas para a economia de água
Jornal Nacional apresenta a experiência de Niterói na reutilização da água como um exemplo para o país

CENÁRIO NACIONAL E ESTADUAL
Agência Nacional de Águas (ANA) divulga relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil – Informe 2014
Acordo inédito garante segurança hídrica da Bacia do Paraíba do Sul
CEDAE BRIGA NA JUSTIÇA CONTRA MUNICIPALIZAÇÃO DO SANEAMENTO EM ITABORAÍ
EXTREMOS CLIMÁTICOS DEVEM OCORRER COM MAIS FREQUÊNCIA E INTENSIDADE EM SÃO PAULO
Desmatamento e mudança climática reduzem chuva e provocam crise
COMO SERÁ O CLIMA NO FUTURO? Relatório da prefeitura do Rio mostra que mudanças climáticas vão multiplicar eventos extremos na cidade
EM ENTREVISTA À FOLHA DE SP EM 1977, O AMBIENTALISTA PAULO NOGUEIRA NETO ALERTOU PARA A CRISE DA ÁGUA
CRISE DA ÁGUA - Estresse hídrico faz plantas florescerem fora de época
CRISE DA ÁGUA - Estado do RJ lança plano de emergência para a seca no interior

CENÁRIO INTERNACIONAL
HIDRO-DIPLOMACIA: ‘Crise hídrica mundial deve ser resolvida pela hidro-diplomacia’, acredita vice-secretário-geral da ONU



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.