quarta-feira, 22 de abril de 2015

Ministério cria grupo de trabalho para elaborar o Sistema Nacional do Esporte




O ministro George Hilton criou um grupo de trabalho para elaborar o Sistema Nacional do Esporte e a Rems Rede Esporte pela Mudança Social será representada pela Paula Korsakas, do PRODHE!

Entre outros, farão parte deste grupo Ana Moser, que também participa da REMS, por meio da Atletas pelo Brasil e do Instituto Esporte e Educação; Lars Grael, Presidente da Comissão Nacional de Atletas e sócio-fundador e conselheiro do Instituto Rumo Náutico - Projeto Grael e Leila Barros, Secretária de Esportes do DF e idealizadora do Instituto Amigos do Vôlei (Oficial).

A discussão do Sistema Nacional vai definir as funções dos governos federal, estadual, municipal, das entidades privadas, federações, confederações e clubes para as políticas do setor.

A REMS é a soma dos esforços de muitas pessoas e agradecemos a todos pelo empenho, que tem obtido ótimos resultados.

Fonte: Divulgação REMS
 

--------------------------------------------------


Ministro cria grupo de trabalho para elaborar o Sistema Nacional do Esporte 

O Diário Oficial da União (DOU) publicou nesta sexta-feira (17.4) a portaria que cria o Grupo de Trabalho que vai discutir as propostas e elaborar o Projeto de Lei de Diretrizes e Bases do Sistema Nacional do Esporte. O documento irá nortear as políticas esportivas do país.

A discussão do Sistema Nacional vai definir as funções dos governos federal, estadual, municipal, das entidades privadas, federações, confederações e clubes para as políticas do setor. “O Grupo de Trabalho será um espaço de diálogo e formulação de propostas, para que até setembro a gente apresente o texto ao Congresso Nacional”, explicou ministro George Hilton.

Confira no DOU a equipe que discutirá o Sistema Nacional do Esporte

A ação visa deixar a massificação da prática esportiva em todo o território nacional como o legado a partir dos megaeventos esportivos que o país passou a receber nos últimos anos. O Grupo de Trabalho terá o prazo de noventa dias para a conclusão dos trabalhos, podendo ser prorrogado, sucessivamente, por períodos iguais.

Segundo a portaria, o Ministério do Esporte poderá firmar parcerias com entidades públicas ou privadas, sem fins lucrativos, visando a fomentar ações relevantes para viabilizar os objetivos estabelecidos no plano.

A proposta é criar uma mudança cultural, em que os investimentos no setor sejam encarados como uma política de Estado, direito de todos os brasileiros. Assim, com o Sistema Nacional os investimentos na área não ficarão vulneráveis as mudanças de governos, para que as diretrizes e bases sejam cumpridas por todos.

A prática esportiva acessível a todos os brasileiros, investimentos claros e contínuos, para transformar o Brasil em um país que pratica esporte são os objetivos do grupo de trabalho. Garantindo a educação física nos primeiros anos de ensino, passando pelos clubes formadores de atletas e chegando ao alto rendimento.




Visão do especialista

Professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Lamartine Pereira da Costa elogiou a postura do governo federal. O estudioso fala que essa visão de futuro é fundamental. “Temos que ser otimistas. O bom é que o novo ministro não fala naquele antigo Sistema Nacional do Esporte. Seus discursos são sempre falando de inovação e isso me deixa mais empolgado”, declarou Lamartine.

O professor é membro do Conselho Pesquisas do Comitê Olímpico Internacional (COI) e está perto de finalizar um livro a respeito dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. “Acho que esse Grupo de Trabalho que vai discutir as propostas para o Sistema inovador pode usar do nosso trabalho que em breve será divulgado, publicado. O que acho interessante é que, pelo que venho acompanhando, o ministro (George Hilton) escuta os mais diversos setores. Isso é fundamental para que o Sistema seja bem coeso”, concluiu.

Fonte: Ministério do Esporte





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.