quarta-feira, 29 de abril de 2015

Prefeitura de Niterói participa de encontro de integração dos municípios da Região Metropolitana à logística dos Jogos Olímpicos Rio 2016



Fotos: Bruno Eduardo Alves

O vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, representou o prefeito Rodrigo Neves no encontro que reuniu prefeitos e representantes de municípios da Região Metropolitana nesta quarta-feira (29.4), no Palácio da Cidade, no Rio de Janeiro. A reunião foi comandada pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, que apresentou a logística que será empregada na capital carioca durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, e pediu o engajamento e a participação ativa dos municípios vizinhos, que também sofrerão os impactos do evento.
Entre as medidas que serão adotadas pela capital está a mudança do calendário escolar do ano que vem, com férias do dia 1º a 28 de agosto nas redes públicas e particular de ensino. O prefeito Rodrigo Neves, em janeiro deste ano, anunciou que a cidade seguirá a decisão carioca e dará férias na rede municipal de ensino em agosto de 2016.

Outra medida que integra o Pacote Olímpico da prefeitura carioca e foi apresentada aos representantes dos municípios da Região Metropolitana é a criação de feriados nos dias 5 e 18 de agosto, respectivamente dia da cerimônia de abertura dos Jogos no Maracanã e da prova de Triatlo, que implicará no fechamento prolongado de vias importantes da Zona Sul do Rio e a interrupção de cerca de 40 linhas de ônibus.

De acordo com Eduardo Paes, o objetivo é que haja a integração dos municípios da Região Metropolitana para a redução dos deslocamentos durante os Jogos e da demanda por transportes públicos.

“Existem equipamentos olímpicos que são mais próximos de algumas cidades da Baixada do que da capital. Além de achar fundamental a integração dessas cidades à logística de organização dos Jogos, queremos que os moradores desses municípios também estejam envolvidos na festa”, disse o prefeito Eduardo Paes.

Axel Grael destacou a importância da integração das cidades em todas áreas, especialmente na mobilidade urbana. Ele também ressaltou que Niterói já anunciou que seguirá o calendário das férias escolares do Rio no próximo ano.

“Niterói está com muito empenho e participação no processo olímpico. Já estamos neste momento com várias delegações estrangeiras de vela na cidade, entre elas da Áustria, Dinamarca, Estados Unidos, Alemanha, Nova Zelândia, Irlanda, Itália e outras. Muitas já organizaram suas estruturas na cidade e a partir do segundo semestre devem permanecer na cidade até os Jogos. Mas não é só na vela que Niterói se destaca. A cidade também receberá estruturas para as modalidades BMX e Rugby”, afirmou Grael.

Estiveram presentes ao encontro a secretária de Integração Metropolitana do município do Rio, Graça Mattos; e prefeitos e representantes dos municípios de Seropédica, Nilópolis, Duque de Caxias, Itaboraí, Japeri, Queimados, Guapimirim, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Magé, São João de Meriti e Maricá.

Fonte: Prefeitura de Niterói/Ascom


------------------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

Paes apresenta Pacote Olímpico para prefeitos da Região Metropolitana
Pista olímpica de ciclismo BMX em Niterói até fim do ano




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.