segunda-feira, 20 de abril de 2015

Vídeo curto da Smithsonian Channel recria de forma impressionante o terramoto de Lisboa em 1755


É impossível esquecer o que se passou a 1 de novembro de 1755. Faz parte da história de Lisboa e nunca será esquecido. Um sismo de magnitude 8.5, com epicentro a cerca de 240 quilómetros da capital portuguesa, criou um tsunami que, em cerca de 40 minutos, devastou a cidade.

Segundo a documentação histórica existente, eram 9H40 quando o terramoto foi sentido e pouco depois das 10H00 vagas de um tsunami – com ondas de 15 metros – atingem Lisboa, destruindo quase por completo a cidade. Foi um dos sismos mais mortíferos da história, marcando o que alguns historiadores chamam a pré-história da Europa Moderna.

O canal americano Smithsonian Channel, da CBS, recriou a catástrofe que assolou Lisboa em vídeo em 2014, mas só agora se tornou viral. No vídeo, que já tem mais de 200 mil visualizações, é possível ver o efeito do sismo nas ruas da capital portuguesa e imaginar a força das ondas que varreram a cidade.





Fonte: http://www.revistaport.com/video-americano-recria-de-forma-impressionante-o-terramoto-de-lisboa-em-1755


--------------------------------------------------------------

ASSISTA A UM DOCUMENTÁRIO MAIS COMPLETO, DA RPT1, SOBRE O DEVASTADOR TERREMOTO DE LISBOA:




Fonte: RTP1




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.