sexta-feira, 29 de maio de 2015

Revitalização da Moreira César: Assinada ordem de início das obras




Foi assinada na tarde desta quinta-feira (28.5) a ordem de início das obras de revitalização da Rua Coronel Moreira César, em Icaraí. A solenidade, no shopping Central Prime, reuniu representantes de entidades ligadas ao comércio do município e lojistas que têm estabelecimentos na via, tradicional polo comercial da Zona Sul da cidade.

As intervenções representarão um investimento de R$ 8.098.642,27, recursos originários de duas emendas parlamentares do deputado federal Sergio Zveiter. Aguardada pelos lojistas desde 2007, a reurbanização da Moreira César vai beneficiar 86 mil famílias e estima-se que haverá um aumento de 20% no desenvolvimento do comércio local.





As obras têm prazo de conclusão de 14 meses a partir da ordem de início. Com o incremento do comércio, a rua ganhará ainda mais visibilidade, porque é referência em Niterói. Outros benefícios serão o uso do espaço público à noite, inclusive com realização de eventos culturais e esportivos para, desta forma, aumentar a renda e postos de trabalho. O projeto também terá intervenções que vão melhorar a mobilidade na via, a segurança e o acesso de pessoas com necessidades especiais.

O prefeito ressaltou que a obra será um marco não apenas para Icaraí, mas para toda a cidade.

“Estamos investindo recursos expressivos em educação, saúde, infraestrutura, mobilidade e segurança pública, mas é importante também a gente potencializar o que temos de melhor. A Moreira César, com essa obra, vai se tornar uma referência em comércio de rua, não só em Niterói, mas em todo o Brasil. As pessoas virão para conhecer a Moreira César. Isso é bom para gerar emprego e receita para o município, e também para levantar o astral da cidade, porque a Moreira César já é muito boa, com essa obra vai ficar muito melhor”, afirmou Neves.

Foto Armando Paiva, O Fluminense.
 




O vice-prefeito Axel Grael destacou que a atual gestão está investindo em todas as áreas da cidade.

“Hoje Niterói tem um volume de obras e de investimentos em toda a cidade, não vamos fazer obra na Moreira César em detrimento de outros lugares. Estamos fazendo outras obras e faremos essa também, que é de muita importância pra Niterói. O investimento na revitalização desta rua vai trazer mais emprego e fará com que as empresas que estão aqui avancem cada vez mais. Com isso, o ganho da cidade é como um todo, ganha o povo de Niterói, que se beneficia desses empregos, a prefeitura se beneficia com a arrecadação, é um ganho pra toda cidade”, explicou Grael.
“Hoje Niterói tem um volume de obras e de investimentos em toda a cidade, não vamos fazer obra na Moreira César em detrimento de outros lugares. (...) O investimento na revitalização desta rua vai trazer mais emprego e fará com que as empresas que estão aqui avancem cada vez mais”.

Dentre as principais novidades da obra estão a implantação do sistema "traffic calming" em todos os cruzamentos da via para garantir a segurança e comodidade aos pedestres. Nestes trechos, os motoristas terão que reduzir a velocidade. O piso da rua será nivelado ao da calçada, que terá barras de segurança para impedir a travessia fora da faixa de pedestres. A via também passará a contar com uma faixa de rolamento e uma de estacionamento (com 6 metros), e também uma ciclofaixa em toda a sua extensão (com 1,20 m de largura).

A Moreira César receberá ainda a instalação de pisos táteis, de acordo com as modernas normas de acessibilidade, 13 bicicletários, padronização de todos os equipamentos e mobiliário urbano (como bancas de flores e de jornais, lixeiras, jardineiras e bancos), e nova programação visual como forma de reforçar sua identidade.

Será feita também a substituição de toda a fiação aérea pelo sistema subterrâneo; instalação de novos postes com duas saídas de luz (uma mais alta para a rua e outra mais baixa para a calçada); monitoramento permanente por câmeras de segurança; acesso livre à internet, com rede wi-fi; instalação de 28 totens multimídias para informação; reforço na limpeza urbana, com ênfase na coleta seletiva de lixo, reaproveitamento de águas cinzas e logística reversa de embalagens, insumos e equipamentos.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Fabiano Gonçalves, destacou a integração dos órgãos da Prefeitura para o projeto sair do papel.

“Hoje começa um grande desafio, que é resultado do trabalho integrado de diversos órgãos da prefeitura. Nós iniciaremos uma obra muito difícil, mas que trará grandes benefícios para essa região. Essa rua h muito tempo merecia uma ação ´como a que será implantada. O prefeito em 2013 começou o trabalho com a operação Calçada Livre, e nos disse que essa rua seria diferente. É por isso que a gente acredita nesse projeto, que vai gerar ganhos para o comércio e para os moradores de Niterói. Tenho certeza que será uma obra emblemática na nossa cidade”, disse o secretário.

O presidente do Sindicato dos Lojistas (Sindlojas), Charbel Tauil, é outro entusiasta da reurbanização da Rua Coronel Moreira César.

“Todos os moradores vão usufruir desse grande momento que a cidade esta vivendo. Essa obra, que a gente já vem discutindo há anos e agora finalmente se concretiza, é muito importante. Isso significa que quando o comércio está unido e com disposição e a prefeitura está com vontade de fazer, as coisas saem do papel. A Moreira César está sendo feita e depois com certeza a gente vai lutar pra que toda a cidade também receba os mesmo benefícios”, disse Tauil.

Fonte: Prefeitura de Niterói





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.