quarta-feira, 20 de maio de 2015

Revitalização da Rua Moreira César inicia este mês


Obras para revitalização doa Rua Moreira César começam no próximo dia 28. Divulgação.

A Prefeitura Municipal de Niterói, através da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), dará início, no próximo dia 28 de maio, às obras de reurbanização da rua Coronel Moreira César, um dos principais polos comerciais e de serviços do bairro de Icaraí, na Zona Sul da cidade. A licitação foi concluída e a empresa vencedora e realizará o projeto num prazo de 14 meses, com um investimento de R$ 8.098.642,27.

Uma emenda orçamentária do deputado federal Sergio Zveiter, a reurbanização da Rua Moreira César, um projeto que os lojistas esperam desde 2007, tem como objetivo principal aumentar as atividades comerciais e de serviços; o uso do espaço público na parte da noite, inclusive realizar eventos culturais e esportivos, desta forma aumentar a renda e postos de trabalho, melhorar a mobilidade, a segurança e o acesso para pessoas com necessidades especiais.

"Dentre as principais novidades estão a implantação do sistema "traffic calming" em todos os cruzamentos da via para garantir a segurança e comodidade aos pedestres".


Dentre as principais novidades estão a implantação do sistema "traffic calming" em todos os cruzamentos da via para garantir a segurança e comodidade aos pedestres. Nestes trechos, os motoristas terão que reduzir a velocidade. O piso da rua será nivelado ao da calçada, que terá barras de segurança para impedir a travessia fora da faixa de pedestres. A via também passará a contar com uma faixa de rolamento e uma de estacionamento (com 6 metros), e também uma ciclofaixa em toda a sua extensão (com 1,20 m de largura).

"A via também passará a contar com uma faixa de rolamento e uma de estacionamento (com 6 metros), e também uma ciclofaixa em toda a sua extensão (com 1,20 m de largura) ... e 13 bicicletários".


A Moreira César receberá ainda a instalação de pisos táteis, de acordo com as modernas normas de acessibilidade, 13 bicicletários, padronização de todos os equipamentos e mobiliário urbano (como bancas de flores e de jornais, lixeiras, jardineiras e bancos), e nova programação visual como forma de reforçar sua identidade.

Haverá, ainda, a substituição de toda a fiação aérea pelo sistema subterrâneo; instalação de novos postes com duas saídas de luz (uma mais alta para a rua e outra mais baixa para a calçada; monitoramento permanente por câmeras de segurança; acesso livre à internet, com rede wi-fi; instalação de 28 totens multimídia para informação; reforço na limpeza urbana, com ênfase na coleta seletiva de lixo, reaproveitamento de águas cinzas e logística reversa de embalagens, insumos e equipamentos.

"Haverá, ainda, a substituição de toda a fiação aérea pelo sistema subterrâneo; instalação de novos postes com duas saídas de luz (uma mais alta para a rua e outra mais baixa para a calçada; monitoramento permanente por câmeras de segurança..."


O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Fabiano Gonçalves, destacou a integração dos órgãos da Prefeitura para o projeto sair do papel.

"É um trabalho de quase dois anos junto com a secretarias de Urbanismo, Meio Ambiente e a Emusa. O ganho será muito grande. Nós cumprimos mais de 100 exigências entre idas e vindas e conseguimos fazer toda a modelagem do processo, mas não acabou o desafio, estamos agora discutindo o transcurso da obra. Nós temos certeza que o resultado vai valer a pena todo o esforço", opinou.

Fonte: Prefeitura de Niterói






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.