quarta-feira, 17 de junho de 2015

Beltrame anuncia mais policiais civis e estuda batalhão exclusivo para Niterói


Encontro realizado nesta quarta-feira, reuniu autoridades, empresários, políticos e representantes da sociedade civil


Apesar de ter descartado possibilidade anteriormente, secretário disse que é preciso levar proposta ao governador

Lucas Benevides

Em encontro realizado nesta quarta-feira (17) com o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e representantes da sociedade civil, o secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, disse que vai levar o pedido de implantação de um batalhão de Polícia Militar exclusivo para Niterói para o Estado Maior da PM e o governador Luiz Fernando Pezão. Mais cedo, ele havia descartado a possibilidade. A cidade atualmente divide o efetivo de policiais com o município de Maricá. Segundo Beltrame, os custos operacionais para o empreendimento são altos, o que inviabilizaria a sua construção neste momento. No entanto, durante o encontro, três medidas foram anunciadas: os reforços de policiais civis nas delegacias da cidade até o fim deste mês; a presença de 25 PMs em motos do Batalhão de Choque; e a instalação de um Centro Integrado de Polícia de Proximidade (Cipp) na Região Oceânica.

A reunião, que aconteceu na sede da Câmara de Dirigentes e Lojistas de Niterói (CDL), no Centro, foi um pedido do prefeito Rodrigo Neves em uma tentativa de conter os recentes casos de violência na cidade. Para ele, apesar de dispositivos em andamento como o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), que será inaugurado ainda neste mês, em Piratininga, ainda é necessário mais para combater a violência.

“Além do Cisp, iremos inaugurar hoje a cabine compartilhada da Polícia e da Guarda Municipal em Piratininga. Mesmo assim, sabemos que mais coisas precisam ser feitas. Em conversa com o secretário, pedimos algumas coisas, como o Cipp na Região Oceânica, além do reforço nas delegacias, onde entendemos ser importante para fortalecer as investigações e combater a criminalidade na nossa cidade, além da criação de um batalhão exclusivo para Niterói”, ressaltou o prefeito.

Segundo o secretário José Mariano Beltrame, a visita dele se fez necessária para dar uma resposta aos recentes crimes que aconteceram em Niterói.

“Eu tenho que dar uma satisfação daquilo que eu posso e o que eu não posso fazer. Existe sempre o bom, o ótimo e o impossível do que pode ser feito. Temos algumas ações em andamento. O efetivo da Polícia Militar no Batalhão de Niterói é um dos maiores do Estado, além disso, temos uma companhia para criar [Cipp na Região Oceânica]. Niterói vem baixando o índice de criminalidade há cinco meses, mas baixar índice de criminalidade não vai trazer sensação de segurança”, analisou Beltrame.

O secretário ressaltou ainda que essa sensação de segurança “é subjetiva”, no entanto, ele se mostrou otimista e garantiu que apenas diminuindo a criminalidade é que os moradores da cidade se sentirão seguros.

“Eu ouvi todos os pedidos do prefeito e o anseio dos presentes aqui, que vão desde a presença de mais policiais nas ruas ou da criação de um batalhão até a criação de estratégias específicas para a cidade. Temos algumas tarefas a fazer, mas existem coisas que infelizmente dependem de conversas com o Estado Maior da PM e com o governador. Eu não gosto de falar, eu gosto de fazer”, desconversou Beltrame.

Segundo Rodrigo Neves, não há mágica para resolver o problema de segurança pública. E ele ressaltou que vai continuar cooperando com o Estado da maneira que puder.

“Mais cem policiais nas cinco delegacias da cidade é o número mínimo para que funcionem a contento na apuração dos crimes. O secretário sinalizou que atenderá esse nosso pleito. Além disso, 750 novos policiais estarão se formando e o município deverá receber alguns desses PMs”, ressaltou.

Entre os presentes estavam o vice-prefeito Axel Grael; secretários municipais; o comandante do 12º BPM, Gilson Chagas; além dos presidentes da CDL, Fabiano Gonçalves; da Associação Comercial, Luiz Paulino Moreira Leite; e da Ademi-Niterói, Jean Pierre Biot.

Reforço na segurança

Policiais militares do Batalhão de Choque (BPChoque) reforçam o policiamento em Niterói desde a tarde de terça-feira (16), segundo o Governo do Estado. O 12º BPM (Niterói) está atuando com o apoio de 25 motocicletas do Grupamento Tático de Motociclistas (Getem) que realizam o patrulhamento pelos bairros de São Francisco, Icaraí, Fonseca e Centro.

Segundo o comandante do 12º BPM, Cel. Gilson Chagas, desde o mês passado 150 policiais militares já reforçam o efetivo do município e estão prontos para atuarem na Companhia Integrada de Polícia de Proximidade (CIPP) nos bairros de Santa Rosa e Icaraí, que serão inauguradas, em breve, através de uma parceria com a Prefeitura de Niterói.

Chagas informou que o batalhão mantém o policiamento ostensivo nos locais em que há maior incidência de crimes registrados, por isso solicita que denúncias sejam feitas através do 190 ou do Disque-Denúncia: 2253-1177 e ressalta a importância do registro das ocorrências nas delegacias para que o estudo da mancha criminal possibilite novas estratégias de policiamento para a cidade.

Fonte: O Fluminense


--------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

Prefeito de Niterói reivindica ações para melhorar a segurança na cidade em reunião com o secretário José Mariano Beltrame
Após novos casos de violência em Niterói, Beltrame se reúne com prefeito da cidade







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.