quarta-feira, 17 de junho de 2015

Após novos casos de violência em Niterói, Beltrame se reúne com prefeito da cidade




Rodrigo Neves subiu o tom das críticas à política de segurança e defende batalhão exclusivo para o município

por Gustavo Schmitt

RIO - Após uma sucessão de casos de violência registrados em Niterói, na última semana, o prefeito Rodrigo Neves vai se reunir na tarde desta quarta-feira com o secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame. Em entrevista ao GLOBO, Rodrigo subiu o tom das críticas à política de segurança do estado para a Região Metropolitana. Contrariado com as declarações feitas por Beltrame, que afirmou que os índices de violência caíram em maio em Niterói, o prefeito disse que a sensação de segurança piorou na cidade.

Num ataque direto ao secretário, Rodrigo chegou a dizer que, desde que tomou posse como prefeito de Niterói, em 2012, tem se sentido como “subsecretário estadual de segurança”, tamanha a quantidade de casos de violência que têm sido registrados no município.

— Eu discordo do secretário. Não adianta falar que os índices de violência diminuíram na cidade, se a sensação de insegurança aumentou. Tenho me sentido como subsecretário estadual de segurança — disse o prefeito, sem disfarçar a irritação.

Rodrigo reivindica um batalhão exclusivo para Niterói, já que o 12º BPM divide o policiamento entre os municípios de Niterói e Maricá. O prefeito também pleiteia aumento de efetivo de PMs para o batalhão que conta hoje com 1.033 homens, ante um total de mais de 1.800 homens no início dos anos 2000. Apesar disso, nos últimos dois anos, a cidade já recebeu um incremento no contingente de mais de 300 PMs, além da instalação de quatro companhias destacadas.

— Eu reconheço que houve tentativas da secretaria de Segurança de ampliar o efetivo da cidade. No entanto, as ações feitas até agora foram insuficientes — afirmou o prefeito.

Rodrigo destacou que seu governo já investiu R$ 30 milhões na área de segurança com ações como a reforma de cabines da PM, construção de companhias destacadas e de uma central de monitoramento de câmeras, com inauguração prevista para junho.

— Embora segurança não seja obrigação do município, a prefeitura tem sido parceira do estado e feito investimentos na tentativa de ajudar a polícia — alfinetou o prefeito, que ainda pretende implantar uma política de armamento dos guardas municipais de Niterói.

Após participar de uma reunião com o presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), na tarde terça-feira, Beltrame disse que estuda alternativas para melhorar o policiamento de Niterói, mas não confirmou quais seriam essas medidas.

— Eu sei que o prefeito está chateado, mas o fato é que as estatísticas de violência em Niterói caíram em maio. A cidade já recebeu aumento de efetivo e estou estudando alguma medida alternativa — afirmou o secretário, sem dar detalhes.

Fonte: O Globo

-----------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

Prefeito de Niterói reivindica ações para melhorar a segurança na cidade em reunião com o secretário José Mariano Beltrame








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.