quarta-feira, 17 de junho de 2015

Prefeito de Niterói reivindica ações para melhorar a segurança na cidade em reunião com o secretário José Mariano Beltrame




O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, acompanhado de representantes de entidades civis e empresariais do município, teve uma reunião na tarde desta quarta-feira (16.6) com o secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, para discutir ações visando melhorias para a segurança na cidade. Neves apresentou três propostas ao secretário com o objetivo de aumentar a sensação de segurança da população: reforço do efetivo de policiais civis nas cinco delegacias distritais de Niterói; a implantação de uma Companhia de Polícia de Proximidade (CPP) na Região Oceânica, nos moldes da que será implementada no bairro de Santa Rosa até o fim do mês; e a transformação do 12º BPM em batalhão exclusivo para o policiamento do município.

Neves afirmou a Beltrame que, apesar da redução dos índices de criminalidade na cidade, não houve melhora na sensação da segurança por parte da população. “É necessária uma ação mais eficiente, com maior ostensividade das forças de segurança pública. Não é possível apenas uma ação emergencial, que já está em curso, como é o caso do patrulhamento motorizado. Nós entendemos que, além dessa ação, é necessário um enfrentamento mais estrutural, através de um plano de trabalho específico para Niterói”, afirmou o prefeito.

Rodrigo Neves destacou ainda que as três medidas pleiteadas durante a reunião vão melhorar a sensação de segurança. “Nós acreditamos que se essas três medidas forem implantadas pela Secretaria de Segurança, evidentemente que não vão resolver todos os problemas, mas irão melhorar os indicadores e sobretudo aumentar a percepção de segurança pelos niteroienses. Também reafirmamos o nosso interesse em cooperar, como temos feito nesses dois anos”, disse o prefeito.

O secretário José Mariano Beltrame se comprometeu com o prefeito e com os representantes das entidades que participaram do encontro que encaminhará os pleitos. Em relação ao aumento de efetivo de policiais civis nas delegacias, a chegada de novos policiais está prevista para os próximos dias. “Mais cem policiais nas cinco delegacias da cidade é o número mínimo para que funcionem a contento na apuração dos crimes. O secretário sinalizou que atenderá esse nosso pleito", ressaltou Neves.

Com relação à questão do 12º BPM como batalhão exclusivo de Niterói e da Companhia de Policiamento de Proximidade na Região Oceânica, Beltrame informou que vai conversar com o comando do Estado Maior para estudar esse planejamento. “E nós vamos continuar cooperando. Nesta quinta-feira a prefeitura entregará uma cabine da PM que foi reformada pela gestão municipal, em Piratininga, na Região Oceânica, onde policiais militares trabalharão integrados com guardas municipais. Também vamos inaugurar o primeiro centro de monitoramento para a segurança pública do estado em Niterói. No entanto, além de cooperar, vamos sobretudo cobrar melhorias na performance da ação das forças de segurança pública em Niterói para devolver a tranquilidade à cidade”, concluiu o prefeito.

O secretário José Mariano Beltrame reiterou que os índices de criminalidade em Niterói estão em queda há cinco meses, o que provaria o acerto da estratégia de segurança pública na cidade. “O que cria a sensação de segurança é a continuidade da redução dos indicadores criminais. E como em Niterói esses índices estão caindo há vários meses, mostra que estamos no caminho certo”, afirmou.

Beltrame disse ainda que desde a última segunda-feira o batalhão de Niterói recebeu o reforço de 24 motocicletas para o policiamento ostensivo e que, a partir da próxima semana, 750 novos policiais estarão se formando e que o município deverá receber alguns desses PMs.

“A reunião foi muito importante porque contribuiu para que tenhamos a percepção do sentimento dos moradores da cidade”, finalizou.

Também participaram da reunião o vice-prefeito Axel Grael; os secretários municipais de Ordem Pública, Marcos Jardim; Executiva, Maria Célia Vasconcellos; de Participação Social, Anderson Pipico; de Governo; o comandante do 12º BPM, Gilson Chagas; o presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Niterói, Moacyr Chagas de Souza; além dos presidentes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Fabiano Gonçalves; da Associação Comercial, Luiz Paulino Moreira Leite; da Ademi-Niterói, Jean Pierre Biot.

Fonte: Prefeitura de Niterói


--------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

Após novos casos de violência em Niterói, Beltrame se reúne com prefeito da cidade







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.