segunda-feira, 15 de junho de 2015

Prefeitura entrega obras de reforma e ampliação da Umei Olga Benário Prestes, no Engenho do Mato




 
A Prefeitura de Niterói entregou na tarde desta sexta-feira (12.6) as obras de reforma e ampliação da Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Olga Benário Prestes, no Engenho do Mato.
 
A unidade recebeu pintura e ganhou nova sala de aula, sala de professores, banheiros, sala multimeios, secretaria e sala da direção. A Umei tem capacidade para 140 alunos, dos 2 aos 6 anos de idade. Durante a solenidade de entrega das obras, com a presença do prefeito, a escola também recebeu cinco netbooks, que auxiliarão os professores nas aulas de leitura e matemática.
 
As reformas da UMEIs estão previstas no programa Mais Infância, lançado em 2013, e que tem por objetivo aumentar o número de vagas, além de requalificar o ensino infantil na rede municipal. O programa, que conta com a parceria do governo federal através do programa Brasil Carinhoso, atua em quatro vertentes: construção de novas unidades, municipalização de escolas estaduais, reforma e ampliação das unidades existentes e incorporação gradativa de creches comunitárias.
 
O programa de expansão e reforma de escolas da rede municipal também entregará obras neste sábado (13.6) na escola Tiradentes, às 9h, no bairro Tenente Jardim. Ao longo deste mês também estão previstas a entrega das reformas da Umei Antônio Vieira, no Morro do Estado, e da escola Júlia Cortines, em Icaraí.

"Quando assumimos o governo eram 3.200 professores, hoje são 5.000. Fizemos o plano de cargos e salários para os profissionais e, até 2016, estaremos investindo R$ 100 milhões na valorização dele". Prefeito Rodrigo Neves
Em relação às escolas municipais, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e da Fundação de Educação de Niterói, também está desenvolvendo um projeto que prevê e melhoria das condições de todas as unidades que fazem parte da rede municipal, incluindo a reforma e ampliação dos prédios escolares.
 
O chefe do Executivo municipal disse que renova suas energias quando visita uma escola.
 
“O maior legado que vamos deixar é o investimento em educação. Investimos em diversas áreas, na dragagem e pavimentação, na construção da TransOceânica e do Centro Integrado de Segurança Pública. Eu tenho orgulho de olhar nos olhos de vocês e dizer que eu sou o prefeito que, junto com essa equipe, mais inaugurou escolas na história da Prefeitura de Niterói em dois anos. São 16 escolas em dois anos. Estou muito feliz de estar aqui hoje. Hoje a cidade tem um rumo, um projeto de desenvolvimento com planejamento e gestão. Vamos fazer a educação de Niterói uma referência para o estado e o país”, afirmou Rodrigo, ao lado das diretoras Tereza Raquel de Moraes e Natasha Sardo.
 
"Além das 16 novas escolas, recém inauguradas, estamos procurando reformar as unidades existentes. Este ano, já fizemos intervenção em 25 escolas, totalizando 43 unidades reformadas desde 2013". Prof. Flávia Monteiro de Barros, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.
“Além das novas escolas construídas e inauguradas nos dois últimos anos, desenvolvemos, em 2015, uma intensa agenda de obras de reforma e ampliação das unidades escolares. O objetivo é proporcionar as condições adequadas para a realização do trabalho pedagógico em toda a rede municipal. O nosso compromisso é investir numa educação de qualidade", explica a secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros.
 
Já para o presidente da FME, professor José Henrique Antunes "o padrão de qualidade das obras que estão sendo entregues à comunidade escolar reafirma o compromisso do governo em garantir uma educação inclusiva, tecnologicamente adequada para o desenvolvimento dos nossos alunos e principalmente, condições de segurança para o trabalho dos nossos profissionais. Entregamos muitas escolas novas, mas não esquecemos das antigas, que estão recebendo essas obras de reforma".
 
A doméstica Perediane de Jesus de Assis, 34 anos, moradora do Engenho do Mato, disse que a unidade ficou muito melhor depois da reforma. A filha Danielle, de 6 anos, estuda na Umei desde quando tinha 2. “Sempre gostei muito dessa creche, minha filha sempre foi muito bem tratada e posso trabalhar tranquila porque sei que ela está em um local seguro e com muitas atividades. Depois da obra ficou ainda melhor”, afirmou.
 
O presidente da Associação de Moradores do Engenho do Mato, Roberto Barbosa, agradeceu ao prefeito Rodrigo Neves pela atenção que a atual gestão está dando ao bairro. “As coisas estão acontecendo no Engenho do Mato, muitas obras, não só a da creche. Vamos ganhar uma quadra de esporte, que vai beneficiar todos os moradores do bairro. Temos que agradecer de coração”, disse.

Fonte: Prefeitura de Niterói


----------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

Prefeitura de Niterói e governo federal lançam programa NutriSUS


AÇÕES DA PREFEITURA DE NITERÓI NA ÁREA DE EDUCAÇÃO:
ESCOLAS
 
CRECHES
 
BIBLIOTECAS
 
TELECENTROS E PLATAFORMAS DIGITAIS
PROGRAMAS REALACIONADOS À EDUCAÇÃO
 Outras boas notícias relacionadas à área de educação:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.