sábado, 4 de julho de 2015

DESTAQUE PARA NITERÓI, PARA A VELA E PARA O RIO YACHT CLUB NA CERIMÔNIA DE APRESENTAÇÃO DA TOCHA OLÍMPICA EM BRASÍLIA


Os velejadores Torben Grael e Isabel Swan, medalhistas olímpicos, atletas do Rio Yacht Club (Sailing), de Niterói, foram convidados para subir ao palco, representando os atletas brasileiros, na cerimônia de apresentação da Tocha Olímpica dos Jogos Rio 2016.
Foto Axel Grael.

Acompanhados pela presidente Dilma Roussef e Carlos Nuzman (COB), no momento em que a tocha foi revelada.
Foto Axel Grael
 
Tocha Olímpica.
Foto Axel Grael

No auditório lotado, representantes de 300 cidades e várias autoridades, atletas e patrocinadores, prestigiaram o evento.
Foto Axel Grael

Presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, discursa durante a cerimônia.
Foto Axel Grael

Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, discursa durante a cerimônia.
Foto Axel Grael

Governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, discursa durante a cerimônia.
Foto Axel Grael.


Nas fotos acima, a presidente da República, Dilma Roussef, em seu pronunciamento.
Fotos Axel Grael

Ontem, representei a cidade de Niterói na cerimônia de apresentação oficial da Tocha Olímpica dos Jogos Rio 2016.

Com muito orgulho, vi o meu irmão Torben Grael, maior medalhista olímpico do país, juntamente com a também medalhista Isabel Swan - primeira mulher brasileira a conquistar uma medalha olímpica na vela, serem chamados ao palco para representar os atletas brasileiros no ato de apresentação da Tocha Olímpica.

NITERÓI, VELA E SAILING

Além de velejadores, tanto Torben Grael como Isabel Swan são atletas do Rio Yacht Club (o mais tradicional clube de vela do país, conhecido como Sailing) e são de Niterói.

Niterói, uma cidade pioneira no esporte nacional, berço de alguns dos maiores nomes do esporte brasileiro e que já produziu seis medalhistas olímpicos, que trouxeram para casa oito medalhas, TODAS NA VELA, será uma das cidades a receber a Tocha Olímpica em 2016.

Que o reconhecimento do protagonismo de Niterói no esporte revele mais atletas e que os atuais esforços da Prefeitura e das organizações esportivas da cidade gerem bons resultados e uma população cada vez mais saudável e motivada.

Axel Grael


----------------------------------------------


Tocha olímpica passará por cerca de 300 cidades de todo o Brasil

Cerca de 12 mil pessoas participarão do revezamento da chama dos Jogos do Rio-2016
 
por

BRASÍLIA - A tocha olímpica dos Jogos do Rio-2016 foi apresentada nesta sexta-feira em uma cerimônia em Brasília que contou com a presença da presidente Dilma Rousseff. O revezamento da tocha vai durar de 90 a 100 dias e passará por cerca de 300 cidades dos 26 estados brasileiros e mais o Distrito Federal. Cerca de 12 mil pessoas carregarão a chama olímpica até o início dos Jogos no ano que vem.

ESPECIAL: O trajeto da tocha olímpica no Brasil

INFOGRÁFICO: Conheça a tocha olímpica em detalhes

Por aqui, o revezamento começa por Brasília, em uma data indefinida de maio, e terminará em 5 de agosto, no Rio de Janeiro, quando a pira olímpica será acesa no Maracanã, na festa de abertura da Rio-2016. A seleção dos condutores ocorrerá até o fim de 2015. As regras serão divulgadas pelos patrocinadores. O Comitê Olímpico Internacional (COI), o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e o Comitê Organizador Rio 2016 também farão indicações. Todos os nomes selecionados — inclusive de participantes reservas, para os casos de ausência — passarão por uma checagem de antecedentes. Não há espaço para ficha-suja.



— A cerimônia de revezamento representa uma conexão entre os jogos na Grécia Antiga e as Olimpíadas modernas. O participante não precisa ser necessariamente um atleta. Os condutores da tocha serão selecionados entre aqueles que usam de alguma forma seu tempo para trazer um impacto positivo para outros. Pode ser qualquer pessoa: de líder comunitário a um professor de educação física cuja dedicação é reconhecida — explica o diretor de Cerimônias do Comitê Organizador Rio 2016, Leonardo Caetano.

O perfil de cada condutor será divulgado a partir do final de 2015. A ideia é compartilhar suas histórias de vida como combustível de inspiração para a produção de novos exemplos.

"... o prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse que mais de 60% dos custos das Olimpíadas do Rio serão pagos pelo setor privado".

Em seu discurso durante a cerimônia, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse que mais de 60% dos custos das Olimpíadas do Rio serão pagos pelo setor privado. Depois dele, o governador do estado do Rio, Luiz Fernando Pezão, fez coro, afirmando que essa participação das empresas só foi possível graças à criatividade e ousadia de Paes. Se dependesse apenas dos recursos públicos, disse Pezão, o Rio teria "muita dificuldade" para realizar os Jogos.


"Se dependesse apenas dos recursos públicos, disse Pezão, o Rio teria "muita dificuldade" para realizar os Jogos".

O governador aproveitou para agradecer ao governo federal por permitir a presença do Exército no Complexo da Maré há um ano e quatro meses e informou que, no período, a taxa de homicídios caiu de 26 para cada 100 mil habitantes para cinco para cada 100 mil habitantes.

Já a presidente Dilma Rousseff disse que o Brasil fará uma Olimpíada segura, da mesma forma que organizou uma Copa do Mundo com segurança. Ao comparar os dois eventos no discurso, ela acabou se confundindo e conclamou os visitantes a virem para a Copa.

- Nós temos certeza de que faremos uma Copa segura, uma Copa que vai garantir. Aliás, desculpe, uma Olimpíada. Nós fizemos uma Copa segura. Eu disse para eles que se nós fomos capazes de garantir a segurança em 12 cidades, nós somos capazes de garantir a segurança em uma cidade. Quero dizer a todos aqueles que querem vir a essa Copa, a essa Olimpíada, que venham. E participem, com a certeza de que serão muito bem recebidos, e que nós teremos condições de dar o atendimento adequado- afirmou a presidente.

Fonte: O Globo


--------------------------------------


SAIBA MAIS SOBRE:

FAMÍLIA SCHMIDT GRAEL
Sobre Torben Grael
Sobre Lars Grael

RIO YACHT CLUB
Ou também www.ryc.esp.br







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.