sábado, 4 de julho de 2015

Medidas de adaptação às mudanças climáticas serão discutidas pelo Brasil




Medidas de adaptação às mudanças climáticas serão discutidas pelo Brasil com a comunidade internacional. Encontro que ocorre entre esta quarta (01/07) e quinta-feira (02/07), no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, reúne representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e de órgãos ambientais de outros oito países para estabelecer ações domésticas em áreas como combate à desertificação, segurança alimentar e agricultura.

Essa será a segunda reunião do Comitê da Rede Global para Planos Nacionais de Adaptação, criado, no fim do ano passado, na 20ª Conferência das Partes (COP 20) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês), em Lima, capital peruana. Além do Brasil, o comitê é integrado por especialistas da Alemanha, Malawi, Jamaica, Filipinas, África do Sul, Togo, Reino Unido e Estados Unidos.

USO SUSTENTÁVEL

No Brasil, o Plano Nacional de Adaptação às Mudanças do Clima está em fase de elaboração, sob a coordenação do MMA. O documento deverá ser colocado em consulta pública em breve e deverá prever ações de uso sustentável da fauna e da flora brasileiras no combate aos prejuízos causados pelo aquecimento global. A expectativa é que as contribuições enviadas pela sociedade sejam analisadas até o fim do ano e que o Plano fique pronto no primeiro semestre de 2016.

Ações de adaptação se referem a iniciativas e medidas capazes de reduzir a vulnerabilidade dos sistemas naturais e humanos frente aos efeitos atuais e esperados da mudança do clima. Ou seja, é uma forma de resposta para lidar com possíveis impactos e explorar eventuais oportunidades. A elaboração de uma estratégia de adaptação envolve, entre outras coisas, a identificação da exposição a esses impactos com base em projeções e cenários climáticos.

SAIBA MAIS

Apesar de considerado um fenômeno natural, o efeito estufa tem sido intensificado nas últimas décadas e, com isso, gerado mudanças climáticas. Essas alterações resultam do aumento descontrolado das emissões de gases como o dióxido de carbono e o metano. A liberação dessas substâncias é consequência de diversas atividades humanas, entre elas o transporte urbano, o desmatamento, a agricultura, a pecuária e a geração e o consumo de energia.

Fuente original: http://www.mma.gov.br/

Fonte: ECOticias 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.