domingo, 26 de julho de 2015

NOVA PRAÇA MAUÁ: o Centro do Rio de Janeiro volta a olhar de frente para a Baía de Guanabara


Na última sexta feira, aproveitei uma agenda de reuniões e entrevistas na Praça Mauá, no Centro do Rio de Janeiro, e pude constatar a beleza do resultado das obras de remodelação urbana daquela outrora área degradada da cidade.

Com o Museu de Arte do Rio (MAR) já funcionando, o Museu do Amanhã tomando forma e a urbanização do entorno se concluindo, vislumbra-se um novo cenário. A Praça Mauá ganhou mais amplitude, o casario histórico ganhou mais destaque e visibilidade e o pedestre recuperou espaço que havia perdido para o automóvel.

Em breve, Niterói também terá o seu Centro renovado através do projeto de Requalificação Urbana da Área Central, que será implantada pela Prefeitura de Niterói (saiba mais aqui).

Axel Grael


-------------------------------------------------

Veja as fotos que tirei na ocasião:

Praça Mauá, com o início da Avenida Rio Branco ao fundo. Foto Axel Grael.

Aspecto do tratamento paisagístico. Ao fundo, o prédio Rio Branco 1 contrasta com o casario antigo do I Distrito Naval. Foto Axel Grael

Sob nuvens que parecem delicadas pinceladas, o Museu do Amanhã, projeto do arquiteto espanhol Calatrava, que está sendo erguido no antigo Pier Mauá, começa a ganhar as suas formas finais. Foto Axel Grael. 

O calçadão litorâneo permitira que o pedestre desloque-se pela orla da Praça Mauá até a Praça XV, passando pelas instalações militares da Marinha, antes fechadas à visitação pública. Foto Axel Grael.




-------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

Prefeito de Niterói sanciona lei que institui a Operação Urbana Consorciada para revitalização do centro da cidade
Projeto de Requalificação do Centro de Niterói apresentado no TEDxRio Metrópole nessa terça-feira
Mudanças no Centro de Niterói terão início ainda este ano
Estudo e Relatório de Impacto Ambiental do projeto de revitalização da área central de Niterói serão concluídos no primeiro semestre de 2015 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.