terça-feira, 14 de julho de 2015

Prefeito de Niterói se encontra com ministro da Defesa em Brasília. Na pauta: Segurança em Niterói para a Rio 2016, Aldeia Imbuí e o Museu do Homem na Guanabara


Rodrigo Neves foi a Brasília para um encontro com o ministro da Defesa Jacques Wagner para tratar de assuntos envolvendo Olimpíadas, aldeia Imbuhy e um museu no Gragoatá.
Foto: Divulgação / Paulo Henrique Freitas de Paula


Foram discutidos segurança nas olimpíadas, famílias na Aldeia Imbuhy e um museu no Forte Gragoatá

Em encontro com o ministro da Defesa, Jacques Wagner, na tarde desta segunda feira (13.7), em Brasília, o prefeito de Niterói apresentou três solicitações para a cidade: inclusão do município no planejamento estratégico e de segurança dos Jogos Olímpicos; busca de uma solução para as famílias que moram na Aldeia Imbuí; e utilização do Forte do Gragoatá pela prefeitura e pela UFF para a implantação de um museu e do Centro de Altos Estudos Estratégicos no local.

Sobre o planejamento da segurança para os jogos, o preferito ressaltou que Niterói abrigará cerca de 40 delegações estrangeiras, a maioria da vela, e que é fundamental que o município seja atendido pelo esquema de segurança montado pelos Ministério da Defesa e pela secretaria de segurança do governo do estado do Rio de Janeiro.

"Niterói é a única cidade, além do Rio, que vai receber delegações e estará intimamente ligada à realização dos jogos. Os atletas treinarão em Niterói e se deslocarão para a capital nos dias de competições. Assim, é de suma importância que todo o planejamento da segurança, inclusive com o auxílio das forças de segurança nacionais, considere essa realidade desde já" disse o prefeito.

A respeito da Aldeia Imbuí, o chefe do Executivo municipal sugeriu a busca de uma solução em alternativa à retirada das famílias do local, conforme determinou a Justiça. O ministro mostrou-se favorável à sugestão e pediu que a prefeitura desenvolva alternativas e converse também com o Comando Militar do Leste sobre o assunto.

Por fim, o prefeito apresentou o pedido de utilização do Forte do Gragoatá pela prefeitura e pela Universidade Federal Fluminense. No local, Neves adiantou que pretende construir o Museu do Homem na Baía de Guanabara, enquanto a UFF utilizaria parte do mesmo espaço para a implantação do instituto de de Altos Estudos Estratégicos.

"Tivemos uma agenda muito positiva com o ministro. Pedimos a inclusão de Niterói desde já neste planejamento. A atribuição constitucional da segurança é do estado. Mas nos estamos cooperando. Em breve inauguraremos o primeiro centro de comando integrado para segurança pública construído com recursos próprios e que será disponibilizado para as forças policiais do estado. Esperamos que a Secretaria de Segurança, em parceira com o Ministério da Defesa inclua Niterói nas ações preparatórias dos próximos 12 meses, voltadas ao esforço integrado entre essas duas esferas."

O ministro se prontificou a encaminhar essa questão para o comando de eventos do Ministério da Defesa e ressaltou que a decisão final sobre o assunto também dependerá de entendimentos com a secretaria de segurança do estado.

"Parte da nossa preocupação é com as delegações. Na copa, onde havia delegações, houve ações de segurança específicas. É isso é uma questão levada em consideração. Obrigatoriamente, onde houver delegação deverá haver um planejamento específico" declarou Wagner, que solicitou, ainda, um mapeamento, por parte da prefeitura, dos pontos onde ficarão as delegações estrangeiras.

Em relação à Aldeia Imbuí, o prefeito também explicou como o pedido foi recebido.

"O ministro acolheu com bom entendimento a sugestão do prefeito de que o processo precisa de mais diálogo e de uma solução que ampare as famílias que vivem há décadas naquela região", contou Neves.

Jacques Wagner mostrou-se receptivo à ideia e comprometeu-se a avaliar a questão.

Por fim, a questão do Forte do Gragoatá, foi apresentada. De acordo com a proposta, o forte poderá ser utilizado em parceira para o Instituto de Altos Estudos Estratégicos, o primeiro e único do país e que hoje funciona em salas improvisaras na UFF e que poderia ocupar parte da instalação militar. Além disso a implantação do Museu do Homem na Guanabara, com apoio da prefeitura e um centro de visitação. As equipes do ministério e da prefeitura vão conversar sobre o assunto.

Roberto Salles, secretário de governo e ex-reitor da UFF, e que participou do encontro, revelou que o instituto foi criado em 2010 e que o forte do Gragoatá poderia, ainda, ser utilizado para mais uma iniciativa.

"Além de sede desse curso, doaríamos instalar ali um centro de monitoramento das condições das águas da baía numa parceria da UFF com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
Fonte: Prefeitura de Niterói e O Fluminense






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.