terça-feira, 7 de julho de 2015

Prefeitura Móvel: Engenhoca vai ganhar UMEI e novo mobiliário urbano


Prefeito Rodrigo Neves abre a agenda da Prefeitura Móvel na Engenhoca. Foto de Mariane Thamsten.

Moradores e participantes reúnem-se com o prefeito e sua equipe. Foto de Mariane Thamsten.


A Prefeitura de Niterói deu início nesta segunda-feira (6/7) a mais uma edição do projeto "Prefeitura Móvel", desta vez no bairro da Engenhoca, na Zona Norte da cidade.

Na abertura do evento no Colégio Estadual Mullulo da Veiga, o prefeito anunciou que o bairro vai receber essa semana um novo mobiliário urbano, com a instalação de novos abrigos de ônibus, mais quatro ruas serão recapeadas e, na próxima quarta-feira (8/7), a Prefeitura lançar o edital de licitação para o início das obras de uma UMEI (Unidade Municipal de Educação Infantil) da comunidade Coronel Leôncio.

O prefeito informou ainda que, na quinta-feira (9/7) será lançado o edital para a segunda etapa das obras da Plataforma Urbana Digital da Engenhoca.

Neste primeiro dia de "Prefeitura Móvel", o prefeito visitou a Policlínica da Engenhoca, percorreu ruas que foram recapeadas, conversou com moradores e se reuniu com secretários.

Vários órgãos municipais, como as secretarias de Educação, Obras, Assistência Social e Direitos Humanos, Conservação e Serviços Públicos e Saúde, montaram postos de atendimento no local para conversarem com a população.

O chefe do Executivo municipal destacou que o Prefeitura Móvel tem como objetivo aproximar o poder público da população.

"Esse projeto permite que o prefeito e os secretários fiquem mais próximos das pessoas, dos cidadãos. Isso é muito importante porque a burocracia muitas vezes afasta o poder público dos cidadãos. Nosso governo tem uma característica diferente. Buscamos o diálogo o tempo todo. O prefeito e os secretários têm esse compromisso de estarem na rua, ouvindo as pessoas. O mais importante para os niteroienses é saber que hoje há uma Prefeitura com disposição para ouvir, escutar e com vontade de acertar. E aqui na Engenhoca, o nosso objetivo é ouvir os moradores. Vamos desenvolver várias ações para atender as necessidades da comunidade. Deixaremos uma semente aqui e vamos regá-la ao longo dos próximos meses para ter como resultado, uma maior atenção à comunidade", explicou.

O prefeito afirmou que, durante a semana, além de despachar do local com os secretários, irá também realizar reuniões com as equipes da saúde e educação, e visitar comunidades, como a Coronel Leôncio.

Durante a visita às ruas do bairro, o chefe do Executivo municipal afirmou que 16 vias da Engenhoca foram recapeadas este ano, entre elas as travessas Francisco Esteves, Arantes, Norival Freitas, Floriano Peixoto, Potiguara, Pastor José de Melo, José Carreteiro e Renato Araújo. As próximas vias serão a Henrique Castrioto, Júlio Fróes e travessas A e 1.

"Recuperamos praticamente todas as principais ruas da Engenhoca que há mais de 30 anos não tinham investimentos. Vamos iniciar a instalação do novo mobiliário urbano da Engenhoca, da mesma forma que foi implantado em são Francisco, Icaraí e Largo da Batalha", explicou.

Sobre a Plataforma Urbana Digital, o prefeito afirmou que o projeto vai requalificar a Engenhoca.

"A plataforma é um grande equipamento cultural e social de qualificação. Ela tem um desenho futurístico que vai requalificar toda a região da praça e o entorno", salientou.

A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) iniciou a primeira fase da implantação dos novos cinco abrigos de ônibus na Rua Vereador José Vicente da Costa Sobrinho. As bases começaram a ser instaladas no final da tarde desta segunda-feira.

A Seconser realizou ao longo do dia limpeza de caixas de passagem com o caminhão Vac-all na extensão da Rua Vereador José Vicente da Costa Sobrinho. Além disso, a equipe de conservação também esteve na Praça da Paz.

Apoio da comunidade

Líderes comunitários da região elogiaram a iniciativa da Prefeitura. A presidente da Associação de Moradores da Nova Brasília, Janaína Carvalho, afirmou que o Prefeitura Móvel é uma grande oportunidade para a população.

"Vai ser uma grande oportunidade porque quando sofremos, não tínhamos suporte e agora temos. Não tínhamos certeza de nada e, com a Prefeitura dentro da comunidade, teremos mais tranquilidade, vamos dormir tranquilos", afirmou.

O presidente da Associação de Moradores da Coronel Leôncio, Paulo Affonso de Oliveira, o Bibi, falou sobre a creche que será construída na comunidade.

"É um sonho antigo da comunidade ter a creche e o bairro ganhará melhorias, infraestrutura. Tenho só a agradecer", opinou.

O vereador Renato Cariello agradeceu a Prefeitura pela ação.

"Hoje temos ruas pavimentadas no bairro e a creche vai se tornar uma realidade. Com essas ações da Prefeitura, a cada dia melhora a qualidade de vida da população", disse.

O vereador José Vicente Filho também apoia a iniciativa da Prefeitura.

"É a primeira vez que um prefeito vem aqui. Eu estou muito feliz", resumiu.

O projeto "Prefeitura Móvel" está em sua terceira edição. As duas primeiras foram realizadas no Caramujo e na Ilha da Conceição.

Fonte: Prefeitura de Niterói





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.