quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Ministro da Cultura Juca Ferreira visita Niterói e anuncia novas parcerias com a prefeitura


Ministro Juca Ferreira, no MAC, com o prefeito Rodrigo Neves. Foto Luciana Carneiro.

Alunos do Projeto Semente, da Secretaria de Cultura / Prefeitura de Niterói apresentam-se para o ministro. Foto Axel Grael.


O ministro da Cultura, Juca Ferreira, esteve em Niterói na tarde desta quinta-feira (6.8) e, ao lado do prefeito da cidade, visitou as obras do Museu de Arte Contemporânea (MAC), que conta com apoio e recursos do governo federal.

Durante a visita, o ministro anunciou novas parcerias com o governo municipal, entre elas a aprovação de R$ 1,5 milhão para o desenvolvimento do programa Cultura Viva, que será iniciado neste semestre. O projeto fará um mapeamento da produção cultural da periferia da cidade por jovens agentes pesquisadores, com o objetivo de aumentar a interlocução entre a Prefeitura e as ações locais, fortalecendo-as e potencializando-as. Serão 5 Pontos de Cultura; um Pontão de Cultura e premiação de 20 iniciativas culturais.

Ferreira também informou o apoio do ministério à Orquestra de Choro e Samba do CEU Ismael Silva, localizado em Jurujuba; ao circuito de museus de Niterói; e ao encontro internacional com a África, que será realizado pela prefeitura em 2016.

O prefeito destacou que, desde 2013, Niterói vive também um novo tempo na cultura. “Reabrimos o Caminho Niemeyer, o Museu Janete Costa, a Companhia de Ballet e implantamos os programas inovadores Arte na Rua e de editais para a produção cultural da cidade. A parceria com o Ministério da Cultura tem sido decisiva para o êxito do nosso programa”, afirmou.

O ministro destacou a importância da parceria com o município de Niterói. “Foi uma visita muito produtiva. Acertamos mais parcerias do ministério com a cidade, vamos ampliar programas na área da Cultura já existentes na cidade e estaremos juntos no diálogo para a realização do evento “Niterói Encontro com a África”, ressaltou Juca Ferreira, que assistiu a uma apresentação dos alunos da oficina de percussão do Projeto Semente e foi presenteado pela aluna Nicole Fernandes, moradora do bairro Tenente Jardim, com um “Shakerê”, instrumento parecido com um chocalho, produzido pelos próprios jovens participantes do programa.

O ministro Juca Ferreira fez a visita ao MAC acompanhado do representante do Ministério da Cultura no Estado do Rio, Aldair Rocha. Também participaram da visita o vice-prefeito Axel Grael, o secretário municipal de Cultura, Arthur Maia; do presidente da Fundação de Arte de Niterói (FAN), André Diniz; dos subsecretários de Cultura, Kiko Albuquerque e Claudio Salles; do presidente do Grupo Executivo do Caminho Niemeyer, Marcos Gomes e do diretor do MAC, Carlos Vergara.

Sistema Municipal de Cultura

Neves também informou que no próximo dia 12 será realizada, no Solar do Jambeiro, a solenidade de assinatura do projeto de lei, que será entregue à Câmara Municipal, para a criação do Sistema Municipal de Cultura.

O Sistema reunirá instrumentos básicos para a construção e efetivação das políticas culturais niteroienses em consonância com o Estado do RJ e a União. A proposta vai apontar as obrigações do poder público e garantir os direitos culturais do cidadão.

A nova legislação permitirá, ainda, entre outras iniciativas, a implantação da Lei de Incentivo à Cultura de Niterói, em que empresas estabelecidas na cidade poderão financiar projetos culturais mediante renúncia de até 1% do ISS, o que pode significar a soma de até R$ 5 milhões no orçamento da pasta da Cultura, anualmente.

Fonte: Prefeitura de Niterói





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.