sábado, 19 de setembro de 2015

CLEAN UP DAY - Dia de limpar praias em Niterói


 
Com o engenheiro florestal Luiz Vicente Peres e equipe do Horto da Cia de Limpeza Urbana de Niterói - Clin, em atividade de distribuição de mudas na Praia de Icaraí. Foto Anderson de Carlos.

Na Praia de Icaraí, com Paulo Cunha (Superintendente do INEA) e Renata Desmarais, do Gabinete da Vice-Prefeitura. Ao fundo, velejadores do Projeto Grael. Foto Anderson de Carlos.
 
Com voluntários que participaram das atividades na Praia de Icaraí. Foto Anderson de Carlos.


Com voluntários que participaram da coleta do lixo na Praia de Itaipu e o produto do trabalho de todos. Foto de Anderson de Carlos.

Com voluntários em Itaipu. Foto Anderson de Carlos.

Com pescadores e mulheres de Itaipu. Foto de Anderson de Carlos.



-------------------------------------------------------------



Dia de limpar praias em Niterói

Na Praia de Icaraí 50 voluntários participaram da ação para limpeza das areias.
Foto: Marcelo Feitosa

Raiana Collier

Centenas de pessoas participaram, neste sábado, do projeto que envolve milhões de voluntários em todo o mundo anualmente

Um sábado dedicado a consciência ambiental. Mais uma vez as praias de Niterói ficaram repletas de voluntários dispostos a participar de mais uma versão do Dia Mundial de Limpeza do Litoral (Clean Up Day). O evento é internacional e tem como objetivo mobilizar pessoas para limpeza de rios e mares em todo o mundo. Só no ano passado a iniciativa recolheu uma tonelada e meia de lixo em Niterói.

"Trata-se da retirada de lixo da restinga, da praia e também subaquático. Todos trabalham de forma voluntária em prol da causa ambiental, inclusive os mergulhadores. Um trabalho de fundamental importância uma vez que as chamadas redes fantasmas, que são redes perdidas por pescadores, ficam no fundo do mar e amaçam a vida da fauna marinha, principalmente das tartarugas", explica Carlos Martins, chefe de unidade conservação do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea).

O evento começou às 8h, simultaneamente nas praias Icaraí e São Francisco, na Zona Sul, além do Sossego, Itacoatiara e Itaipu, na Região Oceânica. Atuando nas diversas frentes de trabalho estavam representantes do poder público municipal, estadual, empresas da iniciativa privadas, além de centenas de voluntários da sociedade civil.

Para Jhonathan Ferrarez o evento é uma oportunidade de conciliar uma ação voluntária com a atividade que mais gosta, o mergulho. Ele, que trabalha como fiscal do Parque Estadual da Serra da Tiririca, dessa vez passou o sábado dedicando seu tempo a retirada de resíduos do mar.

"Sinto uma enorme satisfação de poder colaborar para o equilíbrio da natureza fazendo uma coisa que gosto", afirmou o mergulhador.


Mergulhadores participaram da ação realizada na Praia de Itaipu
Foto: Lucas Benevides


De acordo com o pescador artesanal, Jairo Augusto da Silva, que também é conselheiro da Reserva Extrativista Marinha de Itaipú (Resex), a organização da localidade como reserva tem contribuído para a realização desse tipo de ação.

"A constituição da reserva contribui para o sucesso de ações como o Clean Up Day. Organizados, a gente consegue mais adesão nas atividades que realiza", afirmou.

A prefeitura de Niterói participou com o trabalho de logística para o recolhimento do lixo coletado, sinalização e também na mobilização de voluntários através das redes sociais. Segundo o subsecretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Gabriel Mello Cunha, esse é um momento de educação ambiental para a população.

"É um evento global de ação local. No ano passado recolhemos uma tonelada e meia de lixo, e esse ano esperamos ultrapassar esse número. Foram mais de 600 inscritos para participar, mas uma quantidade enorme de pessoas que não se inscreveram também vieram participar", comemorou o subsecretário.

Quem marcou presença em Itaipu para ajudar na limpeza foi o projeto Aruanã, do Departamento de Biologia Marinha do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), que atua com monitoramento de tartarugas marinhas da Baía de Guanabara e adjacências.

"A ação de hoje vai de encontro não só aos objetivos do projeto, mas de toda população. Ninguém gosta de viver no lixo. Trouxemos 11 participantes, todos muito animados para colaborar", afirmou Suzana Guimarães, secretária executiva do projeto.

Com 150 voluntários o Projeto Uçá, que trabalha com informações sobre a espécie e promovendo a sustentabilidade, também compareceu com equipes de biólogos e estudantes.

"A praia é o ecossistema mais democrático que existe, pois seu uso é compartilhado. Mas, infelizmente, a sociedade ainda não percebeu que o lixo é uma responsabilidade individual. A limpeza do litoral é importante, apesar de pontual, para nos lembrar dessa nossa responsabilidade compartilhada", afirmou Pedro Belga, coordenador do Projeto Uçá, que é patrocinado pela Petrobras.

No ano passado a iniciativa recolheu uma tonelada e meia de lixo em Niterói
Foto: Lucas Benevides


Icaraí - Como parte da celebração pelo Clean Up Day, a Praia de Icaraí também recebeu ações coordenadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, além do Instituto Estadual de Ambiente (Inea). As atividades, que contaram com pelo menos 100 voluntários, aconteceram de 8h às 12h.

Quem participou da iniciativa pela Secretaria ficou responsável pela limpeza das areias, com luvas e sacos plásticos, recolhendo detritos. Além de alunos de escolas públicas da cidade e famílias que participaram da iniciativa, o evento recebeu ainda o vice-prefeito, Axel Grael. Ele ressaltou a preocupação que a população precisa ter com o lixo.

​“É importante conscientizar para evitar o descarte desnecessário, fazer reciclagem, e principalmente fazer com que as políticas públicas de logística reversa, que é o que vai fazer a grande diferença no nosso País, sejam discutidas pela sociedade. Nós temos vários órgãos públicos, várias ONGs, muita gente participando dos eventos de limpeza em vários pontos de Niterói. É isso que a gente quer ver aqui: uma cidade mobilizada, cidadã, buscando um futuro sustentável”, explicou Grael.

"Nós temos vários órgãos públicos, várias ONGs, muita gente participando dos eventos de limpeza em vários pontos de Niterói. É isso que a gente quer ver aqui: uma cidade mobilizada, cidadã, buscando um futuro sustentável”, Axel Grael


 Segundo Fabiana Abreu, bióloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o corpo de voluntários foi composto basicamente pelas mobilizações nas redes sociais, estudantes de escolas da cidade e por quem passou pelo calçadão durante a ação e resolveu ajudar.

Professor da Universidade Federal Fluminense, Leonardo Kaltner, de 32 anos, levou o filho, Gabriel, de 9.

“A conscientização ambiental começa desde cedo, então nós temos que passar essa mensagem para as novas gerações. A gente tem que dar o exemplo, melhor do que apenas dar a ideia. Ele participa, vê, já vai difundir com os amiguinhos dele, e aí entra em um ciclo de conscientização ambiental”, acredita o pai de Gabriel.

Inea - Ao mesmo tempo, em parte da praia, o Instituto Estadual de Ambiente organizou atividades em parceria com a Clin e Ampla. Na tenda montada em frente à Praça Getúlio Vargas, houve distribuição de 600 mudas de plantas, ecoponto para entrega de lixo em troca de desconto na conta de luz, além de limpeza da areia, com participação de 70 alunos de escolas públicas. Esportistas de stand up paddle, canoagem e vela também participaram das atividades, lembrando a importância da limpeza a Baía de Guanabara.

(Com Ulisses Dávila)

Fonte: O Fluminense


-------------------------------------------------


Saiba como foi a intensa programação do fim de semana


Niterói terá extensa programação no Dia Mundial de Limpeza do Litoral

A Prefeitura de Niterói vai desenvolver diversas ações ao ar livre no próximo final de semana para marcar o Dia Mundial de Limpeza do Litoral (Clean up the World), comemorado no dia 19 de setembro.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade está convocando moradores da cidade para aderirem como voluntários ao movimento que tem como objetivo chamar a atenção da importância de preservação do meio ambiente e de boas práticas ambientais. Estão previstas atividades que contarão com o apoio da Prefeitura incluindo limpeza em areia, restingas, e subaquáticas, além de regatas.

O vice-prefeito Axel Grael acompanhará as atividades nas praias, que acontecerão das 8h às 12h em Jurujuba, Itaipu, Camboinhas, Praia de Icaraí e Sossego, Itacoatiara e São Francisco. Após as ações em todas as praias, a Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN) irá recolher todo o material coletado.

Associações de windsurf, stand up paddle e canoagem estarão utilizando o esporte para confraternizar e realizar atividades ambientais. No ano passado, durante as ações na cidade, foram retiradas da orla cerca de 1,2 toneladas de resíduos das praias.

Mergulhadores farão limpeza subaquática

A partir das 8h de sábado, integrantes da Secretaria de Meio Ambiente Recursos Hídricos e Sustentabilidade - com o apoio de voluntários - farão a limpeza de praias e restingas. A limpeza subaquática na praia de Itaipu será feita por mergulhadores, em parceria com os pescadores artesanais da RESEX Marinha de Itaipu. O evento também contemplará as praias de Icaraí, São Francisco, Itacoatiara e Sossego.

Os voluntários interessados em participar podem entrar na página da Secretaria de Meio Ambiente: https://www.facebook.com/events/1479665842345166/ e selecionar no questionário do evento a praia que deseja atuar. Os dados auxiliarão a preparar uma estrutura logística para os voluntários.

Os participantes deverão ficar atentos aos pontos de encontro para início das ações em cada praia. Sempre às 8h.

Icaraí – em frente ao Clube Central
São Francisco – ao lado do Skate Park
Itacoatiara- na Praça da Avenida Beira Mar
Itaipu- no estacionamento do Museu Arqueológico
Sossego – Na areia, no fim da trilha.

Desportistas participam de ação e fazem regata

Como parte das ações do Dia de Limpeza das Praias no domingo (20-09), a Associação de Windsurf de Niterói estará realizando a limpeza de trechos da praia e restinga de Camboinhas em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza de Litoral. O evento, que conta com o apoio da Prefeitura de Niterói, comemora também os sete anos de fundação da AWN (Associação de WindSurf de Niterói).

Além da limpeza dos detritos, serão plantadas mudas de espécies nativas na restinga. A limpeza será feita no canto esquerdo da Praia de Camboinhas (local da antiga guarderia). O evento ocorrerá em trecho da restinga hoje protegido pelo Parque Estadual da Serra da Tiririca.

No mesmo dia, haverá uma regata de confraternização, com o objetivo de chamar a atenção do público para os esportes náuticos não motorizados que são parte das atividades previstas e incentivadas no Plano de Manejo do PESET (chamados de Projeto PESET Náutico). Além da limpeza de detritos serão plantadas mudas de espécie nativa de restinga.

Além do mutirão de limpeza, que começará às 8h e será plantada uma muda de pau-brasil, simbolizando a árvore fundamental do Projeto Verdes Notáveis, da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SECONSER).

Icaraí terá Ecoponto para coleta de resíduos

Uma outra grande ação está prevista para a Praia de Icaraí. Haverá coleta de lixo flutuante por praticantes de stand up paddle, canoagem e windsurf, bem como retirada de detritos na praia com distribuição de sacos ecologicamente corretos para banhistas e também para motoristas. Será feita, ainda, distribuição de 600 mudas no calçadão da Praia de Icaraí, além de um Ecoponto para coleta de resíduos sólidos.

Médico de Família participará de Ação em Jurujuba

O Programa Médico de Família terá uma tenda com exposição de cartazes e banner, no bairro de Jurujuba, onde desenvolverá, com a população, uma ação de consciência participativa de responsabilidade social quanto à melhoria do meio ambiente.

O Centro de Controle de Zoonoses vai realizar ação de desratização das comunidades Peixe Galo e Salinas.

Fonte: Prefeitura de Niterói











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.