domingo, 20 de setembro de 2015

FESTIVAL ESPORTIVO TRANSFORMA AGITOU O COMPLEXO DO CAIO MARTINS, EM NITERÓI

 

Confraternizando com atletas do programa de natação para portadores da Síndrome de Down.
Fotos Bruno Eduardo Alves.

Testando o simulador de Windsurf.
Foto de Bruno Eduardo Alves.


Praticantes de esgrima fazem demonstração do esporte para jovens visitantes do Transforma.
Foto Bruno Eduardo Alves.


Com Helios Lourenço, diretor da Federação de Esgrima do Rio de Janeiro. Foto Bruno Eduardo Alves. 
  
Com o prof. José Henrique Antunes, presidente da Fundação Municipal de Niterói e a prof. Flávia Monteiro de Barros, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Niterói.
Foto Anderson de Carlos.
 
 
 
------------------------------------------------------------
 

 
Esporte é inclusão: Transforma agita o Complexo Caio Martins em Niterói
 
Crianças praticando o 'volêi sentado' / Fotos: Rogério Santana
 
A sétima edição do Festival levou crianças e jovens a conhecerem novos esportes e se engajarem no espírito das Olimpíadas

O Estádio Caio Martins recebeu neste sábado (19/09), a edição do Festival Esportivo Transforma. Realizado pelo Comitê Rio 2016 e apoiado pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) e também pela Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj), o evento promove a experimentação esportiva e a inclusão social dentro do esporte, voltado para jovens do Ensino Fundamental e Médio.

Esportes poucos conhecidos pelo grande público, como Rugby, Esgrima, Golfe, Taewkondo e Canoagem, são os destaques desse evento. Apesar do calor de quarenta graus, a movimentação pelo Caio Martins foi grande. Profissionais das Confederações Brasileiras ficaram em cada stand ensinando e falando sobre cada esporte, atraindo a atenção e despertando a curiosidade das crianças, jovens, pais e mães que observavam as instruções e aguardavam para participar. Ao todo, 42 modalidades de esporte foram mostradas no evento, permitindo o engajamento geral de atletas e leigos.
 
Para o presidente da Suderj, Rodrigo Vieira, o Festival Transforma tem a função de mostrar a diversidade dos esportes, de incentivar a saúde e de promover a inclusão.

- O Festival Transforma não difere ninguém, é por todos e para todos. Esportes olímpicos e paralímpicos, sobretudo os que não são muito conhecidos pela sociedade, são os destaques desse evento que incentiva a prática esportiva e o conhecimento daquilo que foge do convencional, além de ser aberto a todos os públicos, afirmou o presidente.
 
O pequeno Luan Henrique participando do Badminton.
 
Além da experimentação dos esportes, foram distribuídos materiais didáticos, realizados desafios escolares com ensinamentos dos valores dos Jogos Olímpicos e Paralímpos, visando o engajamento. O jovem Rodrigo Luiz Ferreira, de 14 anos, pratica Rugby e foi ao Festival pela primeira vez.

- Eu adorei ver quantos esportes existem e como o Rugby é forte. Me sinto mais motivado a continuar no esporte, ele não me deixa pensar em coisas ruins e não me desvia da escola, disse Rodrigo, bastante empolgado com a estrutura do evento e com o time feminino de Rubgy de Niterói que estava presente.

O evento, que terminou por volta das 13h, não deixou ninguém parado. Os participantes puderam carimbar em seu crachá todas as modalidades que fizeram. Era nítido o orgulho estampado no rosto dos jovens por conseguirem dar um passo a mais.

Luan Henrique, de 10 anos, pratica futebol com pai, mas foi ao evento curioso para entender mais sobre o universo dos esportes.

- O que eu mais gostei foi BadMinton. Não conhecia e, com a instrução dos professores, joguei por mais de 40 minutos. Quero jogar mais e mostrar para os meus amigos, afirmou o garoto, entusiasmado com a novidade.
 
Essa é a sétima edição do Festival, que já levou mais de sete mil pessoas à Rocinha, Estádio do Maracanã, Lagoa, Jacarepaguá, Santa Cruz e Campo Grande. Como o próprio nome sugere, o intuito do programa é prosseguir com a democratização de um dos pilares da sociedade, o esporte.
 
 
 

 
-------------------------------------------------------

 
Dia de experiência olímpica em Niterói
 
O goalball será um dos esportes apresentados pelo Projeto Transforma
Foto: Alexandre Loureiro / Divulgação

Ideia do evento é mostrar a todos o espírito olímpico com demonstração da filosofia, os valores morais e a história do olimpismo

Ainda faltam pouco mais de 300 dias, mas a população de Niterói vai poder sentir um pouco o gosto das Olimpíadas já neste final de semana. Em parceria com a Rio 2016, a Secretaria de Esporte e Lazer traz para a cidade o Projeto Transforma, que acontece neste sábado (19), das 8h às 13h, no Caio Martins.

O evento consiste em mostrar a todos o espírito olímpico, com demonstração da filosofia, os valores morais e a história do olimpismo. Aberto ao público e com entrada gratuita, o projeto traz atletas de diversas modalidades para ensinarem às pessoas desde esportes populares, como vôlei e basquete, até os menos conhecidos como badminton e tiro com arco, por exemplo. Além disso, o Transforma também proporciona uma abordagem interativa sobre tudo o que envolve os Jogos Olímpicos, como a história, o mascote, a marca, a preparação e a realização das competições.


Velejadores de winsurf fazem demonstração na piscina do Caio Martins. Foto Lucas Benevides / O Fluminense


O projeto é livre para qualquer pessoa que queira participar e conhecer um pouco mais sobre as Olimpíadas, sem restrição de idade. Além disso, o evento marca a primeira ação do Grupo de Trabalho Niterói Cidade do Esporte, que visa deixar o município o mais dentro possível da maior competição esportiva do planeta.

“Queremos apresentar e promover a prática de modalidades pouco convencionais no Brasil. Capacitamos professores e alunos dos complexos esportivos para que o evento continue sendo replicado mesmo após os Jogos Olímpicos e Paralímpicos”, comenta Vanderson Berbat, Gerente de Educação do Comitê Rio 2016. As próximas cidades que receberão o Festival Transforma serão Brasília, São Paulo e Manaus.

Fonte: O Fluminense


-----------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

Prefeitura de Niterói, governo estadual e Botafogo assinam termo de cooperação para retomada do Caio Martins








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.