quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Prefeitura firma convênio com o CIEE e lança programa CRAS Vivo




A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) de Niterói lançou, na manhã desta quinta-feira (27/08), o programa CRAS Vivo, que irá proporcionar a oferta de oportunidades econômicas e sociais nos CRAS.

O lançamento, que foi no Solar do Jambeiro, também contou com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) e a Prefeitura. O objetivo da parceria, que começará a funcionar a partir de segunda-feira (31/08), nos nove CRAS da cidade semanalmente, é o de emancipar e gerar oportunidades para as famílias usuárias das políticas de assistência social.

Para a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Verônica Lima, o programa CRAS Vivo é importante porque desconstrói a ideia de que os usuários das políticas de assistência devem ir aos postos só para pegar os benefícios: Nós queremos mais dos CRAS, principalmente para os jovens são facilmente cooptados pelo crime. Queremos os CRAS Vivos e que sejam espaços de oportunidades para os que mais precisam", disse.




A partir de semana que vem, os CRAS de Niterói passarão a receber oficinas de cabelereiro, manicure, esporte e geração de renda, que serão ministradas por 18 oficineiros contratados através de uma emenda parlamentar; oficinas de fotografia, vídeo, redes sociais, blog’s e um sistema de cadastramento de oferta e demanda de oportunidades no mundo de trabalho para jovens, através da parceria com a BEM TV; será feita a intermediação de mão de obra através da parceria com o CDL e a qualificação dos jovens como aprendizes para o mercado de trabalho, através da parceria com o CIEE.

“Fico muito feliz com essa parceria que estamos firmando hoje. Agradeço à prefeitura por poder doar à comunidade de Niterói nossos serviços. Depois de cadastrados, os jovens dos CRAS ainda podem fazer 43 cursos on line e assistir a palestra presenciais que os preparará para o mundo do trabalho como jovens aprendizes ou estagiários”, declarou o superintendente executivo do CIEE, Paulo Pimenta Gomes.

O CIEE oferecerá serviço no CRAS de Vila Ipiranga e no CREAS do Largo da Batalha, as demais parcerias serão realizadas nos 9 CRAS e serão mantidas enquanto houver interesse de ambas as partes.

Para a secretária executiva da Prefeitura Maria Célia Vasconcellos, o CIEE tem um trabalho estratégico importantíssimo que, trabalhando em conjunto com a assistência, a educação e a saúde, permitirão avanços qualitativos significativos para Niterói: “o programa CRAS Vivo abre espaço para que os usuários busquem suas autonomias através da formação e da inserção no mundo do trabalho. Essa estratégia vai de encontro com o desafio que temos de não ter uma cidade partida.”

Atualmente, os CRAS oferecem serviços de: assistência social, orientação sobre o Programa Bolsa Família, cadastramento no Cadastro Único, acompanhamento familiar, psicólogo, atendimento de serviço social, orientação para tirar documentos, serviço de convivência por fortalecimento de culos comunitários, ações socioeducativas, orientação sobre o Benefício de Prestação Continuada, participação social, prevenção de áreas de risco, proteção e atendimento integral à família, dentre outros.

Confira o endereço dos CRAS:
1- CRAS Centro: Evaristo da Veiga, s/nº - Centro (ao lado do Colégio Liceu). Tel: 2613-6627.
2- CRAS Badu: Estrada Caetano Monteiro, 820 – Badu (antiga Legião). Tel : 2718-2263.
3- CRAS Preventório: Rua São Caetano, 30 – Charitas (próximo ao Hospital Psiquiátrico de Jurujuba). Tel: 2610-9617.
4- CRAS Região Oceânica: Estrada Francisco da Cruz Nunes, 6666 – Piratininga (em frente ao Itaipú Multicenter). Tel: 2608-1773.
5- CRAS Vila Ipiranga: Rua Tenente Osório, s/nº - Fonseca. Tel: 2625-3433.
6- CRAS Barreto - Rua Luiz Palmier, S/N – Barreto. Tel.:2613-6620 – para famílias do Barreto, Tenente Jardim e Engenhoca.
7 - CRAS Cubango - Rua Desembargador Lima Castro, 241 – Cubango.Tel.: 2625-4113
8 - CRAS Morro do Céu - Rua da Horta, nº 01 – Caramujo. Tel.: 2625-8046
9 - CRAS Jurujuba - Avenida Carlos Ermelindo Marins, nº 34

Fonte: Prefeitura de Niterói







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.