terça-feira, 6 de outubro de 2015

BARCA TERÁ NOVO ESQUEMA DE PARTIDAS




Vanessa Lima

Embarcações poderão zarpar assim que atingirem a lotação máxima, sem aguardar horário fixo, no rush da manhã e da tarde

As barcas vão operar em um horário flexível, com saídas antecipadas em caso de lotação, e intervalos mais curtos. A informação é do secretário Estadual de Transporte, Carlos Roberto Osório, que anunciou a novidade durante o Seminário Caminhos da Mobilidade Urbana, na manhã desta segunda-feira (5). Segundo ele, a medida visa diminuir o tempo de espera dos passageiros. A mudança entra em vigor no dia 19 na estação aquaviária de Charitas e no dia 26 na estação Arariboia.

O novo esquema será implantado no turno da manhã, entre os horários de 5h30 e 10h, e à tarde, das 16h30 às 20h. Osório explicou que as embarcações sairão de 10 em 10 minutos na estação Arariboia e de 15 em 15 em Charitas, podendo zarpar assim que atingirem sua capacidade máxima de passageiros, sem esperar um horário fixo.

“Essa é uma medida experimental, que tem o objetivo de evitar que o passageiro aguarde a saída da barca por um tempo desnecessário. Ao liberarmos a embarcação antes do horário programado, o usuário que está na fila irá esperar apenas 10 ou 15 minutos para seguir sua viagem. Dessa forma, as filas são reduzidas, assim como os transtornos e os problemas operacionais”, afirma.

A expectativa da concessionária CCR Barcas é de que a chegada da nova embarcação Itacoatiara, que está a caminho do Rio de Janeiro, amplie o atendimento aos usuários do sistema aquaviário até o fim do ano. A embarcação Corcovado deve entrar em funcionamento apenas no início do ano que vem, devido as vistorias e testes programados.

Segundo o coordenador de Mobilidade da Região Metropolitana, Breno Vidal, a mudança de horários é uma estratégia para solucionar os problemas operacionais de imediato, antes da chegada das novas embarcações, que acomodarão aproximadamente dois mil passageiros. Ele explica que a decisão foi tomada após uma pesquisa realizada com os usuários do transporte.

“Mais da metade dos passageiros afirmaram que a grade de horário fixa prejudica a rotatividade das embarcações e aumenta o tempo de espera. Por isso, ao agilizar esse fluxo aumentamos a fluidez do sistema, oferecendo conforto e bem-estar. Essa necessidade se aplica apenas aos horários de rush”, esclarece.

A CCR Barcas informou que, ao chegar à estação, os passageiros encontrarão painéis eletrônicos com a contagem regressiva para as próximas partidas. A concessionária destacou que esse sistema, que já é utilizado por empresas de transporte público ao redor do mundo, visa proporcionar um tempo mínimo de espera aos passageiros nas estações, melhorar a fluidez do sistema e aumentar a transparência das informações operacionais.

Fonte: O Fluminense







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.