terça-feira, 6 de outubro de 2015

Próximo das Olimpíadas, início da degradação da Baía de Guanabara é revisto

 
Ponto central. A área onde hoje é a Praça XV foi um importante espaço, com intenso fluxo, quando o Rio se tornou a capital da colônia - agência o globo


Raphael Kappa

Aterramentos e esgotos foram os principais problemas apontados por especialistas

RIO - “A cidade está situada em um monte de boa vista para o mar, e dentro da barra (entrada) tem uma baía que bem parece que a pintou o supremo pintor arquiteto do mundo, Deus Nosso Senhor”. As palavras do padre Fernão Cardim, jesuíta português que chegou em terras brasileiras em 1583, mostram sua admiração pela beleza natural da Baía de Guanabara. Foi a partir dela e dos rios que compõem sua bacia que a exploração da região pelos europeus começou. Mas a trajetória de avanços e modificações de um dos principais cartões postais da cidade trouxe uma consequência maldita: um processo acelerado de degradação ambiental iniciado na época de Cardim e que, atualmente, a dez meses das Olimpíadas do Rio, é alvo de debates devido à alta concentração de poluição nas águas, que abrigarão diferentes provas dos Jogos.

— Esse processo de degradação ambiental começou no século XVI. Em 1502, a retirada da Mata Atlântica para a exploração da cana-de-açúcar levou à perda de árvores que absorviam a água da chuva. Com isso, o volume de sedimentos começou a ser carregado diretamente para a Baía — afirma Alan Pacífico, mestre em Geografia pela PUC-Rio com uma dissertação sobre os processos de degradação na Baía de Guanabara.

Durante 300 anos, a cada avanço ao interior e desmatamento de árvores, a Baía de Guanabara absorvia os impactos da interferência humana. Ainda assim, as consequências não traziam mudanças radicais no seu ecossistema. Mas o crescimento urbano e econômico da colônia também trouxe o aumento da poluição na região.

— Quando um barco chega à Baía, é um barco poluindo os ares e despejando impurezas nos mares. A partir do momento que a economia colonial passou a crescer, não veio somente um barco. Vieram vários com uma periodicidade cada vez menor. O impacto disso é enorme — afirma a historiadora Joyce Medeiros, doutora pela Uerj, especialista em Rio de Janeiro da época colonial.

MAIS PESSOAS, MAIS ESGOTO
As mudanças políticas trouxeram protagonismo para a Baía de Guanabara. Com a descoberta de ouro na região onde hoje fica Minas Gerais, a capital da colônia foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro, para uma maior segurança no traslado do precioso metal. Com desembarcações constantes na região onde hoje é a Praça XV, a pureza das águas ficava cada vez mais difícil de ser mantida.

— O ciclo do ouro e do café no século XIX foi omais violento. Não quer dizer que foi o que mais trouxe degradação, mas foi o que teve mais impacto. Em pouco tempo, muito mais navios jogaram óleo na Baía, mais vegetação local foi retirada da área e, no século XX, essa situação pioraria com a questão do esgoto — analisa Alan.

Pintura de Deus. O jesuíta Fernão Cardim declarou que a Baía de Guanabara teria sido pintada por Deus. Vários artistas que passaram pelo Rio também a reproduziram como o alemão Emil Bauch que teria sobrevoado a região de balão - divulgação / coleção carlos mariani


Com a expansão da colonização, os rios que compõem a bacia hidrográfica da Baía de Guanabara começaram a sofrer alterações, o litoral da região passou a ser exponencialmente ocupado e o processo de urbanização fez com que serviços básicos de uma cidade se tornassem um problema ambiental para as gerações futuras.

— No ciclo do ouro, por exemplo, a população brasileira teve crescimento tamanho que as diferenças de residentes em determinadas cidades, de uma década para a outra, poderiam ser o dobro ou o triplo. O Rio não teve o crescimento de cidades mineiras, mas teve uma grande expansão, tinha se tornado a capital da colônia. Com mais gente, evidentemente, houve mais produção de esgoto, que ia em sua totalidade para a Baía — afirma Joyce.

Estas mudanças transformam totalmente o ecossistema da região. Desde o início da degradação no século XVI até os dias atuais, o desmatamento e a poluição nos mares e rios da bacia iniciaram um encadeamento de mazelas. As restingas e os manguezais da região deixaram de existir de forma sistemática, e locais considerados berçários de diversas espécies, por possuírem ambientes propícios para a reprodução, foram inviabilizados. Estima-se que na época do Descobrimento, a área de manguezais chegava a 300 km². Atualmente, não chega a 60 km.

— Deixamos de ver espécies que existiam aqui cem anos atrás devido a uma abrupta mudança no ecossistema. Já fomos chamados de berçário de baleias, e hoje não vemos nenhuma — aponta Alan.

Apesar de todas essas interferências humanas, a natureza da Baía de Guanabara trabalhava para que suas águas não ficassem tão poluídas. Com um fluxo de água anti-horário, as impurezas despejadas na região acabavam sendo lançadas ao mar aberto. Mais uma vez, porém, a ação humana transformou o meio ambiente.

— Durante o século XX ocorreram diversos aterramentos que modificaram totalmente a configuração da Baía. Estamos falando de ligações com as ilhas do Governador e do Fundão, entre outras. Isso cria um obstáculo nesse fluxo de água, o que acaba causando degradação nestes locais — afirma Alan.


Perda de território. Área original da Baía de GuanabMATÉRIA HISTÓRIA - Baia de Guanabara 1604 - divulgação / riotur


O aterramento da região da bacia da Baía de Guanabara cobriu lagos, rios e até uma parte central do ecossistema. A deformação da área original devido ao aumento da poluição no local causou degradação ambiental concentrada. A soma destes pequenos processos históricos pode ser observada na ausência de espécies marítimas no local.

Esta discussão sobre a questão ambiental e a ausência dos antigos moradores da região começou apenas no século XX. Jornais passaram a noticiar a poluição nas águas na Baía na década de 1930. Nas reportagens, moradores, comerciantes e pescadores afirmavam que não viam mais baleias, caranguejos e que os cardumes já não eram tão volumosos.

PERIGO ESTÁ NAS PROFUNDEZAS

Com o processo de industrialização brasileira, a Baía passava a sofrer mais um impacto. Desta vez, de grande escala, mas pouco visível.

— Do século XX até os dias atuais vimos muitos episódios de emissão de resíduos altamente poluentes diretamente nas águas. Visualmente, a Baía pode parecer limpa em alguns pontos, mas a pior poluição é a que está no fundo e que muda completamente a natureza daquela região — afirma Alan.

Por este motivo, nas últimas décadas algumas regiões foram se tornando sistematicamente mais poluídas e sem a presença de animais e de vegetação. Um exemplo disso é a Ilha do Governador.

— Nos jornais do meio do século XX há uma série de reclamações sobre a poluição na Ilha do Governador. Pensaram até em uma campanha de conscientização. Mas apesar de todo esforço ser válido, a questão é estrutural. O aterramento mudou uma lógica, e é necessário ver procedimentos para essa nova formatação — analisa Joyce.

É neste sentido que o que foi a solução para os portugueses durante a exploração na época da colônia se tornou um problema. Os rios da bacia da Baía de Guanabara abriram espaço para a criação de cidades no ano de 1500. E, atualmente, as cidades se tornaram o empecilho para programas de despoluição.

— São 21 municípios. Não adianta uma cidade fazer esforço e os outras, não. É necessário uma coordenação corporativa para interromper este processo histórico de degradação — afirma Alan Patrício, mestre em Geografia pela PUC-Rio.

Esforços para que, no futuro, a Baía seja tal como o jesuíta Fernão Cardim descreveu: “a coisa formosíssima e mais aprazível que há em todo o Brasil”.

Fonte: O Globo





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.