quarta-feira, 21 de outubro de 2015

TURISMO - Niterói é a primeira cidade contemplada com estudos do Inventário de Oferta Turística (IOT)





19/10/2015 - Foi assinado nesta segunda-feira (19/10) o termo de compromisso do Inventário de Oferta Turística do Estado do Rio de Janeiro – IOT –RJ. Niterói, pertencente a Região Metropolitana, será a primeira cidade a ser contemplada com os estudos.

O IOT – RJ é um projeto realizado pela SETUR – RJ – Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro/TurisRio, aplicado pela Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (UFF), com recursos do Prodetur/RJ – Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo.

O projeto compreende mapear atrativos turísticos, infraestrutura turística, equipamentos e serviços turísticos, como a cadeia produtiva do turismo, com objetivo de estruturar um sistema de informações turísticas regionais para o Estado do Rio de Janeiro. É um fundamental instrumento para elaboração de planejamento público, servindo de referência para investimentos privados, em função do detalhamento minucioso da oferta turística, colaborando para a gestão e estratégias promocionais dos 23 municípios envolvidos, na perspectiva do desenvolvimento do setor em todo o Estado.

Este projeto possui várias dimensões, a econômica, social, política e ambiental. É estruturado metodologicamente para o levantamento de informações e para o georreferenciamento dos atrativos turísticos. O IOT -RJ visa colaborar para o fortalecimento regional, um dos principais objetivos do projeto. Atenderá 6 regiões: Metropolitana, Costa Verde, Costa do Sol, Vale do Café, Agulhas Negras e Serra Verde Imperial.

Esse fortalecimento regional através deste projeto demonstra com a escolha de Niterói em ser estudada primeiro, a grande importância da cidade como o mais novo destino promissor do Rio, segundo José Haddad, presidente da Neltur:

"Estou muito feliz por estar de volta à pasta e encontrar um trabalho como esse, de suma importância para o Estado do Rio, um lugar emblemático quando se fala em turismo no Brasil. Niterói se privilegia desta proximidade e só tenho a agradecer por saber que em seis meses teremos o nosso IOT pronto, servindo para balizar o turismo em nossa cidade".

Ele acrescentou ainda que a sociedade poderá ver nos próximos meses o quanto a atividade turística será planejada em Niterói: ”Esse Inventário de Oferta Turística vai poder dizer onde estamos e para onde vamos. Com o planejamento de gestão da Prefeitura, o “Niterói Que Queremos” teremos esse respaldo para um planejamento bem executado. É uma grande responsabilidade dos municípios criarmos um comité de gestão para sistematizar a manutenção do IOT – RJ”, concluiu.

O Secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Nilo Sérgio Félix, declarou que o Presidente da Neltur, José Haddad, sempre foi seu aliado neste trabalho em prol do turismo do estado: ”O cumprimento Haddad pela volta à pasta, de onde nunca deveria ter saído. Nesta oportunidade venho esclarecer que o IOT-RJ é o primeiro passo do nosso trabalho, agora que temos um convênio totalmente transparente, repito o que Haddad falou, estamos sabendo onde queremos chegar. Temos 10 meses para entregar esse trabalho, mas no decorrer desse tempo já teremos dados para nossos planejamentos. E temos a certeza que nossos parceiros tem como direcionar bem esse trabalho”, concluiu.

Para Paulo Senise, Presidente da TurisRio ver esse projeto lançado e concretizado é de fundamental importância: “Ver o IOT–RJ se desenvolver, ser concretizado e pelas mãos de alta orientação intelectual, como é a UFF, é muito importante. Sem este projeto, todos os outros estariam comprometidos.”

A solenidade foi finalizada pela apresentação do IOT-RJ pelo Professor Coordenador do projeto, Carlos Lidizia que também destacou algumas questões tecnológicas que já se mostram diferentes, como o uso de tablets para o registro dos dados, a existência de um site e um blog para apresentação do mesmo.

O IOT-RJ envolve 30 professores orientadores e 70 alunos pesquisadores. A pesquisa em Niterói está programada para acontecer de 18 a 31 de janeiro de 2016.

Fonte: Prefeitura de Niterói








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.