domingo, 29 de novembro de 2015

NITERÓI RESILIENTE - Defesa Civil de Niterói realizou simulação de deslizamento de encosta com moradores da comunidade do Boavista


PLANO DE CONTINGÊNCIA E INFORMAÇÃO AOS MORADORES




Material explicativo com informação aos moradores, inclusive com as áreas de risco e rotas de fuga e pontos de apoio em situação de emergência. Fotos Axel Grael.
 
PONTO DE APOIO
 

Equipamento comunitário do Boa Vista, recuperado pela Prefeitura, onde ocorreu o Simulado. Ao fundo o poste com sirenes de alerta para situação de emergência. Próximo ao prédio, mesa com técnicos da Defesa Civil para recepção, cadastro e orientação aos moradores. Foto Axel Grael.

Moradores recebidos pela equipe da Defesa Civil de Niterói, preenchem cadastro, recebem material gráfico com orientações, esclarecem dúvidas e recebem orientações. Foto Axel Grael.

RESGATE E SOCORRO ÀS VÍTIMAS

VOLUNTÁRIA DA COMUNIDADE SIMULA VÍTIMA: Foi simulada também uma situação de atendimento de vítimas por parte do Samu.
Foto: Marcelo Feitosa, O Flu
"Vítima" é resgatada no local do acidente e chega ao Ponto de Apoio em ambulância do SAMU. Foto Axel Grael.





Concluído o transporte da "vitima" do local da ocorrência para local de atendimento. Fotos Axel Grael 
 
Outra técnica de imobilização de vítima, realizada com a participação de voluntários do NUDEC. Foto Axel Grael.
 
 
AS CRIANÇAS TAMBÉM PARTICIPARAM: RESGATE DE ACIDENTADO.
 







Acomodação de acidentado na maca e transporte até a ambulância. Fotos Axel Grael.


Simulação de deslizamento mobiliza moradores do Boavista

Defesa Civil de Niterói treinou, neste sábado, situações de socorro e emergência

Moradores do Morro Boavista, no bairro São Lourenço, participaram na manhã deste sábado (28), do simulado de prevenção a desastres como enchentes e enxurradas. O treinamento foi promovido pela Defesa Civil de Niterói e contou com a participação de quase 50 pessoas, entre adultos e crianças. Segundo o vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, que esteve no local, esse foi o primeiro teste realizado naquela comunidade, visando as fortes chuvas de verão. “Várias comunidades de Niterói já receberam essas sirenes de emergências. Em cada um delas, nós temos uma equipe de moradores que já está preparada para agir em caso de desastre. Um evento como esse é muito importante para alertar alguns moradores a maneira correta de agir”, explica Grael, garantindo que os moradores das localidades onde ocorreram os simulados estão preparados. “Eventos climáticos podem ser antecipados através do trabalho realizado por meteorologistas. O problema é a intensidade e a severidade desses eventos. O importante é que as pessoas estejam preparadas para isso e garantam a segurança de seus familiares”, acrescenta.

“Várias comunidades de Niterói já receberam essas sirenes de emergências. Em cada um delas, nós temos uma equipe de moradores que já está preparada para agir em caso de desastre. Um evento como esse é muito importante para alertar alguns moradores a maneira correta de agir”. Axel Grael

“Eventos climáticos podem ser antecipados através do trabalho realizado por meteorologistas. O problema é a intensidade e a severidade desses eventos. O importante é que as pessoas estejam preparadas para isso e garantam a segurança de seus familiares”. Axel Grael


A atividade começou às 10 horas, quando um alarme de alerta foi acionado, simulando um deslizamento na comunidade e indicando que os moradores precisavam deixar suas residências em locais de risco. Todos foram obrigados a seguirem para a sede da associação dos moradores onde todos os funcionários da Defesa Civil realizavam uma espécie de cadastros de simulação de desabrigados. “Em 2010, houve deslizamento nessa comunidade, onde duas pessoas morreram, dezenas ficaram desabrigadas e precisaram se cadastrar no aluguel social. Esse cadastro serve para isso”, explica um agente da Defesa Civil.

Na simulação, enquanto moradores se deslocavam para o local de encontro, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) fazia o resgate de uma vítima. A Defesa Civil informou que o alarme pode ser acionado direto de uma central onde funcionários do órgão estão em alerta 24 horas ou, manualmente, por moradores da comunidade. “Outros simulados serão realizados em outras comunidades”, disse o vice-prefeito.

Fonte: O Fluminense


----------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

EXERCÍCIOS SIMULADOS DA DEFESA CIVIL


CONHEÇA MAIS O TRABALHO A DEFESA CIVIL DE NITERÓI
 
 
DEFESA CIVIL DE NITERÓI: Gestão de riscos geotécnicos em encostas
 

Saiba mais sobre o sistema de pluviômetros e Sirenes de Niterói
 
OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE A DEFESA CIVIL E PREVENÇÃO DE DESASTRES
 
 
PROGRAMA NITERÓI CONTRA QUEIMADAS
 











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.