sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

NITERÓI CIDADE INCLUSIVA - Icaraí já é uma praia sem barreiras




Iniciativa, pioneira na cidade, vai possibilitar que pessoas com deficiência tenham acesso à praia.
Foto: Divulgação / Ascom Niterói


Prefeitura inaugura estrutura de acesso para deficientes físicos, com rampa, esteira para uso na areia e cadeira para banho de mar

A Prefeitura de Niterói inaugurou nesta quinta-feira (3), Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o projeto “Praia Sem Barreiras”, na Praia de Icaraí. A iniciativa, pioneira na cidade, vai possibilitar que pessoas com deficiência tenham acesso à praia. A estrutura foi montada em frente à Reitoria da Universidade Federal Fluminense (UFF), em frente à Praça Getúlio Vargas, e conta com uma rampa de madeira e uma esteira. Duas cadeiras “anfíbias”, adaptadas para uso na areia e no mar, também fazem parte do projeto, que estará disponível às sextas-feiras, sábados, domingos e feriados.

O cadeirante Wellington Santos foi o primeiro a usar a cadeira anfíbia. Aos 37 anos, ele nunca tinha entrado no mar.

“Para mim, esse projeto foi muito gratificante. Através dele, muitas pessoas poderão vir à praia e não ficar só no calçadão. Porque era isso que acontecia, a gente vinha à praia e tinha que ficar só no calçadão, tomando banho de chuveirinho. Hoje, não. Com esse projeto, a gente tem autonomia para entrar no mar, não tem coisa melhor”, disse ele.


O prefeito Rodrigo Neves e a secretária de Acessibilidade com cadeirantes na descida inaugural do projeto. Wellington Santos, que nunca havia entrado no mar, foi o primeiro a usar a cadeira.
Foto: Marcelo Feitosa


 
O prefeito ficou emocionado com a história de Wellington e anunciou qual será a próxima praia a receber o Praia Sem Barreiras.

“Este é um projeto tão bonito, tão generoso e que tem tudo a ver com Niterói, que é essa cidade acolhedora. Estou muito feliz em estar aqui hoje. Eu fico sem palavras ao conhecer histórias como essa do Wellington”, disse ele, emocionado, que aproveitou para anunciar a próxima praia que receberá a iniciativa.

“Para todos nós, é um orgulho esse projeto. Em um espaço lindo, um dos lugares mais bonitos de Niterói, com uma vista linda. Agora, muitos niteroienses que nunca tiveram a chance de curtir um pôr do sol visto da areia poderão curtir. E esse é um projeto que veio pra ficar. Vamos levar depois a Piratininga. Nossa ideia é ir levando o conceito de praia acessível a todas as praias de Niterói. Durante o verão, levaremos a Piratininga. Vamos também ouvir a comunidade, que através de uma votação poderá nos ajudar a escolher o terceiro local a receber o projeto”.

A secretária de Acessibilidade e Cidadania, Carmem Fogaça, comentou que essa é mais uma vitória para os deficientes de Niterói.

“Essa é mais uma conquista para todos nós. Mais uma barreira foi vencida hoje. A inauguração desse projeto é a democratização do espaço público”, afirmou Fogaça.

Convênio - A Prefeitura de Niterói e a Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef) assinaram ontem uma parceria que vai possibilitar que atletas utilizem a sede da instituição para treinos, visando aos Jogos Paralímpicos de 2016.

O termo de patrocínio vai possibilitar a preparação técnica de 20 atletas de futebol, halterofilismo, natação, bocha e atletismo, durante um ano. Eles poderão utilizar as instalações da Andef, em Rio do Ouro, para treinos de segunda a sexta. O convênio será administrado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Ao lado de alguns atletas paralímpicos que serão beneficiados por essa parceria, o prefeito ressaltou a importância do convênio:

“Eu acho que ninguém precisa de um favor, as pessoas precisam de uma oportunidade. E, quando as pessoas têm oportunidade, elas ganham uma medalha olímpica, como muitos já ganharam e tenho a certeza de que esta rapaziada que está aqui ao meu lado vai ganhar também. Estou muito feliz. A gente ainda tem muito chão pela frente, uma caminhada muito grande, mas vocês podem ter certeza: além de ter o prefeito mais feliz do Brasil, vocês têm um prefeito sensível, que é companheiro dessa luta para melhorar a vida das pessoas com deficiência”, disse Rodrigo Neves.
Fonte: O Fluminense






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.