quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

NITERÓI RESILIENTE - Prefeitura de Niterói entrega nova sede da Defesa Civil


Prefeito Rodrigo Neves concede entrevista durante a inauguração. Foto Renata Desmarais

Foto Bruno Eduardo Alves.

Foto Axel Grael.

Foto Bruno Eduardo Alves

Rádio Amadores voluntários colaboram com a Defesa Civil em situações de emergência. Prefeito recebe doação de rádio de comunicação para a Defesa Civil. Foto Bruno Eduardo Alves.

Fachada do prédio reformado. Foto Bruno Eduardo Alves.



Órgão está implantando um Centro de Monitoramento e Operação integrado ao Cisp

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e o vice-prefeito, Axel Grael, inauguraram nesta quarta-feira (23/12) a nova sede da Defesa Civil Municipal, localizada no Centro. Além de garantir melhores condições de trabalho para os funcionários, o imóvel de dois andares tem um espaço que será estratégico para o planejamento do órgão: o Centro de Monitoramento e Operação da Defesa Civil, com câmeras que serão integradas às do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) e que está em fase de implementação.

Rodrigo Neves disse que a entrega da nova sede representa mais um investimento da atual gestão para transformar o município em cidade resiliente, com infraestrutura para prevenir e enfrentar emergências.

“Hoje é um dia muito especial para Niterói porque eu acredito que a entrega da sede consolida o trabalho e um planejamento que foi feito desde o início da nossa gestão. A cidade tem uma composição geológica complexa, está espremida entre o mar e a montanha e, com o fenômeno das mudanças climáticas, é evidente que a cidade tem que se preparar cada vez mais para enfrentar esses desafios. Em 2010, Niterói sofreu a maior tragédia de sua História recente, com centenas de pessoas que morreram. Evidentemente que não podemos evitar uma forte chuva, mas é inadmissível não haver planejamento e uma ação estruturada para enfrentar esses problemas. O que ocorreu em 2010 nunca mais pode se repetir na História de Niterói”, afirmou o prefeito.

Neves lembrou todos os investimentos feitos na Defesa Civil desde o início de sua gestão.

“Nós implantamos, logo no início, o Plano Chuva de Verão e, depois, outras várias ações estruturadas, como o sistema meteorológico, que permite prever com antecipação as mudanças no tempo. Logo no início, também ocupamos assento no Centro de Operações do Rio, permitindo que a equipe da Defesa Civil de Niterói pudesse trabalhar numa linha de prevenção; implantamos os pluviômetros; o sistema inovador de alarme e alerta com sirenes nas comunidades de maior risco geológico; Núcleos de Defesa Civil (Nudecs) nas comunidades; mais de 50 obras de contenção de encostas; retiramos todas as famílias que estavam em abrigos precários, com assistência da prefeitura; entregamos centenas de casas populares e vamos entregar mais em 2016. Essas ações asseguraram à cidade a travessia dos últimos três anos sem sobressaltos. Eu acho que a entrega da nova sede, integrada ao sistema do Cisp, fará da nossa Defesa Civil a melhor entre os municípios do Estado do Rio, sendo uma referência para outras cidades”, disse Neves.

O vice-prefeito Axel Grael destacou que a Defesa Civil é uma das atividades de que as pessoas só se lembravam em situação de crise.

“O grande desafio é fazer com se dê a devida importância ao órgão em momentos de normalidade. Este governo teve a capacidade de reconhecer a importância da Defesa Civil, prepará-la para enfrentar situações de emergência. Existe um grande ativo, que são os funcionários, mas isso não é suficiente. As equipes precisam de planejamento, capilaridade, parceria com as comunidades, e de tecnologia. Hoje temos uma logística para apoiar as atividades, que é esta nova sede”, afirmou Grael.

O subsecretário de Defesa Civil, Walace Medeiros, ressaltou que todo o investimento feito no órgão permitiu a realização de ações fundamentais para que Niterói possa enfrentar as tragédias climáticas e para que vidas não sejam perdidas.

“Os investimentos que foram feitos transformaram a Defesa Civil num órgão efetivamente de ação rápida, integrada com a comunidade e de pronta resposta. Hoje vocês estão conhecendo uma estrutura excelente, com equipamentos de última geração. Também aumentamos nossa equipe, temos novos veículos e maquinário e as tecnologias necessárias. Nós só temos que agradecer todo o apoio que a prefeitura está nos dando”, disse.

 
 
O prédio ora entregue reformado à Defesa Civil foi cedido pelo Governo Estadual. O prédio havia sido invadido e foi retomado no primeiro semestre de 2013, com a ajuda do então secretário municipal de Assistência Social Bira Marques.
 
 
No primeiro andar da casa, ficam a administração, o protocolo, área de geoprocessamento e auditório com 50 lugares para palestras e treinamentos. Já o segundo pavimento conta com copa, cozinha, dois alojamentos, uma sala de integração para órgãos voluntários, como a Cruz Vermelha; sala de minimização de riscos, ensino e pesquisa; o Centro de Monitoramento e o Gabinete de Situação. Está prevista também a implantação de um centro de treinamento na área externa do imóvel.

Participaram da inauguração representantes da Defesa Civil Estadual, da Cruz Vermelha, de radioamadores e da Universidade Federal Fluminense (UFF), e secretários municipais de diversas pastas.

Fonte: Prefeitura de Niterói


---------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

DEFESA CIVIL DE NITERÓI GANHA NOVA SEDE: sede contará com o Centro de Monitoramento e Operação da Defesa Civil, integrado ao Cisp
Prefeitura de Niterói e Marinha preparam parceria nas áreas da defesa civil, obras e meio ambiente
TECNOLOGIA PARA EVITAR TRAGÉDIAS - cooperação UFF e Defesa Civil de Niterói
NITERÓI RESILIENTE - Defesa Civil de Niterói realizou simulação de deslizamento de encosta com moradores da comunidade do Boavista
DEFESA CIVIL DE NITERÓI promove um exercício simulado de evacuação na comunidade da Boa Vista no próximo sábado
NITERÓI RESILIENTE - Defesa Civil de Niterói promove simulado de evacuação em escola no Barreto
DEFESA CIVIL NA ESCOLA - Defesa Civil de Niterói realizou Exercício Simulado de Evacuação da Escola Municipal Prof. André Trouche
DEFESA CIVIL DE NITERÓI REALIZOU EXERCÍCIO SIMULADO DE EVACUAÇÃO NA COMUNIDADE CORONEL LEÔNCIO
PREVENÇÃO CONTRA DESLIZAMENTOS: Prefeitura de Niterói realiza primeiro simulado de evacuação de área e resgate de feridos
NITERÓI CONTRA QUEIMADAS - Experiência da Defesa Civil de Niterói na prevenção e combate às queimadas é premiada
DEFESA CIVIL DE NITERÓI promoveu hoje o 1º Seminário de Educação Continuada para NUDECs
NITERÓI RESILIENTE - Defesa Civil de Niterói promove formação continuada de voluntários
Defesa Civil de Niterói: trabalho em várias frentes para fazer de Niterói uma cidade mais segura
NITERÓI RESILIENTE - Prefeitura anuncia planejamento para ocorrências climáticas durante o próximo verão
NITERÓI RESILIENTE - Defesa Civil de Salvador/BA visita Niterói para conhecer Sistema de Alerta e Alarme do município

Ações da Prefeitura de Niterói nas encostas e gestão de riscos geotécnicos

Obras de contenção de encosta em Icaraí e reforço do canal de Camboatá em pleno andamento
DEFESA CIVIL DE NITERÓI MONITORA CHUVAS NA CIDADE. Volume de chuvas ainda considerados de baixo risco. Nenhuma ocorrência registrada
PREFEITURA DE NITERÓI lança hoje site com informações sobre DEFESA CIVIL
Dirigentes da Defesa Civil Estadual visitam Niterói para avançar parcerias
DEFESA CIVIL DE NITERÓI realizou simulação de situação de emergência climática nas escolas
DEFESA CIVIL DE NITERÓI divulga balanço das chuvas de 05 de dezembro de 2014
Sistema de alerta de sirenes começa a funcionar em Niterói
Obra de construção do CISP - Centro Integrado de Segurança Pública começa a ganhar corpo
DEFESA CIVIL: Prefeitura define procedimentos para atuar em emergências de deslizamentos de encostas e alagamentos
I Seminário da Defesa Civil de Niterói reforçou parcerias
Defesa Civil instala sirenes de alerta em 25 comunidades
Defesa Civil de Niterói: trabalho em várias frentes para fazer de Niterói uma cidade mais segura
Município de Niterói recebe primeiros pluviômetros automáticos
Começa a implantação de sirenes de alerta em Niterói
Vistoria nas obras de contenção de encostas no Morro do Palácio
Dirigentes da Defesa Civil Estadual visitam Niterói para avançar parcerias

Questões Climáticas

DEFESA CIVIL - El Niño deixará verão mais quente e chuvoso no Rio
DEFESA CIVIL - Sobre as chuvas e ventos do fim de semana em Niterói
DEFESA CIVIL - Balanço de ocorrências das chuvas na cidade durante o fim de semana

Sistema de pluviômetros e Sirenes de Niterói
Município de Niterói recebe primeiros pluviômetros automáticos
Chuvas: sirenes e pluviômetros vão monitorar 39 favelas de Niterói
SIRENES - Defesa Civil faz mais um treinamento para as comunidades que terão os sistemas de emergência
Começa a implantação de sirenes de alerta em Niterói
I Seminário da Defesa Civil de Niterói reforçou parcerias











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.