sábado, 5 de dezembro de 2015

NOVA RUA MOREIRA CESAR - Comerciantes comemoram reabertura do primeiro trecho da Moreira César


Nesta primeira etapa de obras de revitalização, a via ganhou uma série de intervenções
Foto: Lucas Benevides

Na primeira etapa de obras de revitalização, via ganha uma série de intervenções, como o nivelamento da calçada com a rua

Wellington Serrano

A Rua Cel. Moreira César, em Icaraí, Zona Sul de Niterói, no trecho entre as ruas Miguel de Frias e Álvares de Azevedo, foi liberada para o tráfego de carros e pedestres na manhã deste sábado (05). Nesta primeira etapa de obras de revitalização, a via ganhou uma série de intervenções, como a implantação do sistema “traffic calming”, que consiste em nivelar a calçada com a rua, fazendo com que os motoristas tenham que reduzir a velocidade nos cruzamentos; ciclofaixa (futuramente toda a sua extensão), com 1,20 metro de largura; instalação de pisos táteis; 13 bicicletários; e a padronização de todos os equipamentos e mobiliário urbano como bancas de flores e jornais.

A via, que é uma das mais importantes da cidade sob o aspecto comercial, gera cerca de 10 mil empregos diretos, o que contribui muito para a economia do município. Além disso, a rua tem mais de 500 pontos comerciais, entre galerias e lojas de rua. As obras estão previstas para serem retomadas em janeiro.

Segundo o comerciante Antônio Luiz Martins, que é gerente de uma padaria que fica na esquina entre as ruas Miguel de Frias e Moreira César, a obra foi muito corrida, com muitos detalhes ainda para terminar, mas ele já observa que o movimento vai voltar ao normal.

“No nosso caso, precisávamos que liberasse logo a passagem para não prejudicar ainda mais as nossas vendas”, afirmou o comerciante.

A balconista Zenilda Guimarães, de 25 anos, que trabalha perto da obra afirma que não aquentava mais tanta poeira.

“Tivemos problemas com os clientes reclamando, fiscalização sanitária, entre outros, mas vai valer a pena”, comemorou ela que no ensejo lamentou a falta de sinalização: “Hoje mesmo quase tivemos uma pessoa atropelada aqui”, concluiu.

Moradora há 23 anos da Moreira César, Tolete Maria Cristo, de 65 anos, disse que a obra ficou boa, mas apontou falhas na entrega.

“Ainda falta passar a instalação de fiação para subterrânea e terminar os pisos táteis nas calçadas, mas a melhoria já está aprovada”, comemorou

Já a técnica de eletrônica Patricia de Medeiros, que mora há 10 na Rua João Pessoa, perto do final da Moreira César, disse que torce para que a obra chegue logo perto de sua casa.

“O granito, que foi colocado, é um piso muito mais bonito e valorizou o meu bairro”, apontou.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Fabiano Gonçalves comentou que o esforço de todas as partes empenhadas foi recompensador.

"Na noite de segunda-feira vamos finalizar os últimos detalhes e iremos dar início ao trecho 10, instalando o granito. Vamos trabalhar para entregar esse trecho para a população dentro do prazo de tempo previsto", informou.

Fonte: O Fluminense


-------------------------------------------------


Primeiro trecho da obra de revitalização da Moreira César será entregue neste sábado

A Prefeitura de Niterói entrega neste sábado (5/12) o primeiro trecho da obra de revitalização da Rua Coronel Moreira César, em Icaraí, na Zona Sul da cidade, entre as ruas Miguel de Frias e Álvares de Azevedo.

A obra está sendo realizada com um investimento de R$ 8.098.642,27, recursos da União obtidos através de emenda orçamentária do deputado federal Sergio Zveiter. A reurbanização da Rua Moreira César é um projeto que os lojistas esperam desde 2007.

Outra novidade será a calçada e o meio-fio feitos de granito, material que saiu a preço de custo para o investimento. Morador de Icaraí, o dono da empresa fabricante do granito, Zenildo Petrelli, quis fazer uma contribuição à sua cidade.

Com as intervenções, a via ganhará um sistema de "traffic calming" nos cruzamentos para garantir segurança e comodidade aos pedestres. Nesses trechos, os motoristas terão que reduzir a velocidade. O piso da rua será nivelado ao da calçada, que terá barras de segurança para impedir a travessia fora da faixa de pedestres. A via também passará a contar com uma faixa de rolamento e uma de estacionamento (com 6 metros), e também uma ciclofaixa em toda a sua extensão (com 1,20m de largura).

Outra novidade será a calçada e o meio-fio feitos de granito, material que saiu a preço de custo para o investimento. Morador de Icaraí, o dono da empresa fabricante do granito, Zenildo Petrelli, quis fazer uma contribuição à sua cidade.

A Moreira César é um dos principais centros comerciais da cidade. Ela gera cerca de 10 mil empregos diretos. A expectativa é que, com a revitalização, esse número aumente.

Modernização

Pelo projeto de revitalização, a Moreira César receberá ainda a instalação de pisos táteis, de acordo com as modernas normas de acessibilidade, 13 bicicletários, padronização de todos os equipamentos e mobiliário urbano (como bancas de flores e de jornais, lixeiras, jardineiras e bancos), e nova programação visual como forma de reforçar sua identidade.

Também está sendo feita a substituição de toda a fiação aérea pelo sistema subterrâneo; instalação de novos postes com duas saídas de luz (uma mais alta para a rua e outra mais baixa para a calçada); monitoramento permanente por câmeras de segurança; acesso livre à internet, com rede wi-fi; instalação de 28 totens multimídia para informação; reforço na limpeza urbana, com ênfase na coleta seletiva de lixo, reaproveitamento de águas cinzas e logística reversa de embalagens, insumos e equipamentos.

Fonte: Prefeitura de Niterói





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.