segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

ILHA DA BOA VIAGEM: Prefeitura de Niterói anuncia forte aposta na Ilha da Boa Viagem como atração turística




Fotos: Alexandre Vieira


Um dos locais mais bonitos e bucólicos de Niterói e que oferece uma das mais belas vistas do Brasil será revitalizado e aberto diariamente para visitação a partir do ano que vem: a Ilha da Boa Viagem.

Em visita ao local na semana passada, o prefeito de Niterói anunciou um convênio com o 4º Grupo Escoteiro do Mar Gaviões do Mar para recuperar o espaço.

Segundo o prefeito, a ideia é que equipes da Emusa (Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento) e da Seconser (Secretaria de Conservação e Serviços Públicos) entrem na ilha a partir de janeiro para realizar serviços de corte de mato, pintura, poda de árvores, reforço de iluminação, limpeza, entre outros. O objetivo é que, já a partir de fevereiro, o local já esteja disponível para visitação. Equipes da Guarda Municipal serão deslocadas para a ilha, e os escoteiros funcionarão como guias mirins.

Junto com a ilha repaginada, a Prefeitura vai entregar também em fevereiro a obra de revitalização da Ponte da Boa Viagem. Todo o reforço estrutural (tabuleiro e pilares) estará concluído até o fim do ano. A iluminação, com 40 refletores, começa a ser instalada em janeiro. O local terá piso antiderrapante e será pintado com uma tinta que facilita a limpeza de possíveis atos de vandalismo.

Faz parte do projeto também a criação, ainda antes das Olimpíadas, de um espaço que conte a história do escotismo e um centro de visitação que mostrará a história do homem na Baía de Guanabara.

O prefeito destaca a importância das ações no local.

"Através deste diálogo e parceria com os escoteiros, estamos concretizando um convênio que vai permitir a visitação a partir de fevereiro diariamente, que contará com a presença da Guarda Municipal e os escoteiros como guias mirins, que vão contar a história do escotismo, da ilha e da igreja. Vamos compor isso muito bem com a inauguração do novo MAC, em março. O turista de Niterói vai sair do século XXI para conhecer a história da colonização, do homem na Baía de Guanabara, a arte do século XIX. Teremos mais um point de visitação na cidade, como já acontece com o Caminho Niemeyer, as praias, o Parque da Cidade, as praias. A Ilha da Boa Viagem é um lugar belíssimo, poucas cidades no Brasil têm um espaço como esse", afirmou.

O chefe do Executivo municipal também falou sobre a recuperação da Ponte da Boa Viagem:

"Esta ponte ficou condenada pela Defesa Civil por mais de dez anos. É um local extremamente agradável, especial, um dos recantos mais bonitos de Niterói e merece ser visitado", disse.

O presidente do grupo de escoteiros Gaviões do Mar, André Torricelli, comemora

"Nossa vontade sempre foi que a ilha fosse muito visitada, e esta parceria com a Prefeitura é muito importante. Em 2013, recebemos muitos visitantes na Jornada Mundial da Juventude e queremos repetir isso nas Olimpíadas. Era isso que faltava", resumiu.


Fonte: Prefeitura de Niterói



------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

VISITA À ILHA DA BOA VIAGEM: Prefeitura de Niterói planeja restauração e reabertura da Ilha à visitação
ILHA DA BOA VIAGEM - Prefeitura e lideranças escoteiras discutem estratégias para a recuperação da Ilha 
Unindo forças para promover melhorias na Ilha da Boa Viagem, Niterói
Reunião visa aproximar Escoteiros do Mar e Prefeitura
Prefeitura inicia obras de revitalização da Ponte da Boa Viagem
Bombeiros debelaram incêndio na Ilha da Boa Viagem

DIA HISTÓRICO EM NITERÓI: Foi publicado hoje o Decreto 11.744, que instituiu o PARNIT 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.