domingo, 3 de janeiro de 2016

NITERÓI CIDADE DO ESPORTE: "Niterói se torna a meca do esporte"




Vinicius Rodrigues

Fazendo um balanço de 2015, o secretário Bruno Souza projeta 2016 e anuncia novos equipamentos esportivos para a cidade

O ano de 2015 se transformou em vitória para o cenário esportivo em Niterói. Palco de diversas competições em múltiplas modalidades, a cidade nunca havia se tornado o local preferido para as grandes organizações. Para se ter uma ideia, apenas no último trimestre o município recebeu a segunda edição do projeto Experimentação – iniciativa da Prefeitura para difundir as modalidades que estão inseridas no cronograma olímpico, as provas dos Jogos Cariocas de Verão e a maior competição da vela no Brasil, a Copa Brasil. E 2016 promete ser ainda melhor. Isso porque a cidade receberá, no primeiro semestre, um campo de rúgbi oficial em Itaipu e a revitalização da Concha Acústica – que abrigará quadras de tênis, basquete e campo society.

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Bruno Souza, contou que os acontecimentos são motivos de orgulho. Não apenas pelo reconhecimento dos feitos da pasta, mas sobretudo porque acredita que o maior objetivo foi alcançado: promover a integração entre diversas classes sociais. Sentado na escada do Skatepark do Horto do Fonseca, o mais recente equipamento esportivo da Zona Norte, Bruno revelou o sentimento de dever cumprido.

“O que está sendo mais legal como gestor é poder ter o orgulho de tramitar entre diversas classes sociais e mostrar que o esporte integra. Se conseguimos fazer o que fizemos com os recursos limitados devido ao problema econômico no país, foi porque conseguimos fazer um trabalho de convencimento e tudo isso valeu a pena”, orgulhou-se o secretário.

Bruno conta que a confiança do prefeito Rodrigo Neves em ver essa integração entre os bairros do município também foi relevante para o sucesso dos projetos. Além disso, o impacto econômico no turismo engrossou a arrecadação em Impostos sobre Serviços (ISS), por exemplo.

“São mais visitantes na cidade, além da possibilidade em integrar as secretarias. O apoio do prefeito, que é um amante dos esportes, é muito importante também”, contou.

Olimpíadas – Em 2016, a cidade receberá aproximadamente 10 delegações para as competições de Vela. E os planos já foram traçados pelo secretário para que a cidade viva o período olímpico. Segundo Bruno, que já participou de quatro Olimpíadas – diretamente como jogador da seleção brasileira de handebol, ou indiretamente fazendo parte de delegação – um Grupo de Trabalho (GT) já foi montado para dar início ao programa Niterói Cidade do Esporte. Ele contou que em nove escolas do município já existe o Projeto Olímpico, que consiste em conscientização dos valores do esporte aos alunos.

“São valores de respeito, amizade, disciplina e excelência, ou seja, tudo aquilo que consideramos ser importantes. Nós temos o dever de mostrar aos moradores de Niterói que eles devem viver o esporte olímpico. Quando eu estive no Japão, vi moradores vivendo isso e chegou a nossa hora. Além disso, teremos as paralimpíadas onde temos a chance de fazer história”, contou o secretário.

No contexto urbano, Bruno Souza contou que o Programa Niterói Cidade do Esporte também tem o objetivo de captar potenciais lugares na cidade que possam se transformar em algum equipamento esportivo.

“Temos a Concha Acústica, que receberá quadras esportivas, praça e servirá para a prática do esporte. O projeto executivo estará pronto no final de janeiro e sua construção antes do início dos jogos [olímpicos]. Além disso teremos um campo oficial de rúgbi, um dos únicos no estado, que também ficará pronto antes dos jogos. Ele será construído no Campo Belo, em Itaipu. O objetivo é encontrar outros lugares e ver o que podemos fazer, sobretudo promovendo a integração da Zona Norte à Sul, Região Oceânica e Pendotiba, para que tenhamos mais pessoas praticando esportes”, contou o secretário.

Fonte: O Fluminense








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.