segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

ADMIRAR NITERÓI DA ILHA DA BOA VIAGEM JÁ É POSSÍVEL




Repaginado pela prefeitura, o bucólico local regressa definitivamente ao roteiro turístico da cidade

20/02/2016 - Cerca de 1.200 visitantes de todas as idades curtiram a paisagem de Niterói no início desde sábado (20-02) de um mais espetaculares mirantes da Baía de Guanabara: a Ilha da Boa Viagem. O local foi reaberto ao público após passar por uma repaginação comandada pela Prefeitura. Abrigando a Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem datada do século XVII, o local foi reaberto oficialmente pelo prefeito, após 20 anos sem visitas regulares por conta da necessidade de manutenção e da ponte interditada. Quem esperou os portões que dão acesso a Ilha se abrirem foi recompensado pela esplendor do que testemunhou e saiu com a certeza de que o lugar entrou definitivamente para o circuito turístico da cidade.

Após subir os 127 degraus que levam ao topo de Ilha, os admirados visitantes foram recebidos por um duo de chorinho com dedilhados e sopro, respectivamente, de Leonardo Fernando e Ivan Mendes. Baianas mestras do acarajé e artesanatos indígenas também aguardavam os primeiros visitantes da Ilha nesta nova fase de sua história. Antes, na entrada, funcionários da Neltur davam mais dicas de turismo na cidade. A Guarda Municipal e Ambiental atuou no ordenamento na rua e patrulhamento da Ilha.

Os escoteiros do 4º Grupo Gaviões do Mar, que administram a Ilha desde 1937, e que serão treinados pela Neltur para a realização das visitas acompanhadas, já estavam a postos para recepcionar os primeiros visitantes. A abertura para visitação foi possível graças a uma parceria da Prefeitura com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o grupo Gaviões do Mar .

“A população da cidade e os turistas merecem ter um local como este à sua disposição. Fizemos a faxina e manutenção. Havia anos os escoteiros necessitavam dessa ajuda e, quando vimos a necessidade, de imediato nos comprometemos a ajudar. Fizemos toda a manutenção necessária e agora faremos um acordo com o Iphan para ampliarmos as reformas da igreja. Ela está em bom estado de conservação, mas precisa de umas melhorias, que serão feitas preservando todo o patrimônio. Hoje foi um dia histórico para a cidade e estou muito feliz de poder compartilhar isso com a população", disse o prefeito. .

O chefe do executivo municipal reforçou ainda que o bairro da Boa Viagem terá num único circuito turístico a modernidade do Museu de Arte Contemporânea ( MAC), que está em reforma, a primeira desque que foi inaugurado, há 20 anos, e a cultura antiga da Ilha.

Uma das surpresas na abertura da ilha foi à presença de Luiz Sodré, de 87 anos. Ele é irmão de Maria Pérola Sodré. Hoje com 92 anos, ela foi uma espécie de guardiã da ilha, tarefa que herdou de seu pai, o almirante Benjamim Sodré, um dos que mantiveram a tradição de navegadores cuidarem da ilha em troca das bênçãos para suas viagens além-mar.

“Não poderia deixar de prestigiar. Foi muito importante a prefeitura ter tido essa sensibilidade. Fazemos parte do apostolado de Nossa Senhora da Boa Viagem. Uma vez por mês vínhamos às missas .O local não podia ser visitado porque a Ilha estava condenada e necessitava de manutenção. Felizmente, agora temos esse apoio “ disse.

Luiz Sodré acompanhou o prefeito, autoridades municipais e André Torricele chefe dos Gaviões do Mar, durante a visita à ilha.

“As pessoas vão poder visitar e ver o esforço que foi fazer essa obra e manutenção. É um patrimônio da cidade. Historicamente, sempre teve uma visitação restrita. O que queremos é uma visitação controlada, sem que se degrade a ilha, que é sensível em termos ecológicos. Vamos incorporar ao circuito turístico preservando a qualidade da visitação. A ilha é um local de contemplação e deve ser preservado” - explicou o vice-prefeito Axel Grael.

 As visitas acompanhadas acontecerão aos sábados, domingos e feriados, em quatro horários: 9h, 11h, 14h, 16h. Para grupos fechados formados por operadoras ou profissionais de turismo, as visitas poderão ser agendadas pelo Disque Turismo 0800-2827755. O tempo de permanência de cada grupo, de no máximo 30 pessoas, no local será de aproximadamente uma hora. A visita é gratuita.

Pedro Gutterres, de 21 anos, é escoteiro desde os 7 anos de idade e hoje será um dos coordenadores das duplas que conduzirão os turistas.

“Foi muito importante a prefeitura ter feito isso, é um incentivo para o turismo e para os próprios escoteiros. Acho que muitos vão querer ser escoteiros. Vai valorizar o grupo”, disse Pedro.

Fonte: Prefeitura de Niterói



------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

ILHA DA BOA VIAGEM ABERTA À VISITAÇÃO - registros do primeiro dia de funcionamento regular
ILHA DA BOA VIAGEM É REABERTA AO PÚBLICO OFICIALMENTE
ILHA DA BOA VIAGEM - fotos da abertura à visitação pública
ILHA DA BOA VIAGEM - Bem-vindo à Ilha da Boa Viagem
ILHA DA BOA VIAGEM - Visitas à Ilha da Boa Viagem regressam ao circuito turístico
ILHA DA BOA VIAGEM, EM NITERÓI, REABRE PARA VISITAÇÃO APÓS 20 ANOS
VISTORIANDO OS PREPARATIVOS PARA A ABERTURA DA ILHA DA BOA VIAGEM NO DIA 20
ILHA DA BOA VIAGEM REABRE PARA VISITAÇÃO AINDA ESTE MÊS
BOA VIAGEM: Ilha voltará a receber visitantes a partir do dia 20
ILHA DA BOA VIAGEM: vistoria aos preparativos para a abertura da ilha à visitação
MAC E ILHA DA BOA VIAGEM: Cartões-postais de Niterói de cara nova
VISTORIANDO OBRAS E CONSTRUINDO PARCERIAS PARA O MAC E ILHA DA BOA VIAGEM
ILHA DA BOA VIAGEM: Prefeitura de Niterói anuncia forte aposta na Ilha da Boa Viagem como atração turística
MAC inicia reforma inédita mirando seus 20 anos
TURISMO EM NITERÓI - Pão de Açúcar como vitrine para Niterói
VISITA À ILHA DA BOA VIAGEM: Prefeitura de Niterói planeja restauração e reabertura da Ilha à visitação
ILHA DA BOA VIAGEM - Prefeitura e lideranças escoteiras discutem estratégias para a recuperação da Ilha
Unindo forças para promover melhorias na Ilha da Boa Viagem, Niterói
Reunião visa aproximar Escoteiros do Mar e Prefeitura
Prefeitura inicia obras de revitalização da Ponte da Boa Viagem
Bombeiros debelaram incêndio na Ilha da Boa Viagem

Outras postagens

NITERÓI MAIS VERDE: Prefeitura anuncia estratégia para evitar invasão de áreas verdes e áreas de risco
NITERÓI MAIS VERDE - PARNIT ganhou reconhecimento e destaque em revista especializada dos EUA












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.