sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

ILHA DA BOA VIAGEM - Visitas à Ilha da Boa Viagem regressam ao circuito turístico

 





Mirante privilegiado da cidade preserva parte da história de Niterói

19/02/2016 - Com sua ponte revitalizada para atravessar muitas décadas vindouras, a Ilha da Boa Viagem, um dos mais belos cartões-postais de Niterói, reabre neste sábado (20/02) para visitação, de cara nova e com horários e esquemas diversificados para visitantes e grupos fechados conduzidos por operadoras e profissionais de turismo.Ao longo dos últimos três meses, a Prefeitura de Niterói trabalhou no novo visual do ponto turístico da cidade. Agora, o resultado dessa intervenção poderá ser conferido em visitas guiadas por escoteiros do 4º Grupo Gaviões do Mar treinados pela Neltur. A reabertura oficial será feita pelo prefeito de Niterói a partir das 10 horas.

A Ilha da Boa Viagem só voltará a integrar o roteiro turístico da cidade graças a uma parceria da Prefeitura com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o grupo Gaviões do Mar, que administra a ilha. Durantes os últimos 20 anos, o local não contava com estrutura turística regular, o que impedia moradores e público em geral de conhecer um pouco da história da ilha e da construção da capela que fica no topo, datada do século XVIII.

“Vamos fazer esses horários escalonados para limitar a visitação à ilha e assim termos um maior controle para que o patrimônio não seja danificado. O planejamento foi estabelecido também para preservação do meio ambiente. A prefeitura vai trabalhar para que possamos fazer a restauração necessária da capela com todo o acompanhamento do Iphan. A população da cidade e os moradores merecem conhecer a história da Ilha da Boa Viagem e conhecer este local tão bonito”, ressaltou o prefeito.

Relatos históricos contam que o local foi batizado de Ilha da Boa Viagem porque os navegadores que chegavam ou saíam da Baía de Guanabara se ajoelhavam no convés das embarcações para agradecer a boa viagem que teriam tido ou para pedir a bênção para uma nova viagem fora da Baía. Eram comandantes e marinheiros que ajudavam a manter o local, e os donativos eram dados de acordo com a distância da viagem.

Informações como essas, além de uma vista privilegiada, serão atrações das visitas acompanhadas que acontecerão às sextas, aos sábados, domingos e feriados, em quatro horários: 9h, 11h, 14h, 16h. Para grupos fechados formados por operadoras ou profissionais de turismo, visita poderão ser agendadas pelo Disque Turismo 0800-2827755 .O tempo de permanência de cada grupo, de no máximo 30 pessoas, no local será de aproximadamente uma hora.

Neste sábado a visitação estará liberada até as 17 horas e, a partir de domingo dia 21, as visitas passarão a obedecer aos horários estabelecidos, com os grupos sendo formados pelo critério de ordem de chegada à ilha. A visitação é gratuita.

Repaginação incluiu reforma e realização de serviços básicos na ilha

Durante três meses, equipes da Emusa (Empresa de Urbanização e Saneamento) e da Seconser (Secretaria de Conservação e Serviços Públicos) realizaram serviços de corte de mato, pintura, poda de árvores, reforço de iluminação, limpeza, entre outros. A ponte de 105 metros que dá acesso à ilha (e estava condenada pela Defesa Civil) passou por reformas após 15 anos sem nenhum tipo de manutenção. Todos os pilares e guarda-corpos foram reformados com colocação de piso antiderrapante. Ao todo, cerca de 40 lâmpadas LED foram colocadas no acesso e em pontos estratégicos da ilha. Na pintura, foi utilizada uma tinta que facilita a limpeza de possíveis atos de vandalismo.

A prefeitura de Niterói está elaborando um convênio com o Iphan para que possam ser realizadas obras de restauração e reparos na capela.
 
Dicas para o passeio à ilha

Para que o passeio à Ilha da Boa Viagem possa ser curtido com conforto pelos visitantes, a Neltur recomenda o uso de roupas leves e sapatos confortáveis. O uso de protetor solar também é aconselhado. É importante também que o visitante leve água.

Agentes da Neltur e guardas ambientais estarão no local também para orientar turistas. Serão colocadas lixeiras, mas o órgão de turismo também recomenda cuidado na hora de descartar o lixo.

Fonte: Prefeitura de Niterói



------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

ILHA DA BOA VIAGEM, EM NITERÓI, REABRE PARA VISITAÇÃO APÓS 20 ANOS
VISTORIANDO OS PREPARATIVOS PARA A ABERTURA DA ILHA DA BOA VIAGEM NO DIA 20
ILHA DA BOA VIAGEM REABRE PARA VISITAÇÃO AINDA ESTE MÊS
BOA VIAGEM: Ilha voltará a receber visitantes a partir do dia 20
ILHA DA BOA VIAGEM: vistoria aos preparativos para a abertura da ilha à visitação
MAC E ILHA DA BOA VIAGEM: Cartões-postais de Niterói de cara nova
VISTORIANDO OBRAS E CONSTRUINDO PARCERIAS PARA O MAC E ILHA DA BOA VIAGEM
ILHA DA BOA VIAGEM: Prefeitura de Niterói anuncia forte aposta na Ilha da Boa Viagem como atração turística
MAC inicia reforma inédita mirando seus 20 anos
TURISMO EM NITERÓI - Pão de Açúcar como vitrine para Niterói
VISITA À ILHA DA BOA VIAGEM: Prefeitura de Niterói planeja restauração e reabertura da Ilha à visitação
ILHA DA BOA VIAGEM - Prefeitura e lideranças escoteiras discutem estratégias para a recuperação da Ilha
Unindo forças para promover melhorias na Ilha da Boa Viagem, Niterói
Reunião visa aproximar Escoteiros do Mar e Prefeitura
Prefeitura inicia obras de revitalização da Ponte da Boa Viagem
Bombeiros debelaram incêndio na Ilha da Boa Viagem

Outras postagens

NITERÓI MAIS VERDE: Prefeitura anuncia estratégia para evitar invasão de áreas verdes e áreas de risco
NITERÓI MAIS VERDE - PARNIT ganhou reconhecimento e destaque em revista especializada dos EUA








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.