quarta-feira, 9 de março de 2016

PRO-SUSTENTÁVEL - RIO JACARÉ: Consultores internacionais conhecem os estudos de professores da UFF sobre a renaturalização do Rio Jacaré



Prof. Alberto Figueiredo. Professor titular, Ph.D. Departamento de Geologia e Geofísica. Tema: Determinação do Lençol Freático. Foto Bruno Eduardo Alves.



Claudio Belmonte de Athayde Bohrer – Coordenador. Professor Associado, Eng. Florestal, MSc, Ph.D. Tema: Cobertura Vegetal. Foto Bruno Eduardo Alves.


Prof. Cristiane Francisco, professora associada, Ph.D em Geociências. Departamento de Análise Geoambiental. Tema: Diagnóstico Socioambiental. Foto Bruno Eduardo Alves.



Prof. Ivaldo Gonçalves de Lima. Professor Adjunto Ph.D. em Geografia. Tema: Etnogeomorfologia. Foto Bruno Eduardo Alves.
 
Prof. Sérgio Ricardo Barros, Coordenador do Projeto pela UFF. Tema: Economia e Planejamento Estratégico. Foto Bruno Eduardo Alves.


Prof. Janie Garcia da Silva, Coordenadora do Laboratório Horto-Viveiro/UFF. Instituto de Biologia, Depto de Biologia Geral. Tema: Flora. Foto Bruno Eduardo Alves.



Prof. Julio Cesar Wasserman, Professor titular, Ph.D em Oceanografia Química. Departamento de Análise Geoambiental. Tema: Modelagem numérica da disponibilidade de água. Foto Bruno Eduardo Alves.


Halphy Rodrigues, da Concessionária Águas de Niterói, apresentou a infraestrutura de água e esgoto já implantado no vale do Jacaré e os projetos previstos. Foto Bruno Eduardo Alves. 

Fernando Magdaleno, doutor em Engenharia Florestal e membro do Centro Ibérico de Restauração Fluvial, participou do Seminário por vídeo conferência. Foto Bruno Eduardo Alves.



Cientistas dos Estados Unidos e Portugal estão em Niterói para participar de seminário organizado pela Prefeitura de Niterói

O segundo dia do I Seminário sobre Práticas de Renaturalização Fluvial, promovido pela Prefeitura de Niterói em parceria com Universidade Federal Fluminense (UFF), foi aberto nesta quarta-feira (9.3) pela videoconferência do espanhol Fernando Magdaleno, doutor em Engenharia Florestal e membro do Centro Ibérico de Restauração Fluvial.

O evento, que termina na sexta-feira (11.3), tem como objetivo a elaboração do plano estratégico da renaturalização da Bacia do Rio Jacaré, na Região Oceânica. O projeto niteroiense, coordenado pelo vice-prefeito Axel Grael, e que é inédito no país por ser em um rio urbano, conta com a parceria de professores do Instituto de Geociências da UFF, que também apresentaram nesta quarta-feira os diagnósticos já elaborados sobre as condições da bacia hidrográfica.

Magdaleno mostrou experiências de restauração de rios urbanos na Espanha. O seminário também teve palestras sobe o diagnóstico socioambiental do Rio Jacaré; sobre a vazão e a qualidade da água do rio; o modelo matemático para a previsão da alimentação de água na bacia; mapeamento da vegetação, espécies vegetais e o modelo de gestão com base em levantamento etnogeomorfológico.

Halphy Rodrigues, representante da concessionária Águas de Niterói também fez uma palestra sobre a distribuição de água e rede coletora de esgoto na região onde fica o rio.

O espanhol é um dos especialistas internacionais que serão consultores do projeto de renaturalização do Rio Jacaré. Margaret Palmer e Solange Filoso, da Universidade de Maryland (EUA), e Pedro Teiga, de Portugal, estão em Niterói desde a segunda-feira para participar do seminário.

A renaturalização do Rio Jacaré é um dos componentes do programa Região Oceânica Sustentável (Pró-Sustentável), que será financiado com recursos da ordem de 100 milhões de dólares da Cooperação Andina de Fomento (CAF). A liberação dos recursos está em fase de finalização.

O vice-prefeito Axel Grael destaca a troca de conhecimentos entre os consultores estrangeiros e os professores da UFF.

"Os consultores estrangeiros apresentaram trabalhos de restauração de rios de bacias semelhantes à do Rio Jacaré. Essa troca de experiências e de conhecimentos será de grande importância para o desenvolvimento do nosso projeto", afirmou Grael.

Nestas quinta e sexta-feira, os participantes participarão de oficinas de trabalho que resultarão na estruturação do plano estratégico para a renaturalização do Rio Jacaré.

Fonte: Prefeitura de Niterói 


---------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

PRO-SUSTENTÁVEL - RIO JACARÉ: Seminário em Niterói apresenta experiências de restauração de rios dos Estados Unidos e Portugal
PRO-SUSTENTÁVEL - RIO JACARÉ - Seminário internacional discute em Niterói o projeto de renaturalização da Bacia do Rio Jacaré
PRO-SUSTENTÁVEL - RENATURALIZAÇÃO DO RIO JACARÉ: Prefeitura de Niterói e UFF promovem seminário técnico sobre a iniciativa pioneira no país 
PRO-SUSTENTÁVEL - PREFEITURA DE NITERÓI ASSINARÁ ACORDO PARA AS PRIMEIRAS AÇÕES
PRO-SUSTENTÁVEL: Prefeitura de Niterói conclui o processo de negociação do contrato para projeto de infraestrutura e meio ambiente 
PRO-SUSTENTÁVEL - Piratininga terá ações contra poluição 
PRO-SUSTENTÁVEL - Prefeitura e CAF assinam convênio de US$ 300 mil para ações na Região Oceânica 









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.