quarta-feira, 25 de maio de 2016

Niterói vai viver maratona ecológica com mais uma edição da Semana do Meio Ambiente





25/05/2016 - Em busca de um futuro mais sustentável e de maior consciência ecológica para a população, a Prefeitura de Niterói reforça sua política e iniciativas ambientais promovendo mais uma edição da Semana do Meio Ambiente. O conjunto de ações, como palestras, exposições, plantio de mudas, limpeza de praia, passeio ciclístico, idealizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS), acontecerá entre 1º e 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em 2016, a Semana ocorre sob o tema “Os Quatro Elementos e a Sustentabilidade”, visando a ações voltadas ao sétimo objetivo da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, estabelecida pela Organização das Nações Unidas, o de “se assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos”.

O pontapé inicial da maratona ecológica em Niterói começa na próxima quarta-feira (01/06) às 10h30, com um seminário no Solar do Jambeiro, no Ingá, contando com a participação do vice-prefeito Axel Grael, do secretário de Meio Ambiente, Eurico Toledo, do vereador e ambientalista Daniel Marques, além de outros convidados, debatendo sobre temas como "Gestão da água", "Governança ambiental", "Energia fotovoltaica" e outras pautas.

Na quinta (2), a partir das 10 horas, a SMARHS promove uma ação de plantio de mudas no bairro de Camboinhas, ao lado do Canal de Itaipu. Sábado (4), às 9 horas, a pasta organiza um mutirão de Limpeza da Prainha de Piratininga em parceria com os pescadores da Reserva Extrativista Marinha de Itaipu (RESEX) e, às 10 horas, será montado um estande para educação ambiental no trânsito no Campo de São Bento, em Icaraí.

“A Semana do Meio Ambiente tem como objetivo trazer reflexão e construir valores sociais, conhecimento, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente. Além de bem de uso comum do povo, como fator essencial à qualidade de vida e sua sustentabilidade”, frisou o secretário de Meio Ambiente, Eurico Toledo.

Mostras e mudas para o público

A Semana também terá, durante todos os dias, mostras de curtas e vídeos, apresentação de fotografias, móveis reciclados do programa Reciclin e uma simulação de sistema de tecnologia fotovoltaica no espaço de exposições do 4° andar do Plaza Shopping, no Centro de Niterói.

Os pequenos filmes são títulos que integram o acervo da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), enquanto a exposição é dedicada a imagens registradas pelos fotógrafos Aporé e Renato de Paula sobre o tema dos quatro elementos.

Sobre a distribuição de mudas, serão oferecidas plantas nativas de Mata Atlântica, aromáticas e medicinais, sendo 200 no Plaza Shopping e outras 200 no Parque da Cidade. Um folheto detalhando dados como tempo de vida, modo de plantio e conservação, etc. acompanhará as plantas.

Os interessados em participar das atividades previstas durante a Semana do Meio Ambiente devem se inscrever enviando nome completo e CPF para o e-mail:  inscricao.smarhs@gmail.com

Fonte: Prefeitura de Niterói






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.